NFV FORA D` HORAS 15-01-2024

02.02.2024

Noticiário NFV, edição segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Retidos no Tômbwa, activistas participantes da manifestação de sábado último “Peixe Sim, Petróleo Não”;

2 – Polícia nacional no Namibe apresentou hoje, presumivel grupo de marginais que assaltavam residências na calada da noite;

3 – Namibe: Noventa e cinco cidadãos viram-se privados de liberdade por prática de crimes diversos em 2023;

4 – Grupo parlamentar do Namibe fiscaliza projectos do governo provincial;

5 – Secretário do PRS no Huambo, deplora informe do governo provincial apresentado ao Presidente da República, quando visitou aquela província.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

Os activistas organizadores da  manifestação “Peixe Sim, Petróleo Não”, realizada  sábado último no Tômbwa, estão retidos naquele município sob pena de serem detidos  pela polícia nacional. O desenvolvimento  desta matéria é com a Sofia Mateus.

Pedro de Sousa, activista no Namibe

Pedro de Sousa, do grupo dos activistas que no passado sábado foi ao Tômbwa reforçar a organização da referida manifestação “Peixe sim Petróleo não”, disse hoje segunda-feira, que continuam escondidos sob pressão da polícia que recebeu ordens para detê-los.

 

Pedro de Sousa, activista no Namibe

Segundo Pedro de Sousa, com  a ida  do governador Archer Mangueira e o Comandante provincial da Polícia Timóteo Hilàrio ao Tômbwa, ontem domingo,  os activistas viram o cerco cada vez mais apertado.

 

 

O deputado da bancada parlamentar da UNITA pelo círculo provincial do Namibe, Sampaio Mucanda, condena as perseguições aos activistas, o que considera anti-democrático.

Sampaio Mucanda, deputado da banca parlamentar da UNITA

 

Edson Kamalanga, docente e activista no Namibe

Edson Kamalanga, activista que não foi ao Tômbwa por razões de saúde, disse que o comandante Timóteo Hilário está a por em prática o discurso da quadra festiva.

 

Namibe Fala Verdade procurou ouvir a reacção do Administrador Municipal do Tômbwa, Abelardo Lemba, mas  sem sucesso. A nossa fonte soube ainda que os 25 manifestantes detidos no final da manifestação de sábado, todos foram postos em liberdade, mas as autoridades continuam a caça dos organizadores, para em fórum judicial justificar as razões que levaram alguns dos manifestantes proferirem alegados insultos junto a administração municipal, o que colide com a lei da manifestação.

 

Serviços de Investigação Criminal no Namibe apresentaram supostos assaltantes de residências. Loide Espera tem outros detalhes sobre o assunto.

Um grupo de presumiveis marginais que furtavam e roubavam artigos diversos em residências e estabelecimentos comerciais na calada da noite no Namibe, foram apresentados hoje pelo Serviço de Investigação Criminal, aos órgãos de comunicação social.

José Lolina, porta-voz do SIC no Namibe

O porta-voz daquele órgão, José Lolina explica  como foi possível a detenção dos  presumiveis assaltantes.

 

Serviço de Investigação Criminal no Namibe apresentaram hoje um grupo de presumíveis marginais.

 

Os deputados residentes no Namibe, vão inteirar-se esta terça-feira dia 16, dos projectos  de impacto sócio-económico já concluídos e em curso no município de Moçâmedes província do Namibe, na qualidade de órgão fiscalizador das ações do Executivo.

Amélia Kamunheira, coordenadora do núcleo parlamentar do Namibe

O facto foi revelado pela coordenadora do Núcleo parlamentar do Namibe, Amélia Kamunheira.

 

Deputados residentes no Namibe, fiscalizam esta terça-feira, acções do governo provincial já executadas e em curso no município de Moçâmedes,  capital da província do Namibe.

 

Crimes sexuais, homicídios, ofensas graves a integridade física, furtos e roubos qualificados foram os que mais se notabiulizaram durante o ano transacto.

Domingos Chingomba, Juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe

O Juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe, Domingos Chingomba, que falava à rádio pública local, revelou que por prática dos referidos crimes, foram condenados noventa  e cinco (95) cidadãos e encaminhados para o campo de reducação do Bentiaba.

 

Domingos Chingomba, Juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe

Domingos Chingoma, igualmente cooordenador da província judiciária do Namibe, assegurou que nas cadeias do Namibe não existem reclusos que já tenham cumprido as suas penas.

 

O Secretário do Partido de Renovação Social-PRS no Huambo, disse que o relatório apresentado na semana finda pelo governo provincial ao Presidente da República João Lourenço, a quando da sua visita aquela província, não teve impacto que se esperava.

Solya Selende Lumumba, secretário provincial do PRS no Huambo

Solya Selende Lumumba justicou a  sua afirmação nos seguintes termos:

 

Comentário do secretário do Partido de Renovação Social-PRS, no Huambo, Salya Selende Lumumba, sobre a visita efectuada na semana finda pelo Presidente da República João Lourenço aquela província.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This