NFV FORA D` HORAS 24-07-2023

25.07.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-IURD no Namibe oferece consultas gratuitas as comunidades de baixa rende do bairro Eucaliptos.

2-No Cunene activista Tchilalo João Muhalo, diz ter sido ameaçado pelo delegado do interior.

3- MPLA relança programa “EME” em movimento no bairro Saco-Mar.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição e apresentação de de Fonseca Tchingui,este jornal conta com  apoios do NED e da Open Society.

A igreja Universal do reino de Deus, no Namibe, em parceria com o gabinete de saúde,ofereceram Domingo, (23) consultas gratuitas aos moradores do bairro dos Eucaliptos arredores da cidade capital do Namibe

O acto solidário enquadra-se na celebração dos 32 anos de existência daquela igreja em Angola, assinalado nos últimos dias, José Sousa e Silva, pastor da referida igreja, na ocasião disse que acção solidária resulta de um grito de socorro daquela comunidade face a situação de vulnerabilidade a que submetida.

Os beneficiários maioritariamente idosos e crianças agradeceram o gesto da igreja. Cecília Vitorino, médica em serviço, falou das patologias registadas nas consultas.

O primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe, Archer Mangueira, auscultou sábado (22) os militantes do seu partido nas comunidades do bairro Saco-Mar cidade

O encontro de auscultação e relançamento do programa “M” em movimento na minha Banda, decorreu na comunidade do Saco-Mar, zona Adjacente a estação dos cominhos de ferros de Moçâmedes.
Manuel Muchimba, agricultor na casa dos 70 anos de idade, secretário do CAP local, procedeu a entrega de um memorando ao primeiro secretário provincial, Archer Mangueira, que espelha as necessidades porque passa a sua comunidade.

Por sua vez Archer Mangueira, 1o secretário do MPLA igualmente governador local, falando para os militantes, amigos e simpatizantes relançou o programa “M” em momento na banda, tendo esclarecido às acções que o seu tem vindo realizar em prol do desenvolvimento do País.

O número 1 do partido dos camaradas no Namibe, reagindo a recente proposta da UNITA que visa destituir o presidente da república João Lourenço, disse o seguinte.

Enquanto isso, a UNITA no Namibe, na voz de Vitorino Silepo, membro da comissão política, muito recentemente disse que o primeiro ano do segundo mandato de João Lourenço, o País não desenvolveu e o político do galo negro questiona se o governo do MPLA vai chegar ao fim do mandato.

Gerdina Ulipamwe Didalelwa, governadora da província do Cunene

A governadora da província do Cunene, Gerdina Ulipamwe Didalelwa, 5 anos depois de várias críticas da sociedade civil sobre a sua governação, finalmente reuniu-se sexta-feira, (21), com os membros da sociedade civil, sobretudo os jovens.
A governante colocou no centro do debate a situação social da província. O jornalista Fonseca Tchingui, desenvolve a noticia.
O encontro que juntou, jovens de várias franjas da sociedade das terras do rei Mandume aconteceu na sala de conferência do Instituto Técnico de Saúde em Ondjiva, no bairro da Ekuma.

A governante no seu primeiro contacto, neste segundo mandato de João Lourenço, enalteceu a presença massiva dos jovens locais sublinhando que o referido encontro visou abordar a situação real da província mais a sul do País.
O encontro foi marcado com súplicas e pedidos de socorros para resolução dos problemas candentes que

apoquentam a juventude do Cunene, como é o caso de uma jovem portadora de deficiência física.
Valeriano Paulino, outro jovem que participou do referido encontro. Para o académico e activista cívico Tchilalo João Muhalo, então preso político no Cunene, falou do fórum que pela segunda vez depois de 5 anos volta a congregar jovens pela mesma causa.

Tchilalo manifestou-se inconformado com a atitude do delegado do MININT do Cunene, Comissário Ribeiro Leitão, que opôs-se a informação sobre a criminalidade no Cunene. Em reacção Ribeiro Leitão, delegado do ministério do interior e Comandante da Policia no Cunene, disse o seguinte. “Se deu conta ele quando a primeira eu lhe dei a resposta que poderíamos conversar ele continuou a ser mal criado, mal educado eu nem sequer vou responder a isso.

NFV, ponto final, muito obrigado a todos a verdade dói mas liberta, eu sou o Dino Manuel, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This