NFV FORA D` HORAS 18-12-2023

18.12.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA 18 DE DEZEMBRO DE 2023 COM OS SEGUINTES TÓPICOS:

1-Ministra da saúde  garante prontidão das unidades  hospitalares  durante quadra festiva

2- Juíz  Presidente do Tribunal  do Namibe diz que não há processos sonegados

3-Sociedade namibense marchou sábado último, em repúdio a actos de vandalismo de bens públicos

4- Menor de 14 anos violada por jovem de 22 anos de idade quando saía da escola

5-Activista detido no Cuando-Cubango já está solto mas exige dinheiro que pagou em troca da liberdade

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca,edição de  Esmael Pena, apoios do NED e da Open Society.

 

A Ministra da saúde, Silvia Lutukuta  garantiu no Namibe ,  que  o seu pelouro tem gizado um plano   de contingência  para assistência  sanitária a população, durante a quadra festiva.

A titular da pasta da saúde em Angola aconselha  a população um consumo moderado,  soboretudo de bebidas alcoólicas para evitar consequências nefastas a saúde.

SÍLVIA LUTUKUTA, MINISTRA DA SAÚDE

“Nós temos um plano de contígência que é ativado especialmente para quadra festiva todos os anos, começa logo a funcionar na semana, antes do natal, este trabalho de mobilização  dos nossos Gabinetes Provinciais e dos nossos profissionais está já sendo feito e também queremos responsabilizar a nossa população, não bebam muito, não comam excessivamente principalmente coisas que prejudiquem a saúde excesso de álcool faz mal, o consumo de doces faz mal, degorduras, então temos que ser moderados por está altura e fundamentalmente o álcool porque depois com isso vem os acidentes e complicações de outras doenças por tanto queremos uma população saudavel e que aproveite bem a quadra festiva no seio da família”

 

O Juíz  Presidente do Tribunal  do Namibe diz que não há processos sonegados. O jornalista Armando Chicoca completa  esta informação.

Juiz Presidente do tribunal do Namibe esclarece que não há processos sonegados, Domingos Chingoma, a margem do recente fórum :” Corrupção, um mal que deve ser erradicado”.

 

DOMINGOS CHINGOMA, JUIZ PRESIDENTE

“Estamos aqui a refletir-mos sobre o dia Internacional da Corrupção, torna-se pertinente esclarecer que os tribunais são orgãos de soberania, os juizes decidem só com base a lei e a sua consciência não recebem ordens superiores nem se quer do Presidente da República. Num processo o Juiz é totalmente independente ao decidir”

Apontando caso dos toros de madeira vindos do Cuando Cubango avaliados em mais de 300milhões de Dolares Americanos e aprendidos no Porto do Namibe com a intervenção do Director da Agricultura.

“Este processo foi decidido por mim, milintroso mas que chegou a sentença no tribunal de primeira instância. O cidadão que aparecia como arguido respondia nesta qualidade foi condenado o seu advogado interpôs recurso o Juiz da causa arbitrou uma caussão, valor que se entendeu ser necessário para salva-guardar não só na vertente carcerária mas também do interesse económico do processo e este subiu ao tribunal da relação do Lubango. A madeira de acordo com a decisão do Tribunal de primeira instância foi apreendida a favor do estado angolano, é muita madeira conforme se referiu o senhor Jornalista Chicoca, é claro com valor elevado, os intervenientes se são ou não angolanos mas o certo é que o condenado é um cidadão estrangeira de nacionalidade chinesa”.

Também esclareceu o caso do processo de desvio de 100mil Dolares Americanos nos últimos 10 anos que apesar da data de julgamento marcada nunca se realizou o referido julgamento, e que o arguido era o então Capitão do Porto do Namibe.

“Processos mediáticos ou não, colegas estão aqui na sala, levantaram estes questões, alguns processos foram amenistiados no âmbito da lei de 2015, temos outra ministia de 2022 e é preciso enquadrar-mos exatamente em que época esses crimes foram cometidos e qual é a tipologia desse crimes”.

Para o Magistrado judicial, as denúncias devem continuar.

“Continuarem sim a denunciar os crimes pelos canais próprios a que tenha resposta desejada e que se estaure o processo”

 

Já o Procurador da República, Coordenador  junto do SIC Namibe, Pedro Serra esclareceu o caso de fuga ao fisco de uma empresa que explora granitos e mármores que defraudou nos cofres do estado nos últimos tempos, mais de seis milhões de dólares americanos, conforme denuncia do deputado da bancada parlamentar da UNITA Sampaio Mucanda, na casa das leis.

“O processo referente aos granitos está a correr não é que esteja parado”

PEDRO SERRA, PROCURADOR DA REPÚBLICA E COORDENADOR  JUNTO DO SIC DO NAMIBE

 

Conselho provincial da Juventude no Namibe  promoveu  no último fim-de-semana uma marcha contra a vandalização de bens públicos. Domingos Marques tem outros detalhes.

