Alastra-se greve de caminhos de ferro em regiões do centro e sul de Angola

22.11.2023

Os trabalhadores dos Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) vão intensifcar a sua greve ao decidir paralisar a quase totalidade dos serviços ferroviáros em várias regiões do sul do país.

Fonte: VOA

José Serviço Kanonguembi, primeiro Secretário da Comissão Sindical no CFM-Namibe disse à Voz da América, que, para além da paralisação dos serviços mínimos previstos para amanhã, poderão igualmente responsabilizar judicialmente o presidente do Conselho de Administração do CFM, Antonio Coelho, por alegadas ameaças e coação dos trabalhadores.

“Estamos a falar no caso da AGT, estivemos com o IGAE, estivemos com a UNTA provincial e nos disseram que a nossa greve é legal. Estamos a sofrer ameaças de cortes de salários, caso ele tentar coagir os trabalhadores então podemos intentar uma decisão judicial contra o conselho de Administração”, disse.

O sindicalista reafirma que 90% dos serviços de CFM nas prvíncias do Namibe, Huíla e Cuando Cubango)não vão funcionar.

“Nós em função de um documento que acabamos de receber hoje, vamos dar continuidade da nossa greve, vamos paralisar os comboios mínimos, Namibe ao Lubango-Lubango a Chamutete e Kuando Kubango”, disse.

Entretanto, Kanonguembi não põe de parte a possibilidade de negociações mas disse que terão de ser acompanhadas de greve

Mais de 1.500 trabalhadores dos CFM entraram em greve na quinta-feira, 16, para exigir melhores salários e condições de trabalho, mas na altura garantiram os serviços mínimos que vão agora também ser paralisados.

“Estou nos caminhos de ferros há 29 anos, na revisão material, o que nós queremos é mesmo parar”, disse um dos trabalhadores.

A Voz de América procurou ouvir o presidente do Conselho de Administração dos CFM com sede no Lubango, mas sem sucesso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This