A população e os mais de três mil agentes da corporação, mobilizados para a segurança da quadra festiva, corresponderam a expectativa conforme disse o comandante Hilário Timóteo
Por: Edson Fela
Durante a noite do dia 24 para 25 de Dezembro, o banco de urgência do hospital Ngola Kimbanda, registou 7 ferimentos por agressão física, 9 ferimentos por acidente de viação com um caso grave a ser transferido para o Hospital Central da Huíla e três casos de intoxicação, segundo disse à Voz da América, o médico supervisor do banco de urgência, Estevão Tchimbalandongo.
Estevão Tchimbalandogo, Médico supervisor
A Ministra Silvia Mbunta Lutukuta na sua recente visita a província do Namibe, monitorizou as condições criadas nos bancos de urgência para a quadra festiva mas também advertiu as comunidades a não consumir exageradamente o álcool e doces a bem da saúde humana.
Quanto aos casos delituosos, serão apenas conhecidos amanhã, dia 26 de Dezembro, segundo o instrutivo da polícia Nacional que o NFV teve acesso. com este instrutivo pressupõe que os angolanos deverão esperar mais vinte e quatro horas para ouvir e perceber as ocorrências do dia 24-25, tempestivamente.
Enquanto isso, o Porta-voz da corporação disse que os cidadãos e as forças de defesa e segurança conseguiram cumprir com as obrigações de ambas partes, houve um bom casamento, as forças da defesa e segurança acataram as orientações superiores sobre a disciplina e ajuda as comunidades para quem não tenha conseguido chegar a sua casa por razões de cansaço durante a festa natalina que aconteceu no Namibe, disse o porta-voz.
“muitos cidadãos tiveram auxílio das forças para chegarem as suas residências”, reagiu. sublinhando que não houve problemas de grande realçe durante a passagem do dia 24 para 25 de Dezembro.
De recordar que o Comandante Timóteo proibiu disparos, realçando que a arma só deve ser usada no ultimo racio, quando já não há outro recurso em função da disporpocionalidade dos meios usados. temos que respeitar o povo, razão da nossa existência, as patententes que ostentamos são do povo e nós juramos servir o povo, somos polícias do povo e temos que ter a consciência de que somos servidores do povo, disse durante a parada de sábado.
Mas por cá, o apelo do Delegado do Ministério do Interior e Comandante da Polícia nacional, Hilário Timóteo aos três mil agentes da corporação mobilizados para asseguramento com respeito, proteção e tratar bem as comunidades, foi acatado por todos membros da corporação e da segurança privada que reforçaram as equipas móveis, segundo o porta-voz da corporação Ernesto Calianguila, muitos cidadãos em situação de consumo exagerado de bebidas alcoólicas, com dificuldades de chegar em suas casas foram apoiados pela corporação.
O Comandante Hilário Timóteo, durante a formatura geral do sábado 23, disse que o Namibe vai ser o exemplo de paz e tranquilidade na festa natalícia para vandalizadores dos bens públicos, tolerância zero.