NFV FORA D` HORAS 25-07-2023

26.07.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Polícia à paisana no Cunene manda destruir conteúdos informativos do jornalista da rádio Ecclésia no Cunene Anselmo Leite.

2- Comunidades do Bairro dos Eucaliptos na capital da cidade do Namibe, agradecem gesto da igreja Universal local nas consultas médicas grátis.

3-Academico e activista no Cunene Tchilalo João Muhala defendem descentralização do poder para se acabar com assimetrias regionais.

4-Contra projecto da UNITA no parlamento Secretário provincial do MPLA no Namibe, manifesta apoio condicional a João Lourenço.

5-Dirigente da UNITA no Kwanza Sul diz que MPLA deve descansar com falsas promessas.

Nós somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, Fonseca Tchingui editou, e apresenta às notícias Daniel Tchiwape, hoje a partir da cidade do Lwena Capital da província do Moxico, com apoios do NED e da Open Society.

Tchilalo João Muhalo, académico e membro da sociedade civil na província angolana do Cunene, reagindo sobre o fórum de auscultação que a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, concedeu aos jovens locais na semana finda, disse que é urgente que o Estado angolano implemente o poder local no verdadeiro sentido para acabar com as desigualdades sociais.

O actual quadro sistemático de governação, segundo Tchilalo João Muhala, não permite a execução seria dos projectos, daí é que a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, admitiu durante o fórum com a juventude, que desde que assumiu essas funções nunca recebeu verbas para projectos de desenvolvimento do Cunene.

Os moradores do bairro dos Eucaliptos no Namibe

Mais de cem famílias no bairro dos Eucaliptos na cidade capital do Namibe, beneficiaram de consultas médicas gratuitas, numa iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus. O repórter Comunitário Manuel Seculo, completa a informação. Os moradores do bairro dos Eucaliptos, arredores da cidade capital do Namibe, maioritariamente idosos manifestaram-se agradecidos pela iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus, no Namibe, que no último Domingo, (23), proporcionou aquelas famílias de baixa renda, consultas gratuitas face a situação de vulnerabilidade em que vive.

Acção solidária enquadra-se nas festividades dos 32 anos de existência daquela igreja em Angola, comemorado nos últimos dias. José Sousa e Silva, da referida igreja, disse acções de géneros vão continuar para ajudar as famílias carenciadas na província do Namibe.

3-As forças policias na província angolana do Cunene estão a ser acusadas de mandar destruir conteúdos informativos do jornalista da emissora católica em Ondjiva Anselmo Leite. Vamos ouvir a reportagem da voz da América, na voz do jornalista Armando Chicoca.Cunene: A polícia à paisana perseguiu e mandou o jornalista da Rádio Ecclesia Anselmo Leite destruir conteúdos produzidos do fórum da juventude com a governadora Gerdina Didalelwa.

O factos ocorreram sexta-feira,21 de Julho, no final do encontro de auscultação dos jovens da província do Cunene pela governadora Didalelwa, no auditório da escola técnica de saúde, no bairro ekuma, segundo disse Anselmo Leite jornalista ao serviço da Rádio Ecclesia em Ondjiva.

“Depois de termos feitos o nosso trabalho, fiquei bastante surpreendido quando fui interpelado por  4 agentes da Polícia Nacional, à paisana, estava jornalistas da rádio Ecclesia, rádio Lumbamba e a rádio Cunene, como é que só a mim que intercetaram daquela forma, pediram que abrisse o meu telefone onde continhas os áudios, mandaram reproduzir os sons eu reproduzi e mandaram apagar o som foi isto que aconteceu na sexta-feira, (21), lamentou.

A sociedade civil no Cunene condena mais este acto que acontece oito meses depois do mesmo jornalista ter  escapado de um atropelamento presumivelmente  premeditado em Ondjiva e consideram agressão à liberdade de imprensa. Outros admitem ainda  que o caso pode estar ligado aos presumíveis pronunciamentos agressivos do Delegado do Interior e Comandante provincial  do Cunene da policia Nacional comissário  Ribeiro Leitão, contra o activista Tchilalo João Muhala, gravados pelos jornalistas durante o fórum. Para o ambientalista Jerónimo  António, o caso é de forúm Judicial e o Comandante Ribeiro Leitão no contraditório deve mostrar a sua inocência.

“Acreditamos que a Voz da América vai tentar ligar para o próprio delegado se de facto é ele que mandou e esperamos que o contraditório do delegado, por aquilo, que nos foi dito pelo jornalista que viveu na pele este é um assunto para tribunal, das próprias pessoas que obrigaram o jornalista não aconselho a fazer este papel de super Kapanga ou de super guarda, a polícia deve estar à paisana para prender bandidos e não perseguir jornalistas”, criticou.

Para o activista Tchilalo João Muhalo,  o Comandante da polícia no Cunene Ribeiro Leitão  ultrapassou os limites humanos ao reagir contra si.

“O que ele disse foi o Tchilalo, trás esta questão porque ele andou na cadeia, importante é saber  que na cadeia não se dá chocolate e nem leite. A cadeia é para reter os indivíduos que tenham se implicados com a lei, provavelmente terá sido reabilitado e se não tiver poderá voltar novamente à cadeia. A questão que você levanta aqui não devia levantar aqui, devias me consultar, Comandante Leitão Ribeiro, em pleno fórum com a juventude”, disse.

O Comissário Ribeiro Leitão, instado a pronunciar-se das acusações disse que Tchilalo João Muhalo, foi malcriado.

“Se deu conta ele quando a primeira eu lhe dei a resposta que poderíamos conversar ele continuou a ser mal criado, mal educado eu nem sequer vou responder a isso.

Quanto aos policias a paisana que perseguiram e exigiram o jornalista Anselmo Leite destruir os conteúdos gravados do fórum disse não ter conhecimento dos fatos ocorridos. “Não tenho conhecimento”.

4-O 1º Secretário provincial do MPLA no Namibe, manifestou o seu apoio ao líder do Partido João Lourenço, ao passo que o líder da UNITA no Kwanza Sul, disse que o MPLA, deve descansar. O jornalista Fonseca Tchingui, trás a matéria completa. O primeiro secretário do partido dos camaradas no Namibe, Archer Mangueira, no encontro que manteve com os militantes, amigos e simpatizantes do seu partido na comunidade do Saco-Mar, sábado, (22) disse que o partido no Namibe, vai continuar apoiar acções e reformas em curso no País, implementados pelo presidente da República e do seu partido João Lourenço, eleito pelo povo.

Já na província do Cuanza Sul, o partido do galo negro liderado pelo secretário provincial Armando Kaquepa e igualmente deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar da UNITA, esteve no município do Seles e disse que não podemos continuar com promessas não cumpridas, o MPLA deve ir descansar.

Namibe Fala Verdade, ponto final, muito obrigado a todos, a verdade dói mas liberta, eu sou Daniel Tchiwape, a partir da cidade do Lwena, capital das chanas do leste. Estamos juntos

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This