NFV FORA D` HORAS 18-04-2024

19.04.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 18 de Abril de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Procurador Mário Lumbundo, diz que diariamente dão entrada casos de fuga paternidade na procuradoria do Namibe;

2 – Populares que vivem na montanha da Leba serão realojados  nos muncípios da Bibala,  Namibe, e na Humpata na Huíla;

3 – Psicólogo Clínico, do Namibe, António Matias Fiel, antigo funcionário da Saúde defende valorização da especialidade;

4 – Na província do Cunene aumentam casos de gravidez precoce e SIDA;

5 – Caminhos-de-ferro de Moçâmedes devem ser privatizados, defende economista.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Procurador Mário Lumbundo, do Namibe, afirmou que diariamente dão entrada na Procuradoria local, casos de fuga a parternidade.

O Magistrado do Ministério Público, abordado pela rádio pública local, diz que os militares, polícias e professores, são os que mais se furtam prestar assistência social aos seus filhos.

“Podemos calcular média de três ou quatro por dia, e as questões estão entrantando, questões de várias natureza como eu dizia desde a falta de assistência de filhos, deste os estabelecimentos de criação e outras situações relacionadas com a tutela de menore, de forma geral as pessoas que estão desempregados é que têm mas dificuldades económicas, e estas têm solucionado problemas que têm sido um pouco mais complexo apesar de que nínguém está isento de cumprir com as suas obrigações enquanto progenitores, por unsuficiência económicas qualquer que se presa a ser pai, deve sempre fazer esforço para garantir o sustento dos seus filhos, mas a par disso também temos tido situações de alguns que não têm problemas de rendimento, no caso de professores, polícias e militares onde verificamos que mesmo tendo outros pontos de proveitos mensais e que as vezes é cumprir com a sua prestação que sustenta família, tem se encontrado muitas dificuldades, e naqueles casos que as vezes entre os progenitores não há entendimento então tem feito recurso no tribunal por intermedio da procuradoria para ver de facto esses interesses tutelados”.

Mário Lumbundo, Procurador da província do Namibe

Procurador do Namibe, Mário Lumbundo. Refira-se que próximo dia 27 deste mês, a Procuradoria-Geral da República em Angola completa 45 anos da sua institucionalização.

 

Populares que se dedicam ao corte de lenha e fabrico do carvão, na Serra da Leba no Namibe, vão ser reassentados nos município da Bibala província do Namibe, e na Humpata província da Huíla. Esta é uma das decisões saídas do primeiro encontro de alto nível, entre os governos provinciais do Namibe e da Huíla realizado recentemente no município da Bibala. A Administradora da Bibala, Luzia Arcanjo, assegurou à rádio pública que neste momento prepara-se o terreno na localidade das Mangueiras, na Bibala, onde vão exercer actividade agrícola.

Luzia Arcanjo, Administradora do município da Bibala

“Nós estamos a trabalhar nas mangueiras, estamos a fazer limpeza do terreno e depois ver os serviços sociais que vamos emplementar no local, nesse momento estão as equipas a trabalhar queremos ver se conseguimos terminar com a limpeza do terreno, talionamento, todo espaço para podemos fazer o reacentamento da nossa população no local indicado estamos a falar aí de uma área de  duzentos hequitáres para receber cinquenta famílias numa primeira fase mas vai ter espaço para mais famílias”

Administradora do município da Bibala província do Namibe, Luzia Arcanjo. Já tiveram início os trabalhos de preparação do terreno, onde serão realojados cidadãos que se encontram na encosta da Leba, onde sobrevivem da comercialização da lenha e do carvão.

 

O Psicólogo Clínico, do Namibe,  António Matias Fiel, antigo funcionário da Saúde, agora na reforma, defendeu a valorização da especialidade dada a sua  importância na prevenção, promoção da saúde mental, tratamento, dignóstico e a reabilitação das pessoas que estão acometidas com problemas psíquicos. O Psicólogo teceu estas considerações esta quarta-feira´, 17 de Abril, no espaço Mwangolé, do Namibe Fala Verdade.

António Matias Fiel, Psicólogo Clínico da província do Namibe

“Os psicólogos são chamados para intervirem nos casos em que as pessoas agem do ponto de vista comportamental de uma forma deturbada, de uma forma errada, a psicologia é necessária em todos os lugares, como dizia o senhor jornalista, em todos os sítios, nos hospitais o psicólogo clínico é importante porque ele vai trabalhar ao lado do médico, ele vai intervir em situações em que o médico não pode fazer como exemplo: situações que afetam a vida emocional, a vida psíquica do paciente, eles fazem essas interconsultas dentro dos hospitais e vamos olhar para saúde pública onde os psicologos têm que sair nos programas de promoção, programas de prevenção, dando palestras, informando a forma de como prevenir os problemas mentais das pessoas, infelizmente a psicologia é uma ciência nova as pessoas não têm ainda o hábito de fazer recurso ao psicólogo, porque têm nas suas mentes  de que o psicólogo é apenas para um esquisofenico, tas a falar de maluco, mas o psicólogo aparece tanto nos problemas de adoencimento como pessoas saudáveis para certas orientações úteis na vida.”

Psicólogo Clínico, do Namibe,  António Matias Fiel, e a importância da sua especialidade nos hospitais e não só.

 

Gravidez precoce e aumento de casos de SIDA, estiveram em debate nesta terça-feira, 17 de Abril no Cunene. Os pormenores desta notícia é com o jornalista Armando Chicoca.

