NFV FORA D` HORAS 17-01-2024

05.02.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Combate a vandalização de bens públicos nas prioridades do Tribunal da Comarca do Namibe;

2 – Procurador-geral da República Hélder Pitta Groz, diz não acreditar que roubo de gado seja questão cultural;

3 – Morte do sociólogo Laurindo Vieira, levanta novos receios sobre aumento da criminalidade em Luanda;

4 – Centro prisional do Bentiaba no Namibe, clama por equipamentos agrícolas.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe e cooordenador da província judiciária do Namibe, Domingos Chingoma, reafirmou o combate aos actos de vandalização de bens públicos, que se assiste um pouco por todo país.

O magistrado judicial entrevistado pela  rádio pública local, aconselha a população  a colaborar com as autoridades e para que os mentores desta prática  não encontre espaço de manobra para as suas acções nefastas e os jovens a abster-se de actos que colidem com a lei.

Domingos Chingoma, juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe e cooordenador da província judiciária do Namibe

“Nós continuamos a combater o vandalismo dos bens públicos que ocorre um pouco por toda parte do país, Namibe não é exceção, temos casos recente de vandalismo de bens público mas os seus autores as suas motivações são conhecidos e então conforme disse, é fácil nós agirmos na província do Namibe pelas suas próprias características e o conselho é este, fazer o bem e evitar o mal faça o bem e evite o mal, é essencial trabalhar e a juventude não pode ter pressa de querer ter bens materiais, tem que compreender que o ser, é muito mais importante que o ter, foi assim que nós crescemos nesta província do Namibe, foi assim que nos ensinaram, de que devemos nos preparar para o futuro, para que sejamos alguém e não que tenhamos alguém, então caros namibenses esqueçam o ter, estudam juventude estude, para que amanhã possa ter uma vida em família saudável”.

 

Juiz presidente do Tribunal da Comarca do Namibe e cooordenador da província  judiciária do Namibe, Domingos Chingoma.

 

Os criadores de gado da província do Cunene, estão agastados com o índice de criminalidade traduzido em roubo dos seus  animais.

Os dados adicionais desta notícia é com o repórter Loide Espera, um trabalho de Dino Manuel .

Há necessidade de maior concertação para a prevenção e combate aos crimes de furto e roubo de gado, de modo a minimizar estes problemas que afligem os criadores a nível do país, advogou em Ondjiva o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Groz.

Estas declarações foram proferidas durante a realização de um workshop, que teve lugar na escola técnica de saúde que abordou sobre o furto de gado sobretudo na região sul de Angola.

A criação de animais constitui uma das principais actividades económicas dos habitantes de várias regiões de Angola.

Hélder Pitta Groz, Procurador-Geral da República

“Do pouco que tenho tido conhecimento por aquilo que leio e que me chega, há aqui de facto, que daí foi dito que isso é problema não só aqui dessa província, neste momento está afetar o país onde há criação de gado, foram feitos aqui no caso referido, a criação da natureza no Kwanza Sul e de Benguela e eu tenho sempre atenção ao seguinte, auscultar é muito bom, aucultar deve ser o início de qualquer acto que nós queiramos realizar que engloba mais do que uma pessoa mas concertar é que é fundamental porque estamos aqui auscultar, ouvir e depois não termos capacidade de fazermos consertação, esse exercício que aqui fizemos a casa portanto não tem valor nenhum, portanto deve sim auscultar mas agora como é que vamos consertar? Tem que haver essa consertação feita … Essa consertação e que há portanto engajamento de todos porque senão podia vir, nada mudou … ”

 

O responsável fez saber que apesar do pensamento da concertação ser global, é necessário que a aplicação seja mais local.

Hélder Pitta Groz, Procurador-Geral da República

“Para poder enfim minimizar bastante o problema que estamos a viver mas essa segunda fase que é de consertação, isso é fundamental é essencial e a consertação tem que ser local porque nós temos que pensar de uma forma global que é o problema que afecta o país, estamos a pensar no país, estamos a pensar no problema de todos que possam vir daí mas depois o activo, o ativo tem que ser local, não podemos ficar a espera que esta acção seja feita de uma forma global, uma forma nacional ou que aja alguma Organização que venha da capital … para ocorer aquele problema vamos assim dizer a forma de termos esta acção para a consertação mais local é bom ter aqui presente os criadores de gado são pessoas que vivem de capacitação, tem que por meio dos orgãos de defesa e segurança da lei presentes, acredito também que a sociedade cívil aqui também esteja presente porque e também ouvi aqui dizer que quando chega a justiça, significa que tudo o resto falhou, se tudo ocorrer, se os sistemas funcionarem, de sistema de prevenção o sector da educação, tudo isso funcionar dificilmente vamos ter que ir a justiça”.

