NFV FORA D` HORAS 26-10-2023

28.10.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2023, COM OS SEGUINTES TÓPICOS.

1-Dirigente do PRS no Huambo, critica políticos do MPLA por aplaudirem discurso vazio do PR sobre estado da nação.

2-Preço de fertilizantes ameaça agricultores no sul de Angola.

3-Autoridades do Cunene apelam as comunidades a preservação do meio ambiente.

4-Acção governativa do MPLA está baseada na transparência diz Archer Mangueira, primeiro secretário do partido no Namibe.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca,edição Fonseca Tchingui co-produção de Esmael Pena, eu sou ESTER CULEMBE, os apoios do NED e da Open Society.

Muitos produtores de carvão, na província do Cunene, viram-se constragidos com a lei sobre a protecção do meio ambiente.

Os cidadãos maioritariamente de baixa renda recorrem a esta prática para acudir a situação da fome que assola as famílias nesta região. José Felisberto, responsavel do IDF nas terras do rei Mandume, disse que regista-se no interior da província uma crescente onda destamatação de árvores para o fabrico de carvão.

E muito recentemente, o engenheiro ambiental na província do Cunene, Jerónimo António, disse que as leis em Angola sobre a proteção do meio ambiente são muito brandas, é preciso inverter o actual quadro.

Solyia Selende Lumumba, secretário provincial do partido de renovação social na província do Huambo, considera deploravel a situação social das famílias nas terras planauticas e proferiu duras criticas aos governantes da província que sairam a rua para exaltação do discurso de João Lourenço, sobre o estado da nação.

Para o político do PRS no Huambo o país esta mergulhado numa crise sem prescedentes consubstanciada por alegada incompetência governativa do partido MPLA.

Selende, foi mais longe, Angola tem tudo para dar certo mas precisa de uma liderança capaz de satisfazer as preocupações dos cidadãos atirados a crise social tremenda.

Camponesas no sul de Angola avisam que a enorme subida do preço dos fertilizantes poderá força-las a abandonar as suas actividades fazendo aumentar o perigo de fome na região. Essa é uma reportagem da voz da América, na voz do jornalista Armando Chicoca.

Camponesas no sul de Angola avisam que a enorme subida do preço dos fertilizantes poderá força-las a abandonar as suas actividades fazendo aumentar o perigo de fome na região

O preço mais do que duplicou nos últimos meses e Carlos José director da Agricultura no Cunene disse que a subida do preço se deve em grande parte à escassez dos fertlizantes nos mercados

“O adubo está caro porque há escassez a nível do país, embora o governo esteja a injectar algumas quantidades em algumas províncias, não vai atender a demanda, a procura é maior e nós no Cunene ainda não recebemos”, esclareceu.

Zonza Puissa, director Provincial da Agricultura disse que outra razão para a grande subida de preços é a desvalorização do kwanza nos mercados cambiais.

“O ano passado o câmbio da moeda externa estava baixo e nós não produzimos fertilizantes no país e o preço do fertilizante vai depender do valor do câmbio da moeda externa”, disse.

Archer Mangueira, que falava recentemente em acto político de massas na cidade capital do Namibe, disse que os quadros do seu partido tem primado por uma governação transparênte

O dirigente do partido dos camaradas no Namibe, anunciou na ocasião os projectos em execução na província, no sector da educação, saúde e obras públicas, que serão concluidos em 2024 e vão minimizar as dificuldades sociais nas comunidades locais.

Enquanto isso, o secretário provincial da UNITA no Namibe e deputado da bancada parlamentar do galo negro, Américo Wongo, desdobra-se no município do Camucuio, à norte da cidade capital, onde está radiografar a situação social das comunidades locais, para permitir que na altura da discusão do Orçamento geral do estado para o exercício económico 2023/2024 seja baseada nas necessidades das comunidades.

Presidente da república João Lourenço, faz mexida no executivo. O jornalista Fonseca Tchingui, completa a informação. João Manuel Gonçalves Lourenço, presidente da República, nos termos que as constituição lhe confere procedeu nesta quarta-feira, 25 de Outubro de 2023, a exoneração de três vice-governdores provinciais de Malanje, Luanda e Namibe para o sector político, económico e social. Para o Namibe a grande surpresa foi a exoneração de Anica de Sousa, e para seu cargo foi nomeado o então Adminstrador município sede do Namibe Abel do Rosário Capitango, ao passo que para ocupar o cargo de vice-governador de Malanje foi nomeado Franco Mufinda, quadro do vindo Namibe, que a data dos factos não exercia nenhuma função depois de ter sido exonerado do cargo de secretário de estado para saúde pública. Jorge Miguens Augusto, foi nomeado para ocupar cargo de vice-governador de Luanda, segundo a nota de imprensa da presidência da república.

NFV, ponto final muito obrigado a todos a verdade dói mas liberta, eu sou Ester Culembe, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This