PROCURADORA GERAL DE MOÇAMBIQUE GANHA EXPERIÊNCIA DO NAMIBE NO COMBATE PESCA ILEGAL

07.09.2023

Beatriz da Consolação Mateus Buchili, Procuradoria-Geral da República de Moçambique, está em Angola, no quadro das relações bilaterais com a PGR angolana.

Por: Fonseca Tchingui

Acompanhada pelo Procurador-Geral da República de Angola Hélder Fernando Pita Gróz, a procuradora Geral de Moçambique esteve quarta-feira na cidade do Lubango, onde funciona o Tribunal da relação e a coordenação da Procuradoria-Geral da República da região judiciária Sul de Angola.

“ nos últimos dias  em Moçambique criou-se tribunais marítimos visando dirimir crimes contra o ambiente, sobretudo a pesca ilegal e a pilhagem dos recursos marinhos. Nisto aqui no Namibe encontramos a mesma realidade e permitiu-nos trocar experiencias válidas para Moçambique”, disse.

“No âmbito da nossa cooperação jurídica, judiciária nós viemos para trocar experiência com o ministério público angolano. Temos todo interesse indo conversando em pouco tempo que temos da nossa visita aqui com os colegas, porque Moçambique aprovou agora a criação dos tribunais marítimos, Um problema que nós temos é dos crimes marítimos, por causa de exploração ilegal dos nossos recursos e outros crimes marítimos. Então vamos trocar experiencias e ver no que vai dar”, frisou a magistrada.

“Diminuir o fosso de magistrados pelo número de habitantes e a demanda processual, nós ainda precisamos aumentar o número de magistrados. Sobre a educação cívica e jurídica do cidadão, eu gostei da experiencia de Angola neste domínio”, concluiu.

Por seu turno, Eugénio Sonehã Cassandi, apresentou o quadro actual da procuradoria-geral da república no Namibe.

“A procuradoria-geral da república na província do Namibe, está integrada na região judiciária sul e está representada nesta província por três tribunais de  comarcas   Moçamedes, Tombwa e Bibala. Conta com uma força de trabalho composta por 13 magistrados dos quais 2 foram formados em Moçambique, sublinhe-se, 49 funcionários entre técnicos de justiça, administrativos e da carreira geral da função pública.  De janeiro até a presente data, processos tramitados junto dos órgãos de polícia criminal é de 16.491 processos, frutos do programa implementado “Fale Com o procurador”, que tem vindo a elevar cada vez mais a consciência jurídica  da população. Importa realçar que o envolvimento dos magistrados no  programa radiofónico  denominado cultura jurídica também tem  vindo a dirimir conflitos no seio dos cidadãos. Os principais tipos de crimes cometidos por famílias delituosas são contra o  património, com particular realce os de  furto de gado, crimes contra as pessoas e  ultimamente tem se notado o aumento de crimes ambientais com destaque a pesca ilegal.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This