NFV FORA D` HORAS 1-12-2023

02.12.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2023, COM OS SEGUINTES TÓPICOS.

1-Mulheres peixeiras surpreendidas com a presença do Advogado David Mendes nas ruas da cidade capital do Namibe.

2-Joe Biden sobre visita a Angola: “Já estive lá, e voltarei”.

3-Governo do Namibe apela reforço das medidas de segurança nas praias locais.

4-Presidente do Conselho da Administração da Organização Não-governamental MBAKIT, considera caótica a situação social das comunidades Koisan.

5-Deputados da UNITA no Namibe criticam reptição de projectos no orçamento geral do Estado para 2024.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição apresentação de Fonseca Tchingui,apoios do NED e da Open Society.

Archer Mangueira, governador do Namibe, exortou nesta quinta-feira, aos efectivos dos serviços de proteção civil e Bombeiros para reforçarem as medidas de segurança contra os desastres naturais e não só. O governante falava a margem do 42 anos de existência daquele órgão distinto ao ministério do interior.
Por seu turno, o sub comissário Bombeiro Domingos Tchinjole, garantiu a prontidão das suas forças para manuteção da ordem.

As mulheres peixeiras do Namibe mostraram-se surpreendidas com a presença do Advogado David Mendes, nas ruas da cidade capital do Namibe. Vamos a ouvir a reação das mulheres que fazem do pescado o seu ganho pão.
Dr David Mendes, visita as províncias, o povo gosta muito de ti, queremos falar contigo, o povo tem muita coisa para te agradecer e pedir para levar as preocupações em Luanda”, disse uma outra Peixeira. DM respondeu: “ Eu estarei novamente no Namibe convosco no próximo dia 19 de Dezembro.

O Presidente angolano João Lourenço reuniu hoje na Casa Branca com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo transcrição da Casa Banca, os dois falaram para os media, na Sala Oval, durante oito minutos, com pausas para os tradutores. Segundo noticiou a voz da América.

Pascoal Batistiny Samba, Presidente do Conselho da Administração da Organização Não-governamental MBAKIT, considera caótica a situação social das comunidades Koisan, caracterizada por falta de quase tudo para uma vida condigna. Domingos Marques, tem a informação completa. De acordo com o entrevistado do NFV, os Koisans num universo de doze mil pessoas que maioritariamente habitam a província do Cuando-Cubango, não são tidos nem achados nos programas do Executivo angolano, enfrentam falta de tudo desde os documentos de identificação, acesso a educação, aos serviços de saúde e segurança alimentar.

O partido UNITA no Namibe, chamou hoje, sexta-feira, 1 de Dezembro, os órgãos de comunicação social públicos e privados, em conferência de imprensa para vincar a sua visão sobre a proposta do orçamento geral do Estado para o exercício económico 2024.
Apresentação dos dados coube ao Sampaio Mucanda, deputado pela bancada parlamentar da UNITA pelo circulo provincial do Namibe. O parlamentar acusa os membros do executivo angolano de gizar projectos fitícios com fins inconfessos.
O deputado Mucanda, foi mais longe ao afirmar que os projectos no domínio de fornecimento de água a população são inviabilizado por governantes para o suposto desvio da coisa pública.

Para o docente universitário e coordenador regional do SINPROF-Sul, Martinho Nganga, questionou o parlamentar da UNITA sobre a actual proposta do OGE e sua visão real de governação.

Amandio Balança, membro da sociedade civil, falou da fuga de quadros no sector da saúde por falta de uma universidade para sua formação académica.

NFV, ponto final muito obrigado a todos a verdade doí mas liberta, eu sou a Ester Culembe, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This