 

Hélder Pitta Groz disse não acreditar que o roubo e furto de gado, seja uma questão cultural e aproveitou a ocasião para apelar o engajamento de todos.

Hélder Pitta Groz, Procurador-Geral da República

“Daí não acredito que seja um valor cultural transmitir que temos que roubar gado, há situações muito específicas, com certeza que isso acontece em situações muito concretas e bem identificadas, tudo mesmo é um aproveitamento que se possa fazer do que a transmissão dessas culturas, que também é educação, então temos que catalogar destas duas questões de educação e de prevenção com as comunidades, daí é necessário ter feito um trabalho muito forte a nível das comunidades,e não é num fórum como esse que vamos ter esse tipo de educação, tem que ser algo feito no terreno acompanhado com escola com a valorização porque quanto mais houver pessoas lideradas melhor será para todos nós, o que considerar compreender melhor estes valores”.

 

E a Governadora Provincial do Cunene, Gerdina Ulipamue Didalelwa, fala do registo de mil e quinhentos (1.500) crimes de roubos e furtos de gado, durante o ano 2023.

Gerdina Ulipamue Didalelwa, Governadora Provincial do Cunene

“Pela importância do gado na província e das famílias, o governo provincial tem dedicado nos últimos anos especial atenção aos fenómenos do furto de gado sobre tudo pelos contornos alarmantes que provoca na vida das populações só para referir alguns dados em 2023 a província registou um total de 158 crimes de furto de gado e as ações policiais desencadeiado culminaram na recuperação de 550 animais de diversas espécies sendo 168 buvinos, 365 caprinos, 13 suinos 4 azinos e 2 ovinos”.

 

Procurador-geral da República advoga solução local para o combate aos crimes de furto e roubo de gado.

 

A  unidade de produção agrícola do centro prisional do Bentiaba, município de Moçâmedes província do Namibe, que em tempos idos foi, um dos fornecedores dos mercados em produtos diversos, actualmente os niveis de produção conheceram uma redução considerável devido ao avançado estado de degradação dos equipamentos.

O Superintendente-chefe Isaías Cassule, director daquele centro de reeducação, disse que são necessários novos tratores, electro-bombas, sistema de irrigação gota-a-gota, entre outros insumos para alavancar actividade agrícola.

“Temos o problema da maquinaria, não temos uma maquinaria que suporta de facto a extensão do próprio estabelecimento porque nosso sistema da rede é do sistema de vala, o sistema de vala carece de maquinaria potente para poder fazer o sistema de irrigação no ar e nós não temos essa capacidade, por isso que de facto a nossa produção não tem sido a mais satisfatória para alavancar o nosso campo. Se podessimos ampliar de facto com a maquinaria como: motobombas de grande capacidade, tratores, então se podesse nos apoiar com essa maquinaria, talvez teriamos alavancado o Bentiaba porque o Bentiaba tem nome, já foi um campo que produzia em grande escala mas hoje temos de facto essas dificuldades, então não conseguimos produzir em grande escala. Produzimos aquilo que é de acordo as nossas possibilidades.

O sector que nós mais temos prioridade é agricultura. Que este estabelecimento consta do programa jizado pela Direcção Geral sobre alavancar a produção, em que foram dadas como prioridade os produtos como milho, mandioca e banana, para além de nós termos outros produtos que nos beneficia, quer os reclusos assim como outras orticulas que beneficiam os reclusos assim como efectivo, cultivamos o feijão, cultivamos a cebola, o repolho a couve, berinjela”.

Isaías Cassule, director do centro prisional do Bentiaba

 

Unidade de produção agrícola do centro prisional do Bentiaba necessita de  novos tractores.

