NAMIBE: EXEMPLO DE COISAS BOA

21.02.2024

Por: Armando Silivondela.

Hoje decidi parabenizar o “sobrinho” Coríntios, não só porque ele trata com respeito todos aqueles acima dos 50 anos por tio, mas sobretudo por ser a pessoa certa no lugar certo.

Ele como médico de profissão não inventa nada, está atento a todos problemas de saúde pública, para dizer que testemunhamos os serviços de saúde, terem resgatado doentes que sofriam no silêncio levados ao hospital e salvos.

Testemunhamos os técnicos de saúde, bater às portas de pessoas que por via dos órgãos de comunicação social pedem ajuda.

Aquela jovem da Bibala, aquela criança que os pais passavam a vida a chorar no bairro platô, enfim, quando alguns governadores negam patrocinar tratamento a pessoas pobres, o Namíbe faz diferente.

Localiza o paciente, faz os exames médicos e se o caso for complicado, o governo paga o transporte e cria condições para o tratamento em hospitais especializados em Luanda.

Se alguém tem dúvidas, que me mostrem o governador ou o governo de uma província de Angola que já fez algo igual ou aproximado com famílias pobres.

Mas hoje, lembrei-me de falar deste grande homem, simpático, educado, pronto para ajudar os que precisam, este quadro que no atendimento à população não olha as cores partidárias ou credo religioso.

Tive conhecimento, que uma das suas promessas em crer ver o bloco operatório do hospital do sacomar até então inoperante, foi realizada com a recuperação do mesmo.

De facto a recupera deste bloco operatório, vai congestionar outros blocos.

Isso só acontece quando há vontade política, quando há interesse de fazer acontecer na vida das pessoas.

Enquanto membro da sociedade civil, não tenho outra saída se não parabenizar o Dr. Coríntio por este feito.

Os meus parabéns Dr. Pedro Miguel Ferreira Coríntios, por terem recuperado o bloco operatório do Hospital do Sacomar.

Que Deus continue abençoá-lo fazendo acontecer na vida das pessoas.

Quem quiser que dê uma volta pelas províncias da nossa região ou hospitais de nível municipal e faça comparação com os hospitais municipais do Namibe, sacomar e mesmo o nosso sanatório.

“Se eu afirmar que o sanatório do Namibe é o mais higiênico no país, muitos poderão chamar-me de tolo ou partidarista ou provincialista, mas não me vão apresentar um sanatório melhor em higiênico e com um atendimento humanizado melhor que o do Namibe”.

“Se em Angola houvesse 10 Coríntios, teríamos parte dos problemas de atendimento e tratamentos hospitalares resolvidos, falo isso com conhecimento de causa, porque visito dia e noites, ando pelos bancos de urgências, inclusive dos bairros perifericos”.

De resto, os problemas adicionais que desfilam pelos hospitais locais, não são problemas da saúde pública, têm outras origens.

“Sobrinho”, trabalha e o povo sabe o quanto fazes por estas comunidades. Nós falamos de forma desapaixonado, sem bajulação e sem simulação.

Só Deus saberá compensar o seu trabalho. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 11-04-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 11 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Advogado David Mendes diz que não se pode combater fome olhando para importação; 2 - Governador do Namibe considera haver ainda muitos casos de Malária na zona norte da província;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This