NFV FORA D` HORAS 08-01-2024

18.01.2024

Noticiário NFV, edição segunda-feira, 8 de janeiro  de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Bispo do Namibe apreensivo com a crise social das famílias e consumo desmedido de bebidas alccólicas no seio  da juventude;

2 – Sindicato  dos jornalistas angolanos, recea querela judicial sobre propriedade do “Novo Jornal”;

3 – Angola  assinala hoje dia da cultura nacional no rio de lágrimas pela morte de Ruy Mingas, figura lendária da história de Angola Independente;

4 – No Cunene polícia deteve dez cidadãos suspeitos de prática de crimes diversos.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, eu sou Ester Culembe, apoios do NED e da Open Society.

 

Don Dionísio Hisilenapo, Bispo máximo da Igreja Católica no Namibe

O Bispo do Namibe, Don Dionísio Hisilenapo, considera preocupante o estado actual das famílias angolanas  assente na incómoda sombra de uma  situação social degradada. O prelado católico que falava  durante a primeira missa do ano, realizada em Moçâmedes,  cidade capital do Namibe, apela todas instituições existentes no país, quer públicas como porivadas, no sentido de criarem condições  que permitam as famílias resistirem às várias tentações por que passam.

O consumo desregrado de bebidas alcoólicas por parte da camada  jovem é uma das maiores inquietações do líder máximo  da Católica no Namibe.

 

O Sindicato dos jornalistas angolanos sobre o “Novo Jornal” em Luanda, recea que a querela judicial sobre a propriedade do NOVO JORNAL,  possa resultar na perda da independência desse órgão e dos seus jornalistas. Os detalhes deste assunto é com o correspondente da Voz de América em Luanda, Koke Mucuta.

Koke Mucuta, Correspondente da Voz da América em Luanda

 

Assinala-se hoje o dia da cultura  nacional, em Angola, numa altura em que o país chora a morte  do Ruy Mingas  um dos  seus ícones, que  musicou o Angola Avante, hino da República.

 

No município do Camucuio, província do Namibe, mulheres afectas à várias  instituições  sentaram à volta da mesma mesa  para reflectir sobre  o mosaico cultural nacional e local. Durante o encontro de reflexão testemunhado que contou com a presença  honrosa do Administrador  municipal, Azevedo Kalassola, as participantes  advogaram a necessidade de o executivo potenciá-las com acções concretas para que possam salva-guardar os valores da cultura nacional.

 

Na província do Cunene, as últimas setenta e duas horas (72h) foram marcadas por vários crimes e detenções de presumiveis autores, outros dados com Anabela Afonso

Nicolau Tuvecalela, Porta-voz do Comando Provincial do Cunene

Dez (10) cidadãos foram detidos nas últimas setenta e duas horas (72h) pela polícia nacional na província do Cunene, como presumíveis autores de igual número de crimes diversos dos quais oito foram esclarecidos.

Os dados foram revelados pelo porta-voz do Comando provincial daquela corporação, Superintendente-chefe, Nicolau Tuvecalela.

 

Pedro de Sousa, Activista do Namibe

Cresce a onde de solidadriedade para com o activista cívico Francisco Tchombé, preso no Cuando Cubango por alegado crime de defamação contra o Juiz de garantia, clamando pela sua libertação imediata. O activista Pedro de Sousa exige igualmente a libertação de outros colegas seus, presos em Luanda.

 

 

 

 

Activista do Namibe exige a libertação de seus colegas preso em Lunda e no Cuando Cubango

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This