O INÉDITO DOS NOSSOS DIAS

29.02.2024

Dois jovens “mulatos”, um chamam-lhe por “Laton” e outro desconhecido, do Município da Huíla-Lubango, percorrem dois dias intercalados de mini-autocarro no percurso Lubango-Namibe, com uma pequena bacia de morangos para vender no Namibe.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, viajamos no mesmo mini-autocarro tripulado pelo meu Ndengue “Wegue” e para aferir a veracidade factual sobre o negócio dos mesmos, comprei-lhes de dois mil kwanzas para mistura do meu sumo natural de mangas na electrificadora.

A observação e a experiência constituem elemento importante na fonte certa do conhecimento.

Percebi que estes jovens, não querem cometer crimes de assaltos ou roubos de coisa alheia.

Para o seu negócio de subsistência, não precisam pedir dinheiro a ninguém porque depois não vão conseguir restituir.

Não têm pressa, fazem um negócio de sua conveniência e sem muitos riscos de cadeia ou de serem burlados.

Mas o que me alegra, é a forma como são tratados amigavelmente “laton” por serem mulatos e eles a sorrirem e neste ambiente de “lactonização”, quando chegamos ao Namibe quase que a bacia já estava sem morangos.

Foi uma escola da humildade, se alguém quer fazer negócio seriamente, tem que seguir o exemplo destes dois jovens humildes, educados e com os olhos postos no ganha pão.

Quando queremos, podemos e conseguimos com fé em Deus.

Quero hoje homenagear “os patins” da Huíla como eles próprios autodenominam-se.

Meus caros jovens, tiro o chapéu por serem jovens sérios e decidirem trabalhar para ganhar dinheiro.

Eu vosso cota Chicoca Silivondela, também estou de malas feitas para o cultivo de feijão no Dongo e Tchamutete-Jamba.

Por razões profissionais, não é possível dedicar-me todos os dias no campo e o faço aos fins-de-semana.

Encorajo-vos a prosseguir e lanço um apelo aos nossos empreendedores, pessoas de boa fé para ajudar o negócio destes jovens crescer, com 50, 100 ou 200 mil kwanzas para estes jovens “laton” e outro, vendedores de morango na bacia, conforme a foto, Deus vos agradecerá grandemente.

NB. Eles podem ser localizados no parque de embarque dos mini-autocarros da Guedal, junto da quinta região político-militar.

Para lhes localizar, também podem ligar para os terminais: 927199738 (Rei da Placa) ou para 941821875 (Sandô). Armando Chicoca

Recentes

NFV FORA D` HORAS 11-04-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 11 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Advogado David Mendes diz que não se pode combater fome olhando para importação; 2 - Governador do Namibe considera haver ainda muitos casos de Malária na zona norte da província;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This