GRANDE ENTREVISTA NAMIBE FALA VERDADE

04.11.2023

Bispo do Namibe condena uso de ossadas humanas do cemitério feitas de lenha para confeccionar alimentos.

Dom Dionísio Hisilenapo, considerou de desumano e desrespeito pelos mortos a forma como alguns cidadãos têm vandalizado o cemitério municipal, violando os jazigos e campas com o propósito de extrair chumbo e vender.

Campas vandalizadas no cemitério municipal do Namibe.

O prelado católico fez estas declarações  à margem da homilia em homenagem aos defuntos disse que tanto os que invadem o cemitério e destroem os jazigos com o propósito de se apoderarem de joias e chumbos, bem como os que compram as respectivas joias, todos cometem o pecado.

“A extracção de ossadas humanas nas campas dos cemitérios para confeccionar alimentos, bem como a vandalização das mesmas para retirada de chumbo e joias para a venda, tem sido uma prática constante no cemitério Municipal do Namibe”, descreveu.

“ O país está mal, o país está doente e não podemos continuar desta maneira. Não podemos continuar com esta situação social degradante das famílias aliada a perca de valores morais éticos e culturais, o que tem levado muita gente a enveredar por práticas nocivas a sociedade”, disse.

O bispo do condenou igualmente as mulheres que por suposta razão de pobreza também vão ao cemitério recolher ossadas humanas para fazer delas lenha para confeccionar alimentos.

“Eu não consigo compreender como é que um angolano e uma angolana pode fazer isto, porque a nossa cultura, os nossos valores respeitam os mortos. Não se percebe que alguém saia da sua casa venha até ao cemitério para cavar e retirar chumbos das campas para vender. Papás e mamãs ajudem-nos a denunciar estas práticas, temos que nos perguntar para onde estamos e para onde vamos”, questionou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This