A governadora Gerdina Ulipamwe Didalelwa manifestou-se nesta terça-feira, 16, preocupada com aumento de casos de contaminação do HIV-SIDA no Cunene, durante a palestra realizada na mediateca “António Didalelwa”, rebuscou os dados estatísticos de 2023 sobre a evolução do HIV-Sida no Cunene. A palestra realizou-se sobre o tema:” saúde e autocuidado na adolescência e juventude”, promovida pela primeira dama Ana Dias Lourenço.

Gerdina Ulipamwe Didalewa, Governadora da província do Cunene

“As doenças sexualmente transmissiveis, a gravidez precoce, assuntos a serem abordados constituem problemáticas que merecem a máxima atenção da família, da sociedade e do Estado. Se apresentam como fenómenos que comprometem o futuro prospero dos jovens e consequentimente do país”.

 

A gravidez precoce tira as meninas das escolas e mutila o desenvolvimento da criança.

Gerdina Ulipamwe Didalewa, Governadora da província do Cunene

“A gravidez na adolescência tem se intensificado cada vez mais, elevando os efeitos negativos no processo de ensino e aprendizagem por conta do abandono escolar. Na nossa província por ter uma vasta área fronteriça, com grande mobilidade de pessoas de diversas nacionalidade propicia a ploriferação de doenças sexualmente transmissiveis para reforçar a minha preocupação tomemos com exemplo o ano de 2023. Foram realizadas cinquenta e dois mil e quinhentos e trinta e seis testes de HIV, dos quais mil e quatrocentas e trinta e quatro pessoas testaram positivo, e destes apenas oitucentas e sessenta e uma iniciaram o seu tratamento”

 

A primeira Dama Ana Dias Lourenço, com apoio dos parceiros, promete levar o tema a todas províncias de Angola.

Ana Dias Lourenço, Primeira dama da República

“Decidi realizar essa palestra aqui em Ondjiva, porque pretendo dar resposta a muitas solicitações que os jovens dessa província me dirigiram. Foram apenas algumas horas, acredito que não foram o suficiente para a absorção plena do conhecimento, sobre comportamentos saudaveis, saúde sexual reprodutiva, gravidez precoce, casamentos precoces, prevenção de doenças sexualmente transmissiveis, planeamento familiar e as implicações de tudo isso na saúde mental dos adolescentes e jovens. Fica aqui a promessa e o compromisso de que, com o apoio do governo da província do Cunene, e certamente com o vosso apoio e o engajamento dos outros jovens da província que não podiam estar aqui todos, tornarmos isto de forma mais permanente, sustentável portanto ser algo que possa ser vivido, no vosso dia-a-dia”

 

António Matias Fiel, psicólogo clínico chamado a reagir, disse que a iniciativa da primeira dama de Angola deve chegar a todos os recantos do país.

António Matias Fiel, Psicólogo Clínico da província do Namibe

“Eu gostaria de insentivar a primeira dama, se pudesse passar por todos os sítios seria muito bom”.

A luta contra a proliferação das doenças sexualmente transmissíveis deve ser incessante e aqueles que contaminam depois de conhecer o seu estado serológico devem ser responsabilizados. A gravidez precoce deve igualmente ser travada.

 

Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes devem ser privatizados, defende economista. José Makuva reagia à decisão do Conselho de Administração do CFM, com sede no Lubango. Teodoro Albano da Voz da América, completa esta informação.

Caminhos-de-ferro de Moçamedes

José Makuva reagia à decisão do Conselho de Administração do CFM), com sede no Lubango, de lançar um programa para rentabilizar as suas infraestruturas ferroviárias construídas ao longo dos cerca de 900 quilómetros da linha que liga as províncias do Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

O programa, a ser executado no âmbito das parcerias público-privadas, visa capitalizar os investimentos milionários efetuados pelo governo angolano no quadro da reabilitação e modernização do CFM.

O mesmo está a ser cumprido através de uma concessionária que trata da gestão e rentabilização do património da empresa.

O economista Altino Silvano vê mérito na decisão, mas alerta para a importância da transparência no processo.

“Os concursos devem ser transparentes, devem vencer os melhores, os que apresentarem melhores propostas, aqueles que têm melhores capacidades técnicas e financeiras para poderem explorar essas infraestruturas, porque senão corremos o risco de termos vencedores que não tenham capacidade nenhuma nem sequer experiência e se assim acontecer poderão comprometer os grandes desafios com essas infraestruturas”, diz.

Cético com a medida está o economista José Makuva, que analisa a decisão como uma forma que a empresa encontrou para atenuar os prejuízos que as empresas públicas no geral estão a registar com o cenário económico desfavorável dos últimos anos.

José Makuva entende que a rentabilização do CFM passaria pela sua privatização.

“Não é um programa que se espera que traga resultados satisfatórios. O ideal era que a própria empresa fosse privatizada ou, pelo menos, fosse terciarizada, no sentido que ela estivesse a funcionar totalmente dentro das regras do mercado. Com essa decisão penso que ela vai continuar na mesma sem que se espere dela grandes resultados”, afirma Makuva.

Neste momento, estão disponíveis espaços para exploração ao longo da linha, anunciou o diretor comercial do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, Carlos Roll.

Caminhos-de-ferro de Moçamedes

“O Caminho-de-ferro de Moçâmedes tem à disposição os espaços das estações ao longo da linha para parceria para que esses autores montem um negócio, um escritório, desde que não ofendam o interesse público-privado”, disse Roll.

O CFM beneficiou-se a partir do meio do início da década do ano de 2000 de avultados investimentos no âmbito do crédito da China a Angola que permitiu a reabilitação e modernização da linha, construção de estações, armazéns e outras infraestruturas de apoio.

Os investimentos milionários que marcaram o início da entrada em força de dinheiro chinês em Angola contemplaram igualmente o Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) e o Caminho-de-ferro de Luanda, (CFL).

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This