NFV FORA D` HORAS 20-12-2023

02.01.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, com os seguintes tópicos:

1 – População apreensiva com a subida descontrolada sexta básica, no munícipio de Camucuio;

2 – Médica cubana salva vida da criança e recebe forte elogio da população local;

3 – Pescadores artesanais furtivos abatem tartarugas marinhas espécie protegida por lei;

4 – Huambo moradores dos chamados prédios da FAPA e da ANGOTEL degradados, continuam sob risco de vida;

5 – Comité central do MPLA recomenda seu executivo, melhoria das políticas e apoio ao sector privado.

Somos a rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, eu sou o Dino Manuel, apoios do NED e da Open Society.

 

A subida desordenada e descontrolada dos produtos da sexta básica, leva a crer que muitas famílias angolanas não irão festejar o natal a julgar pela onda de lamentações dos cidadãos ante um olhar impávidos sereno de quem cabe fiscalizar os estabelecimentos comerciais.

Comentários dos cidadãos da subida assustadora dos preços dos produtos da sexta básica

Reclamação dos cidadãos da subida assustadora dos preços dos produtos da sexta básica, o natal as portas.

No Camucuio, província do Namibe, uma criança que sofria anemia severa foi salva por uma médica cubana nequele munícipio com a doação de sangue ao que diz cumprimento ao lema “é a vida do seu sangue no sangue de outras vidas”, o jornalista Chicoca completa esta informação.

Armando Chicoca

Médica cubana em serviço no banco de urgência do hospital do município do camucuio, salva criança de 5 anos de idade da anemia severa  doando sangue  e recebeu o título de hroina do amor pelo povo do município.  Os factos, ocorreram na quinta-feira,14, do mês em curso no hospital do municipio nortenho de Camucuio, que dista a 234 km do Namibe, deixando a familia do pequeno Pedro Candimba, de 5 anos de idade com muita adimiração.

Pedro Albano, avô da criança que padecia da anemia severa

Hoje, 19 de Dezembro a criança que beneficiou-se do sangue da médica, está fora do perigo, segundo Albano Morais avo da criança.

 

Azevedo Calassola, administrador do Município de Camucuio

Azevedo Calassola, administrador do Município de Camucuio, o gesto da médica não tem preço.

 

Antes de doar sangue, a médica fez os testes que se impõem e disse a Voz da América.

Osleydi Martinez Baldez, Médica cubana

 

Os pescadores fortivos artesanais são apontados como os que abatem indiscriminadamente as tartarugas marinhas, uma espécie protegida por lei para evitar a sua extinsão continua a ser álvo preferencial dos pescadores artesanais fortivos. A denúncia é do Diretor do Gabinete Provincial das Pescas, Piedade Guenhe, que apela a participação da sociedade no combate aos que abatem as tartarugas para a preservação da espécie.

Piedade Guenhe, Diretor do Gabinete Provincial das Pescas

Diretor do Gabinete Provincial das Pescas, Piedade Guenhe preocupado com o abate indescriminado de tartarugas marinhas, uma espécie protegida por lei. Recorde-se que muito recetimente em operção Baia dos tigres, foram detidos quinze (15) individuos que se dedicavam a essa prática.

 

Soliya Selende Lumumba, Secretário Provincial do Partido de Renovação Social

Na cidade do Huambo capital da província do mesmo nome cerca de mil (1000) pessoas moradores do prédio da FAPA em avançado estado de degradação correm risco de vida a medir pela intensidade das chuvas que cãem naquela região. O Secretário provincial do Partido de Renovação Social – PRS Soliya Selende Lumumba, disse que a situação é do domínio do Governo provincial mas nada foi feito para a evacuação dos moradores do referido edificio em via de desabamento segundo o dirigente do PRS, mesmo perigo correm os moradores do prédio da ANGOTEL outro edíficio degradado.

Prédios da FAPA e da ANGOTEL em risco de desabamento na na cidade do Huambo cujo os moradores pedem a Deus para que o hecatomba não aconteça.

Comité central do MPLA, recomenda seu executivo melhoria das políticas de apoios ao sector privado, o desenvolvimento dessa matéria é com Domingos Marques.

Rui Falcão, Secretário do Bureau Político para Informação e Propaganda do partido

O MPLA reuniu muito recentimente na sua quinta sessão ordinária do comité central. Recomendou ao executivo, a melhoria das políticas de apoio ao sector privado e desenvolver ações para definição de novas modalidades de financiamento para novas infra-estrutras viárias, esta é uma das recomendações saidas do encontro, na voz do secretário para a informção, Rui Falcão.

 

Com esta colocamos um ponto final a edição de hoje. Noticiário Namibe Fala Verdade, a verdade doi mas liberta, eu sou o Dino Manuel, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This