VERDADEIRAS ZEBRAS EM VIAS DE EXTINÇÃO NO PARQUE DO IONA

26.01.2024

Impõe-se um estudo sério sobre o atual comportamento de zebras e burros no parque nacional do Iona.

Por: Armando Chicoca

As comunidades autóctones a sul do Tômbwa e Virei, têm o burro como animal que ajuda na livre circulação e transportação de bens. Mas de um tempo a esta parte, sobretudo na fase da transumância, os burros são abandonados, caindo no desgovernado rural.

Nos últimos tempos, as comunidades residentes no parque do Iona criaram burros e abandonaram os animais à sua sorte.

Os burros e as zebras decidiram fazer amizade corporal e desta “amistosidade”, surgiram crias com barras pretas e brancas fracas.

À semelhança das duas espécies de animais, a zebra na qualidade de selvagem e o burro puramente domesticado pelo homem, produziram uma espécie estranha no deserto.

Não fogem o homem mas também não se alinham com segurança nas manadas de verdadeiras Zebras.

Um assunto que os veterinários, biólogos e outras especialidades do saber, deverão dedicar o seu tempo para o esclarecimento deste fenômeno

Zeburro é a nova espécie de animal surgida no parque nacional do Iona, em Namibe. É resultante do cruzamento “ geneticamente falando”, de um burro e uma zebra. Se não se tomar medidas que visem retirar os burros vadios ou desgovernados, deixaremos de ter a espécie verdadeira de Zebras no parque nacional do Iona. Zebra + burro = zeburro.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 11-04-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 11 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Advogado David Mendes diz que não se pode combater fome olhando para importação; 2 - Governador do Namibe considera haver ainda muitos casos de Malária na zona norte da província;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This