NFV FORA D` HORAS 22-03-2024

26.03.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira, 22de Março de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Feira do gado aberta hoje sexta-feira no Namibe, com cerca de duzentas cabeças de gado;

2 – SIC Namibe deteve sete cidadãos nacionais por suposto envolvimento em crimes diversos;

3 – Juventude do Namibe com sonho da casa própria cada vez mais adiado;

4 – Cunene: atraso na aprovação do projecto de infraestruturas integradas, condiciona reabilitação das ruas da cidade de Ondjiva;

5 – Lançada campanha para libertação de ativistas condenados em Angola.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

Cerca de duzentas cabeças de gado, entre bovinos, caprinos e suínos que serão leiloados este sábado além de outras espécies de que o país é potencial produtor, estão patentes ao público desde esta sexta-feira 22 de Março na feira do gado, no bairro Cambongue, arredores da cidade de Moçâmedes província do Namibe, inserida no programa das Festas do Mar. Víctor Panzo, porta-voz do certame que conta com cerca de cem expositores provenientes da Huíla, Cunene, Luanda e Benguela, prevê um volume de negócio que pode superar os 250 milhões de Kwanzas.

“Já no primeiro dia temos cerca de cem (100) expositores provenientes nos mais variados pontos da província do Namibe, Luanda, Benguela, Cunene e da Huila. O cenário vai se compondo nestas primeiras horas do dia, vamos recebendo ligações de expositores das outras paragens daqui do nosso pais com muita vontade de vir na nossa província, nesta altura nós temos aproximadamente duzentas cabeças de gado entre bolvino, caprino e suinos, amnhã no segundo dia teremos o grande leilão de gado como é de apras das nossas feiras, nós fazemos isso, hoje está reservado para os debates cujo os temas serão aqui abordado, e um deles que preocupa a todos nós que tem que haver com a peste suina africana vamos abordar também o fenomeno de roubo de gado que é uma situação preocupante para todos produtores de gado e não só e no final da tarde está reservado a um tema ligado ao agronegocio no seu todo onde vamos abordar aqui as questões ligadas a esses sectores desafios e também as técnicas para a implementação desse negócio”.

Victor Panzo, Porta-voz da Organização da Feira agropecuária

Durante o certame, os feirantes vão abordar temas relacionados com o fenômeno de roubo de gado, peste suína e técnicas de implementação do agronegócio. Ouvíamos Víctor Panzo, porta-voz da organização.

 

Operações de buscas e apreensões desencadeadas pelo SIC, resultaram na detenção de sete (7) cidadãos suspeitos de vários crimes. Os dados adicionais desta matéria é com Edson Fela.

Sete cidadãos nacionais foram detidos nos últimos dias da semana finda, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, pelos Serviços de Investigação Criminal, por presumível envolvimento em crimes de roubos e vandalismo de bens públicos.

O porta-voz daquele órgão, José Lolina confirma as ocorrências.

José Lolina, Porta-voz do SIC no Namibe

“Ainda no âmbito do cumprimento dos mandatos de busca e apreenção, nós o SIC conseguimos proceder a detenção de sete cidadãos nacionais, quatro desse envolvidos no furto que ocorreu na escola Multiaquevela no bairro Kambongue, onde na altura subtrairam portas e janelas de caixilaria e outros bens diversos, dizer também que na mesma sequência, os restantes dos cidadãos detidos estão envolvidos nos furtos que ocorreram na centralidade da praia Amélia onde subtrairam também portas, janelas sanitas e outros meios e por último um dos cidadãos foi detido pelo crime de roubo de uma motorizada de marca Baldex este que ocorreu no bairro 5 de Abril, onde foi vítima um cidadão de 25 anos de idade mototaxista, o acusado fez-se passar de passageiro atraiu a vítima até um determinado ponto e quando finjia que proceder o pagamento disferiu com um objecto contundente na nuca da vítima fazendo com que este perdesse os sentidos e posteriormente subtraiu a motorizada, graças as deligências levadas a cabo pelo SIC em torno desse caso também culminou então com a detenção desse cidadão e agora também a apreenção da motorizada”.

Serviços de Investigação Criminal do Namibe, deteve em Moçâmedes sete cidadãos nacionais por suposto envolvimento em crimes de natureza diversa.

 

A reabilitação das ruas da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, degradadas pelas enxurradas, está condicionada à aprovação do projecto de infraestruturas integradas por órgãos centrais do Executivo. A governadora provincial Gerdina Didalelwa disse que apesar de ser oneroso, o projecto vai gerar novas infraestruturas que vão conferir uma nova imagem a cidade de Ondjiva.

Segundo revelações da governante, atualmente decorrem trabalhos paliativos que consumiram dos cofres do Estado mais de duzentos milhões de Kwanzas.

