NAMIBE: UNITA REITERA PERSISTÊNCIA NA LUTA POR UMA DISTRIBUIÇÃO JUSTA DA RIQUEZA DO PAÍS

09.08.2023

Revelou o Deputado da bancada parlamentar da UNITA Américo Samoma , nas vestes de Secretário Províncial do Namibe quando discursava sábado, 5 de Agosto no mercado informal 5 de Abril em Moçâmedes, no término da marcha que saudou o 3 de Agosto, data natalícia do presidente fundador Jonas Malheiro Savimbi, tombado em combate dia 22 de Fevereiro de ,2002 em Lucusse, próvincia do Moxico que no ano em curso teria completado 89 anos de idade.

Por:Esmael Pena

” Nós a UNITA persistiremos na luta por uma distribuição justa dos rendimentos das riquezas do nosso país, de tal forma que os pobres, grande maioria do nosso povo deixem de o ser mendigos e os ricos “menoria” sejam os únicos que se beneficiam dos Bens da nossa terra. Persistiremos na luta por uma democracia participativa e capaz de reservar para cada cidadão o seu esforço de afirmação”, disse.

Numa alusão ao ctual tecido social e econômico do país,o dirigente da UNITA descreveu que o país vive nos últimos tempos uma crise profunda e multifacetada resultante do que considerou de má governação.

Dirigentes da UNITA no Namibe marchando em prol do dia 3 de Agosto data dedicada ao lider fundador Jonas Savimbi

” O nosso país vive nos últimos tempos uma crise profunda e multifacetada resultante da má governação do actual regime,o que agrava dia- após-dia os níveis de sofrimento das famílias, muitas delas obrigadas a procurar alimentos em contentores de lixo onde também deixou de ter migalhas de comida”,frisou.

O deputado Américo Samoma acusa o maior adversário político do seu partido, o MPLA e o seu presidente João Lourenço de interferência nas competências dos poderes judiciais e legislativos , segundo disse, como estratégia de se manter no poder.

“O regime interfere nas competências dos poderes judiciais e legislativos como estratégia de manter-se no poder “, acusa.

Segundo o político,as comemorações do 89 aniversário natalício do fundador da UNITA constitui” uma jornada de reflexão sobre a vida política, economica e social do país caracterizada por que considera, um regime que teima em não concretizar o poder autárquico, proferindo a exclusividade de administrar o país e as suas comunidades num clima anti-democratico e de arrogância”.

A jornada comemorativa prossegue com actividades de vária índole.” Fiéis ao pensamento do mestre Dr. Jonas Savimbi, saudemos o 3 de Agosto “, sob o lema das comemorações do aniversário natalício do fundador da UNITA.

Desde o relançamento do seu Programa”M” consubstanciado no relançamento das estruturas de base, o MPLA nesta província está a desdobrar-se em contactos com os seus militantes e não só, para baixar orientações sobre o seu funcionamento e, esclarecer a actual situação económica e social que o país atravessa.

O último encontro aconteceu sábado dia 5 de Agosto na comuna do Forte Santa Rrita,município de Moçâmedes durante o qual o Primeiro Secretário do Comité provincial daquele partido, Archer Mangueira, auscultou as principais inquietações das organizações de base e da população daquela localidade, tendo transmitido linhas mestras conducentes a solução dos problemas que lhe foram apresentados.

Archer Mangueira, Primeiro Secretário do Comité provincial do MPLA no Namibe

O mais alto dirigente político dos Camaradas no Namibe,centrou o seu esclarecimento à situação política interna do país, que qualificou de “não muito boa e, acusa a oposição de tentar criar um clima de instabilidade, na tentativa de tomar o poder a qualquer custo e, inviabilizar o programa de governação gisado pelo seu partido.

“Camaradas, nós estamos a viver uma situação política interna não muito boa, porque os nossos opositores estão a tentar criar um clima de instabilidade.E nós temos que esclarecer os nossos militantes, de facto o quê que eles pretendem fazer para contrapor este tipo de acções, este tipo de actividades que não fazem bem a mnossa sociedade, não contribuem para o desenvolvimento do nosso país”, disse. Archer Mangueira foi mais adiante, ao afirmar quer “aqueles que não ganharam(referindo-se às eleições) não ficaram satisfeitos, não reconheceram os resultlados, logo, mal

foram publicados, eleboraram uma estratégia para alcançar o poder a qualquer custo ou seja, não estão na dfisposição de esperar pelas próximas eleições que terão lugar em 2027″.

O Secretário provincial do MPLA acusa ainda os adversários do seu partido, de mentores de um ambiente de descontentamento generalizado no seio da população, bem como inviabilizar a implementação do programa do governo.
” Eles querem criar um clima de instabilidade, criando um ambiente de descontentamento generalizado no seio da população, aproveitando-se de algumas debvilidades, de algumas fraquezas no exercício da nossa governação, para espalharem pânico e, criarem formas de levantamento em massa, lelvantamento popular, para que se exija a demissão do nosso Presidente e do seu governo”,revelou.

Por outro lado, o alto mandatário do MPLA no Namibe deixou transparecer que a oposição tende a inviablizar a implamentação do programa do seu governo.

“Nós fizemos um programa do governo, não nos querem deixar implementar este programa e, querem perturbar todo o exercício governativo para que de facto, haja o descrédito do MPLA, do seu Líder, o Presidente João Lourenço.Nós temos que estar atentos, temos que estar vigilantes para não permitir que eles aproveitamdo-se de uma ou outra não realização efectiva de uma acção governativa conforme programado que as vezes acontece, para criarem um descontentamento generalizado e tentarem tomar o poder”,sublinhou.

Entretanto, Archer Mangueira, igualmente govoernador da provincia, aproveitou o encontro político para dar a conhecer os projectos sociais e económicos já concluídos e, outros em execução bem como o seu impacto na vida das populações.
O programa”M” em movimento na minha vai prosseguir nos próximos dias com auscultações e esclarecimentos em outras estruturas de base nas demais localidades do município Sede da província.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This