HÁ BLOQUEIO EXISTENCIAL PARA SURGIMENTO DE NOVOS PARTIDOS POLÍTICOS EM ANGOLA

12.04.2024

Há bloqueio existencial para surgimento de novos partidos políticos em angola.

Por: Leonardo Quarenta

Bandeira do partido do MPLA e da UNITA

O Espaço Político Angolano não está, necessariamente ocupado pelo MPLA e pela UNITA, o que acontece, é que existe um “bloqueio” existencial político-estratégico, que impede o surgimento de novos Partidos Políticos, e isso faz do MPLA e da UNITA os dominantes da Política angolana, não por não haver espaço para uma “Terceira Via”, mas por haver “Monopólio e Bloqueio” da Política Estatal por parte desses dois Partidos. Mesmo para a UNITA estrategicamente, convém que não surjam mais outros Partidos Políticos.

 

Para os sistemas políticos africanos, quanto menor é a concorrência na busca pelo poder e pela Administração do Estado, melhor é… não se trata de ser mais democrata ou menos democrata, mas porque esta é a dinâmica do poder, tal como defendem os Elitistas e os Realistas.

Politicos angolanos

Não existe político nenhum, que irá dizer ao povo, exactamente aquilo que pensa, porque as estratégias políticas impõem regras rígidas e confidenciais ao político, portanto, de modo geral, um político irá manifestar simplesmente o necessário, irá dizer somente àquilo que o povo quer ou deve ouvir, e sempre que, por um descuido qualquer ou por falta de atenção, dizer uma grande verdade, será criticado e mostrará a sua verdadeira face, porque politicamente tinha de “mentir”, mas publicamente tinha que “ludibriar”, assim é a política, e nós políticos sabemos e conhecemos as regras do Jogo.

Contudo, nas democracias devem sim, existir vários Partidos Políticos (organizações concorrentes sérias), na busca pelo poder de Estado, para darem mais opções de escolha aos cidadãos, mas o que se passa em Angola, é a existência de uma espécie de “Monopólio Político” entre o MPLA e a UNITA, ou seja, há um bloqueio existencial sistémico Político-Estatal, que impede a entrada de outros Players.

Saudações Político-Diplomáticas!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-05-2024

Noticiário NFV, edição sexta-feira, 17 de Maio de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Lançado no Namibe prêmio fórum do jornalismo; 2 - Jovens reagem com ressentimento, o cancelamento do curso superior de saúde; 3 - Elevado custo de material de construção, adia sonho...

JOÃO LOURENÇO FAZ HISTÓRIA NO NAMIBE

A deslocação do presidente da República João Lourenço ao IONA, no município do Tômbwa, inaugurar infraestruturas construídas de raiz pela empresa sul africana, African Parque, gestora do parque nacional local, concomitantemente em contacto com os autóctones mucubais,...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This