Gerdina Didalewa, Governadora da Província do Cunene

“Este projecto vai melhorar definitivamente a situação da cidade de Ondjiva vai pavimentar as vias, trabalhar na macro drenagem das águas, o que nunca foi feito e temos também novas infraestruturas a serem erguidas dentro desse projecto que precisa de muito dinheiro mas que irá melhorar a nossa cidade, aliás teremos o problema definitivamente resolvido em contrapartida ganharemos novas infraestruturas. Neste momento esta pequena intervenção que está a ser feita sem contar com a via que está a frente da média teca, já estamos a falar em 240 milhões de kwanzas”.

A reabilitação das ruas da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, degradadas pelas enxurradas está condicionada à aprovação do projecto de infraestruturas integradas por órgãos centrais do Executivo.

 

A juventude do Namibe vê-se cada vez mais distanciada do sonho da casa própria. O índice do desemprego, salários míseros, associado ao elevado custo de material de construção, inviabilizam a juventude concorrer aos projectos habitacionais, e o sonho da casa própria cada vez mais adiado. O Secretário do Conselho provincial da Juventude do Namibe, Stévio Savazuca, disse à rádio pública local que o órgão juvenil que dirige, está a encetar contatos com as autoridades governamentais para concessão de terrenos aos jovens para a auto construção dirigida.

“Temos estado a partilhar com o Governo e as administrações, no sentido de vermos uma forma mais acertiva quanto a questão da distribuição dos terrenos, e de igual forma a celeridade do processo de aquisição dos mesmos”.

Stévio Savazuca, Secretário do Conselho provincial da Juventude do Namibe

O Conselho Provincial da Juventude do Namibe, desdobra-se em contatos com as autoridades governamentais para concessão de terrenos aos jovens que sonham com a casa própria. Ouvíamos o Secretário provincial, Stévio Savazuca.

 

O Observatório para a Coesão Social e Justiça, iniciou nesta semana uma campanha internacional em prol da libertação de vários ativistas condenados em setembro do ano passado, que consideram serem presos políticos.

A campanha visa a recolha de assinaturas em apoio à libertação de ativistas, que segundo o presidente da organização, foram vítimas de prisões arbitrárias, julgamentos encomendados e de sentenças injustas. Coke Mukuta, da Voz da América em Luanda, completa esta informação.

O Observatório para a Coesão Social e Justiça, iniciou nesta semana uma campanha internacional em prol da libertação de vários ativistas condenados em setembro do ano passado, que considera serem presos políticos.

A campanha visa a recolha de assinaturas em apoio à libertação de ativistas que, segundo o presidente da organização, foram vítimas de prisões arbitrárias, julgamentos encomendados e de sentenças injustas.

A campanha está relacionada com ativistas condenados pelo Tribunal de Comarca de Luanda, por se manifestarem contra restrições impostas aos mototaxistas..

Adolfo Campos, Gildo da Silva Moreira, mais conhecido por “Tanaice Neutro”, Hermenegildo André, também conhecido por “Gildo das Ruas”, e Abrão Pedro Santos foram condenados em setembro de 2023, a dois anos e cinco meses de cadeia efetiva pelos crimes de desobediência e resistência.

Zola Bambi aponta o desrespeito pelos direitos fundamentais por ter sido aplicada uma sentença encomendada.

“O Observatório para a Coesão Social e Justiça, entendeu lançar esta campanha de solidariedade, para a liberdade dos ativistas presos em atenção à situação crítica grave de negação de justiça que está a ser demonstrada de forma flagrante”, explica aquele advogado, que diz ter esgotado todos os recursos internos, mas sem sucesso.

Por esta razão, Zola apela à comunidade internacional para intervir neste que considera ser mais um caso de prisão política.

“Acreditamos que não é normal o que está a acontecer com estes jovens. Todos os mecanismos legais foram despoletados, todos os procedimentos que a lei permite e até ao momento não se respondeu nada a seu favor, e pior, estão estes jovens presos quando não deviam estar porque o que os levou neste processo não tinha nada de violento e não levava a pena maior”, aponta Zola Bambi.

Por seu lado, o jornalista e ativista Rafael Marques, afirma que diariamente o país evidencia a urgência de um diálogo para proteger os direitos fundamentais.

Ele chama atenção à repressão policial contra os grevistas que nesta quinta-feira, 21, cumpriam o segundo dia de greve.

“Uma pergunta que se coloca e é isso que nós temos de refletir, quando falamos de direitos estamos a falar para todos, onde é que os agentes da polícia levam os seus pais, as suas mulheres, os filhos? Nos hospitais públicos, ou seja, nós reprimimos o próprio irmão”, afirma.

Rafael Marques faz notar que, devido à ausência de uma cultura de respeito pelos direitos humanos, “nós estamos a ver agora com aquelas figuras mais próximas de José Eduardo dos Santos que hoje estão a ser politicamente torturados por via judicial” .

“Hoje só tem proteção aqueles que estão debaixo das asas do Presidente”, afirma Rafael Marques, que apela à criação de proteção para que os atuais governantes não sejam vítimas dos futuros dirigentes.

Peça de Coque Mukuta, correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 11-04-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 11 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Advogado David Mendes diz que não se pode combater fome olhando para importação; 2 - Governador do Namibe considera haver ainda muitos casos de Malária na zona norte da província;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This