NFV FORA D` HORAS 12-10-2023

14.10.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Ministro da defesa diz estar controlada situação segurança pública nas Lundas.

2- Mais de cinquenta cidadãos detidos pelas autoridades do Tombwa por pesca ilegal em zonas proibidas.

3-Dezenas de doentes mentais abandonados no Lubango, província da Huíla.

4-Mototáxistas no Namibe apoiam campanha de vacinação contra pólio.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, eu sou Ester Culembe, apoios do NED e da Open Society.

Foto/arquivo NFV

1-Os mototáxistas associados AMONTRANG na cidade do Namibe, estão mobilizados para apoior a campanha de vacinação contra pólio, que inicia nesta sexta-feira, 13 de Outubro de 2023, segundo Augusto Tchiloya, membro da organização.
Numa primeira fase estão engajados nesta empreitada 7 mototáxistas que vão ajudar na locomação dos brigadistas na cidade capital do Namibe, segundo aquele membro da Associação dos mototáxistas.

2-Mais de 50 doentes Mentais internandos no hospital psiquiatrico do Lubango, estão abandonados pelos seus familiares na província angolana da Huíla, segundo a reportagem da voz da América, na voz da jornalista Teodoro Albano.

Mais de 50 doentes mentais internados no hospital psiquiátrico do Lubango estão abandonados pelos seus familiares na província angolana da Huíla.

A gestão do hospital diz estar a lidar com uma situação preocupante, para a qual apela a maior sensibilidade da sociedade e das famílias em particular a evitarem tal comportamento.

A realidade é denunciada no dia que se assinala mundialmente o dia do doente mental.

O diretor administrativo do hospital psiquiátrico do Lubango, Idezibal Aldino reprova o estigma das famílias aos doentes mentais.

“ Seria bom que as famílias tomassem a peito essa problemática e dessem ao doente aquele aconchego necessário para a melhoria do seu estado, porque se funcionar o trinómio doente, família e hospital, de certeza que teremos resultados no nível do tratamento bem conseguido”, disse.

Duzentos e 42 internamentos diretos ocorreram até ao terceiro trimestre do corrente ano de perto de cinco mil consultas efetuadas no período, números que traduzem o aumento de casos de doentes mentais naquela unidade sanitária.

Sobre os casos de doentes abandonados no hospital psiquiátrico do Lubango, o sociólogo Manuel Gaspar, sugere que é preciso analisar as causas do aumento de doentes mentais e entende que entre elas está o nível de pobreza que aumentou nas famílias.

Políticas públicas eficazes precisam-se para acudir a crise nas famílias carentes.

“ Até que ponto temos políticas públicas eficazes exequíveis para driblar o problema da carência económica nas famílias de baixa renda?”, interrogou.

“Essa é a questão”, disse Gspar paa quem “todos os dias acompanhamos pessoas a padecer de problemas económicos e de vária ordem, falta de renda, falta de trabalho, falta até de algo para comer.

“Há aqui uma visão de que essas famílias estão com o futuro ameaçado”, disse

A crença sobrenatural e o consumo excessivo de álcool e outras drogas entre os jovens são vistas pelo sociólogo como outro problema na origem das doenças mentais.

Muitos casos de suicídio que ocorrem nas sociedades estão ligados a ausência de saúde mental esta que que deve ser encarada como “saúde do nosso corpo” disse a psicóloga, Maria Saraiva.

“Preocupa-me e deve nos preocupar a todos e deve estar na agenda pública mas também política e o maior investimento para que hajam projetos que combatam esta depressão esta tristeza que é diferente de depressão mas que muitas vezes leva não a uma saúde mental mas sim a uma doença mental e nós queremos falar de uma saúde mental que chegue a todos”, acrescentou

3-As autoridades governamentais no município pescatório do Tombwa, província do Namibe, detiveram 52 cidadãos, alegadamente envolvidos na pesca ilegal e matanças de várias especies marinhas, naquele município, jornalista Armando Chicoca.

4-João Ernesto dos Santos “Liberdade”, ministro da defesa da república de Angola, que averigua os últimos acontecimentos de Saurimo, província da Lunda Sul, em declarações a imprensa na cidade do Luena província do Moxico, onde reuniu-se com os governadores das três províncias do Leste Angola, disse que a situação da segurança pública está controlada e Angola é um país independente desde 1975.

Lembrar que no Domingo, 8 de Outubro de 2023, mais de 150 cidadãos entre idosos e jovens foram detidos em consequência de uma manifestação, segundo o Porta-voz da delegação dos ministério do Interior Florencio de Almeida.
Para o presidente da Associação Mãos Livres, Guilherme Neves, o problema das Lundas passa pelo diálogo e criação de condições para aquelas comunidades entregues a sua sorte.

E com esta notícia colocamos ponto final, muito obrigado a todos a verdade dói mas liberta, eu sou Ester Culembe, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This