Governantes, político,  jovens de vários extratos  sociais e membros da sociedade civil na cidade capital da província do Namibe, sairam sábado último dia 16 de Dezembro a rua em marcha de protesto contra a vandalização de bens públicos. O Secretário  Executivo do Conselho provincial da Juventude órgão  que organizou a marcha, Sténio  Savazuca, exorta a  juventude  para denunciar às autoridades, os autores de actos de vandalismo.

STÉNIO SAVAZUCA, SECRETÁRIO  EXECUTIVO DO CONSELHO PROVINCIAL DA JUVENTUDE

“Pedimos a todos jovens a continuar a denunciar a prática de vandalização dos bens públicos da província do Namibe”

 

E o Vice-governador provincial para o Sector político, social  e económico, Abel Kapitango apela a sociedade a unir-se em torno de combate  contra este fenómeno.

ABEL KAPITANGO, VICE-GOVERNADOR PROVINCIAL PARA O SECTOR POLÍTICO, SOCIAL  E ECONÓMICO

“Esperemos que esse gesto se replique não só aqui no município de Moçamedes mas em todos os munícipios, comunas e bairros da nossa província porque de facto o vandalismo tem criado prejuizos enormes na nossa sociedade e aqui me refiro não só na província Namibe mas no país em geral, os exemplos estam aí mas ainda assim eles vão se replicando daí a necessidade de toda sociedade se unir contra esse mal que vem se transformando nos piores males que a nossa sociedade pode enfrentar.”

 

A vandalização de bens públicos  uma  moda que tende pegar no país.

Na província do Namibe as últimas setenta e duas horas  foram  assombradas  por nove crimes de natureza  diversa. Os dados adicionais desta notícia é com Anabela  Afonso.

O Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe registou nas últimas setenta e duas horas, nove crimes de natureza diversa traduzidos  em violações de menores, furtos e roubos. Estes dados foram revelados pelo porta-voz daquela corporação, Ernesto Kalianguila no  habitual balanço semanal apresentado na rádio pública local.

ERNESTO KALIANGUILA, COMANDANTE PROVINCIAL DA POLÍCIA NACIONAL NO NAMIBE

“Nove crimes de natureza diversa menos dois em relação ao final de semana anterior relativamente a sua atrussidade registaram-se três furtos, três roubos, um homícidio negligente um abuso sexual de menor de 14 anos e outra de menor de 16 anos, esse crimes tiveram, no caso de abuso sexual de menor de 14 anos , ocorreu as 10 horas na localidade das mangueiras praticado por um individuo de 22 anos contra menor de 7 anos quando esta saía da igreja sozinha num percurso pra casa, naqueles arbustos sabemos que tem estado a chuver com alguma regularidade e a mata está fechada e o individuo aproveitou-se desta circunstância para interpelar a menina e realizar,  agredir sexualmente a menina. O outro caso no bairro 5 de Abril onde o individuo conhecido mas em fuga está identificado mas está fuga, deligências prosseguem para sua captura e detenção, chamou a menina de 16 anos de idade que circulava na via pública vendendo ginguba torrada e este individuo mostrou-se interessado em comprar a ginguba, chamou a menina para o interior da sua residência onde supostamente iria comprar a ginguba e igualmente agrediu sexualmente a menina que só estava a fazer o seu trabalho. E outro caso é relacionado com a captura e detenção na sexta-feira passada na centralidade da praia Amélia onde foram capturados e detidos em flagrante delito dois individuos que assaltavam as pessoas na via pública dizer que esses individuos abordo de uma motorizada interpelavam as pessoas e um dos quais no caso pendura empunhando uma faca sob ameaça de morte retiravam e exigiam as pessoas entregar telefones”.

 

Porta-voz do Comando provincial da Polícia nacional no Namibe Ernesto Kalianguila.

Menor de 14 anos violada sexualmente quando saía da escola, por um jovem de 22 anos de idade.

Activista do Cuando Cubango detido no passado dia 5 deste mês já foi solto sábado último e reclama  o dinheiro que pagou em troca da liberdade. O correspondente da Voz da América no Namibe, Armando Chicoca  de volta neste jornal para complemento desta informação.

Activista do Cuando Cubango detido dia 5 e solto sábado quer de volta dinheiro extorquido na sala de garantia do tribunal local em troca da liberdade. Francisco Tchombe, mais conhecido por batalhador, igualmente estudante do quarto ano de direito, esteve detido até sábado nos calabouços do Serviços de Investigação Criminal de Menongue, alegadamente pelo facto de alguém do crupo whatsap criado por ele ter publicado algo que não terá agradado o chefe dos serviços de migração e Estrangeiro, conforme contou á Voz da America.

REPORTAGEM DA VOZ DA AMÉRICA

 

E com esta notícia fechamos a edição de hoje do jornal NAMIBE FALA VERDADE

 

A VERDADE DÓI MAS LIBERTA

ESTAMOS JUNTOS

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This