 

A morte do membro do comité central do MPLA, o sociólogo Laurindo Vieira, numa aparente tentativa de roubo em plena rua da capital angolana, fez de novo levantar receios sobre o aumento da criminalidade em Luanda mas  a polícia diz que a situação está controlada. O correspondente  da Voz de América em  Luanda, Coke Mukuta completa esta  informação.

O suprientendente Nestor Goubel, porta-voz do comando provincial de Luanda, apelou a tranquilidade na população luandense, no acto de apresentação de meios apriendidos de vários detido, na operação levado a cabo na semana passada.

Nestor Goubel, Porta-voz do comando provincial de Luanda

“Há ocorrência de alguns crimes mas continuamos obviamente a levar os níveis de operações de acções com patrulhamento intensivo, para de facto levar o sentimento de segurança as populações. Há segurança sim, há segurança prova disso é os resultados que nos temos aqui e acções são realizadas permanentemente no comando provincial de Luanda, portanto dizer que, a policia continua a trabalhar, a policia continua a trabalhar permanentemente e obviamente que alguns, digamos na algumas zonas tida como criticas, alguns sinais de ocorrência de alguma forma preucupa sim a Direcção do comando provincial de Luanda mas tem sido dada as respostas para que inversão do conto”.

 

O jurista e antigo deputado independente da Casa-CE, Lindo Bernardo Tito, que viu o seu filho Vauqueni Tito de 26 anos de idade, raptado e libertado 12 horas depois em 2021, visto que a zona em Luanda que a instabilidade é um facto

Lindo Bernardo Tito, jurista e antigo deputado independente da Casa-CE

“A questão da criminalidade em Luanda fundamentalmente e no resto das províncias também existe é um facto sendo na realidade as autoridade competentes devem encontrar solução para por fim, ou no mínimo reduzir os níveis de criminalidad que são muito altos, nós temos acompanhado os factos que são publicados nas várias plataformas que hoje existem e pela comunicação social convencional mas a situação em Luanda que acontecem nos bairro todos santos dias que não são noticiadas, crimes graves e há zonas em Luanda, alguns bairro em Luanda que a instabilidade é grande, os moradores depois das 20 horas não podem se movimentar, isso é uma realidade, isso é um facto”.

 

O jurista Manuel Cagundo, tem a mesma opinião.

Manuel Cagundo, Jurista

“Que é verdade mesmo é que a criminalidade em angola aumentou significativamente, o que eu acho também que tem não algumas mas toda relação com os factos sucessivos que vemos, tal como é o caso de fenómeno do desemprego, essas crises sociais que vemos em Angola, claro esta que não podem resultar noutras situações, não podia desembocar noutras questões que não fossem criminalidade porque costuma dizer muitas vezes, quem tem fome não pensa, quem tem fome não raciocina, óbvio não se estranha que hoje tenhamos um número de criminalidade muito acentuado e assustador por conta da alta taxa de desemprego, por conta da alta taxa de sofrimento por parte das populações, claro que não estamos a justificar”.

 

A comuna da Lucira, município de Moçâmedes província do Namibe que foi  uma das maiores produtoras do peixe de qualidade, tem as pescarias   inativas por falta de embarcações de pescas e de outros incentivos para alavancar  actividade pesqueira. Estas e outras dificuldades  foram apresentadas  aos  deputados do núcleo parlamentar do Namibe que  desde ontem trabalham  naquela localidade.

O soba local Domingos Jamba, pede ao Executivo que encontre uma saida airosa para o relançamento do sector pesqueiro adormecido na sombra de imensas dificuldades. Das infraestruturas em terra, só restam  lebranças dos tempos aureos.

“Na área de pesca é uma luta, já vai milhões e milhões de anos que nós estamos a pedir ao nosso governo da província, que revela a situação de embarcações que é para actividade de pesca do cerco. Temos aí a pescaria do senhor Cabral Viera, que no tempo passado também tinha essas embarcações, hoje não faz sentir. Eles trabalham com duas chatas na armação, não passa de um modelo só de peixe, não passa de kimbungo e mujudeu, temos pescaria benguelense, estão aí a muitos anos sem recepção de uma embarcação para ser. E também temos ali a cooperativa que merece também ter um barco de cerco, com a pesca de linha para facilitar também emprego a juventude”.

Domingos Jamba, soba localidade da Lucira

 

Autoridades tradicionais da comuna pescatória da Lucira pedem ao governo o relançamento do sector pesqueiro.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This