NFV FORA D` HORAS 17-07-2023

19.07.2023

NOTICIÁRIO NFV,EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Recursos naturais locais devem reflectir-se na vida das comunidades locais, diz activista Oseias Caxinde no Namibe.

2-Autoridades governamentais do Namibe, advertem aos Sobas a não comercializarem terrenos nas comunidades.

3-Condições financeiras estão ser criadas para o arranque das obras de construção da estrada Namibe- Virei garante governador Archer Mangueira.

4- Classe empresarial no Cunene chamada ao combate dos efeitos negativos da seca na província.

5-Advogado Sebastião Assurreira, diz que defendeu as camponesas da Ana Ndengue e não cometeu crime de calúnia e difamação contra general Dino Matross.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, Dino Manuel, apresenta este jornal, a partir de Ondjiva, capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

Oseias Manuel Caxinde, Presidente do Fórum do Desenvolvimento Universitário na região sul de Angola defendeu nos últimos dias no Namibe, que as empresas que exploram recursos minerais na província do Namibe com maior destaque para o mármore e granito devem criarem condições de compensação às comunidades locais.

O também activista cívico manifesta-se igualmente séptico quanto aos  estudos de impacto ambiental nos projectos de exploração destes recursos.

Quem também partilha o mesmo diapasão é o soba do Município do Virei Bernardo Mussonde durante o fórum das autoridades tradicionais no Namibe.

O governo do Namibe, através das administrações advertiu muito recentemente as autoridades tradicionais no sentido de pararem com alegadas praticas de comercialização de terras nas suas comunidades. O jornalista Fonseca Tchingui, tem a reportagem

Luzia Arcanjo, Administradora Municipal da Bibala, que manifestou esta preocupação durante o fórum das autoridades tradicionais que teve lugar muito recentemente no Namibe.

“Doravante quem insistir na mesma prática sentirá a mão pesada da lei”, reagiu a governante.

A voz critica sobre a mesma temática é do Administrador municipal do Namibe, Abel Capitango, que diz há um movimento ligado autoridade tradicional que a todo custo tenta usurpar as terras das comunidades.

Em defesa da classe o Secretário provincial da Associação Nacional de soberania tradicional e soba da localidade das Mangueiras município da Bibala, província do Namibe, disse que esta realidade só acontece por falta de condições sociais nas suas comunidades.

O governador da província do Namibe, Archer Mangueira, em conferência, realizada na semana finda, disse que estudos técnicos já foram feitos para o início das obras de construção da estrada Namibe-Virei, empreitada interrompida em 2014, face a situação económica do País.

A governadora da província do Cunene, Gerdina Ulipamwe Didalelwa, chamou a classe a empresarial, sociedade civil e a população em geral a juntar-se nas acções de combate aos efeitos negativos da seca naquela província.

A governante fez estas considerações a margem das actividades que marcaram os 53 anos de existência daquela província mais a sul de Angola.

O Tribunal provincial de Luanda, Dona Ana Joaquina, começou, na passada sexta-feira, (14), o julgamento que em que o General Dino Matross queixou-se contra o Advogado Sebastião Assurreira advogado das camponesas da Ana Ndengue aquém acusa de o ter caluniado e difamado. Sebastião Assurreira, diz estar convicto que não cometeu qualquer crime contra o general Dino Matross do lar Patriota em conflito com as camponesas.

Namibe Fala Verdade, ponto final muito obrigado a todos a verdade doí mas liberta estamos juntos.

 

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This