Toneladas de peixe apreendidas vão ser entregues a carenciados no Namibe

14.07.2023

Mais de três mil toneladas de carapau apreendidas em arrastões que violam a veda serão entregues a instituições sociais no Namibe, anunciou o governador daquela província Archer Mangueira, numa conferência de imprensa que visou balancear os projetos sociais desenvolvidos nos últimos seis meses do ano de 2023 na província.

Por: Armando Chicoca

Fonte: VOA

A distribuição gratuita a estas instituições sociais e à comunidades será pública.

O peixe será entregue a instituições como lares para idosos, hospitais, entre outras.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

O governante esclareceu ainda que haverá outras medidas contra os armadores dos respectivos arrastões que prevaricaram contra as normas da pesca em Angola no espaço marítimo do Namibe, com multas correspondentes à dimensão da infracção.

“Ninguém está contra os arrastões, mas sim, o Governo do Namibe está contra todos aqueles armadores que pescam ilegalmente, aqueles que não respeitam as normas impostas pelo estado angolano”, frisou Mangueira.

“Se a biomassa não for preservada, as comunidades do Namibe enfrentarão escassez de peixe para a dieta alimentar”, acrescentou ainda o governador, quem alertou para as consequências em perda de emprego e de empresas se a pesca ilegal não for combatida.

Em finais de Junho foram apreendidas centenas de toneladas de carapau, a Associação Industrial Angolana (AIA) pediu medidas severas contra a pesca por arrasto e avisou que a actuação de outras bandeiras coloca em causa a soberania de um país que viu fugir quase 500 mil toneladas anuais nas últimas décadas.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This