PROJECTO CONSTRUINDO PONTES PARA LITERACIA DO PODER LOCAL CHEGOU AO NAMIBE

25.11.2023

O projecto construindo pontes para literacia do poder local, uma iniciativa da organização não-governamental, angolana-MBAKITA, criada a 14 de Abril de 2002, com sede na província do Cuando-Cubango, foi lançado hoje quarta-feira 22 de 2023 Novembro no Namibe.

Por: Esmael Pena

Na sessão de abertura do evento, o Presidente do Conselho da Administração da MBAKITA, Pascoal Baptistiny Samba descreveu os objectivos fulcrais da organização que dirige.

“A promoção da inclusão social, económica, política e cultural com a visão justiça, paz, democracia, transferência, inclusão, biodiversidade e equidade. Segundo Pascoal Samba, o projecto compreende ainda eixos de intervenção, como agricultura sustentável, ambiente, direitos humanos, ajuda humanitária, educação, governação, eleições e a saúde”, explicou.

O PCA do MBAKITA anunciou na ocasião a abertura de um subescritório no Namibe.
Apresentação do projecto foi feita pelo coordenador do programa MBAKITA, Simão Morais Faria, que na ocasião teceu os objectivos específicos de que se reveste o mesmo.

Pascoal Baptistiny Samba,PCA da MBAKITA

“ Capacitar as autoridades nacionais em matérias de educação cívica eleitoral face ao poder local ou as autarquias, aumentar a capacidade e conhecimento das organizações da sociedade civil e os cidadãos a participar de forma activa nos processos eleitorais do poder autárquico. Aumentar a consciencialização dos cidadãos sobre a importância da governação local participativa nos processos eleitorais, aumentar o envolvimento dos cidadãos e as partes interessadas relevantes a nível do governo local incluindo os candidatos de partidos políticos, fortalecer as capacidades das organizações da sociedade civil no acompanhamento dos processos eleitorais do poder local”, esclareceu.

O acto juntou dezenas de várias personalidades, numa das maiores unidades hoteleiras na cidade de Moçâmedes, entre representantes dos partidos políticos, do governo da província, das igrejas, activistas sociais, autoridades tradicionais e estudantes, num total de sessenta participantes, que colocaram questões atinentes as autarquias e o objecto social da MBAKITA, que oportunamente foram respondidas pelos prelectores. Segundo Simão Morais Faria, o projecto vai ser apresentado em sete províncias, e a próxima a província é Cunene, para onde seguiu hoje o Presidente do Conselho da Administração do MBAKITA, Pascoal Samba e a sua comitiva.

À margem da cerimónia o Deputado da UNITA no Namibe Sampaio Mucanda louvou a iniciativa da MBAKITA na formação dos cidadãos em matérias de autarquias. A acção informativa e formativa da ONG MBAKITA foi igualmente valorizada pelo Presidente do Conselho Provincial da Juventude, Sténio Savazuka, igualmente militante do MPLA partido no poder. Justino de Carvalho representante da UNITA defende uma formação sistemática de todos cidadãos sobre eleições sem exclusão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This