HOMENAGEM A FONSECA TCHINGUI

05.12.2023

Brilha como ouro meu filho, trabalha e Deus todo poderoso cuidará de ti.

By: Armando Chicoca

Todos os que saíram nas minhas mãos para outros sectores da vida pública lá onde foram brilham como se fosse ouro.

A minha recompensa é ver você a brilhar nesta nova etapa da sua vida, augurando que saibas aproveitar bem as oportunidades graças ao seu empenho, o saber ouvir, escolher no momento certo.

Fico satisfeito porque antes de o administrador Calassola ter-lhe contactado primeiramente conversou comigo manifestando a intenção de trabalhar consigo, fazendo parte da equipa de trabalho no Município do Camucuio.

Como bom pai, sem saberes acelerei preparar alguém que vai suprir o vazio que deixaste assim como aconselhei-te como se deve trabalhar na pública.

Tenho a plena certeza de que entraste na equipa do Director Zé Mário sem receio de errar, pois estás preparado para ajudar a imagem do Camucuio e podermos também perceber um pouco mais a realidade daquele Município potencialmente agropecuário l, turístico, cultural e minério.

Para o Administrador Azevedo Calassola, os meus parabéns tal como já lhe disse, foi uma aquisição valiosa que lhe vai ajudar bastante, porque o Fonseca sem receio está preparado para o sucesso que se pretende, é um jovem trabalhador, sabe ouvir e sabe reconhecer as falhas e corrigir.

O jovem é mesmo aquela joia que se chama esmeralda, lapidada e pronta para o mercado.

Todos o jovens que saiem das minhas mãos o conselho tem sido:“ para que tenhamos paz e sucesso na nossa vida, além da formação acadêmica ou profissional, precisamos ser filhos fiéis, sérios, capazes, não ser mentirosos, sem vícios, sem simulações, sem invenções, respeitar o juramento que fazemos diante dos cidadãos , cuidar das leis, princípios e virtudes, assim tereis paz, saúde mental, felicidades nos vossos afazeres e sereis mais fortes e aptos para enfrentar e vencer qualquer tentação demoníaca na sua vida. Procurai amar o trabalho e a instituição que vos paga salários todos os dias, trabalhai para o estado e o povo, não caiam nos elogios e a cada dia mostrem estar a crescer na base do conhecimento buscando excelência, o mérito e não desistam da vossa formação técnica e acadêmica. Continuai ser humildes e pessoas de trato fácil e simpática. Nunca deixam para o dia seguinte o que podem fazer hoje, menos convívios e mais trabalho.

Estes pilares básicos nos fazem ser homens e mulheres capazes de orgulhar os vossos líderes.

Cuidado com as lamentações, um profissional não lamenta, transforma as dificuldades, os obstáculos em oportunidades, a nossa força espiritual, o nosso “Elume”, a nossa pujança, aquela força interna traduzida na vontade de fazermos mais e melhor pela vida dos outros, do órgão que trabalhamos nos faz viver na felicidade.

Meu Ndengue Fonseca Tchingui, o seu futuro depende apenas de si, respeita o estado que te da salário e faça todos os dias algo de bom dentro da ética e das balizas existentes para que a sua vida laboral se prolongue.

Não se contenta com o trabalho que fizeste ontem, ontem já passou procure melhorar o homem para excelência no amanhã.

Lembre-se de que nem todos os colegas, familiares e seguramente amigos estarão a gostar dos seus sucessos, por esta e outras razões aprenda desconfiar e ficar atento para que sobrevivas as ciladas da vida.

Procura ser amigo de todos mas não entra em boladas para amanhã não venha ser cúmplice pelos pecados dos outros.

“Não dê coisas sagradas ao diabo, somar pontos todos os dias para a vitória da equipa é o objectivo principal para a felicidade de quem reforça a equipa de trabalho”.

“ Conheço bem às intrigas naturais do Município do Camucuio mas a língua nacional, à cultura de Quilengues a do Camucuio converge, apenas são filhos da terra que vieram ajudar os “vakwetu veya”

Fonseca Tchingui, momentos da tomada de posse

Estamos juntos, a fila é longa pela graça do senhor que saberá vos cuidar. Continuarei a orar pelo vosso sucesso ( Nelo Diwaco, Benjamim (TPA),Geraldo e Ana Ngueve (Rádio Ecclesia-Namibe),José Javela ((RNA-Namibe), Pedro Cafiele (Rádio Despertar), Arrita ((Ecclesia no Cunene), Elias Daniel (escritor e pastor de Igreja), Maria da Conceição Cavela,(jornal de Angola no Namibe), Fonseca Tchingui (Administração Municipal do Camucuio) e outros na polícia, FAA e em outras instituições (Árbitros nacionais e internacionais de futebol), que Deus vos cuide continue a operar nas vossas vidas laborais, familiares e conjugal, portanto a nossa vocação é mesmo formar, formar, não vamos parar. Parabéns senhor Administrador Azevedo Calassola! Armando Chicoca.-

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-05-2024

Noticiário NFV, edição sexta-feira, 17 de Maio de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Lançado no Namibe prêmio fórum do jornalismo; 2 - Jovens reagem com ressentimento, o cancelamento do curso superior de saúde; 3 - Elevado custo de material de construção, adia sonho...

JOÃO LOURENÇO FAZ HISTÓRIA NO NAMIBE

A deslocação do presidente da República João Lourenço ao IONA, no município do Tômbwa, inaugurar infraestruturas construídas de raiz pela empresa sul africana, African Parque, gestora do parque nacional local, concomitantemente em contacto com os autóctones mucubais,...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This