NFV FORA D` HORAS 13-05-2024

13.05.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 13 de Maio de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Ministério do Turismo quer modelo de financiamento, mais facilitado para operadores do ramo;

2 – Ministério dos Transportes vai requalificar, e modernizar faróis de ajuda de navegação marítima;

3 – Moto-taxistas do Namibe paralisam sua actividade para exigir governo, a aprovação da proposta de aumento de preço;

4 – No Tômbwa (Namibe) naufrágio de embarcação de pesca artesanal causa um morto;

5 – Pragas afectam mais de 30 mil campos agrícolas no Cunene.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Ministro angolano do Turismo, assegurou muito recentemente no Namibe, que vai levar ao debate da equipa económica do governo, a reestruturação do modelo de financiamento de linhas de crédito no país, visando facilitar adesão dos operadores do ramo ao processo

Mário Daniel, Ministro do Turismo

Mário Daniel, deu essa garantia no termo do seu périplo de cinco dias ao Namibe, que o levou a conhecer o potencial turístico da província.

Ministro angolano do Turismo, Márcio Daniel, no termo da sua visita de trabalho ao Namibe.

 

O Ministério dos Transportes, tem em carteira Projecto de requalificação e modernização de faróis de ajuda à navegação marítima, no Namibe. Segundo o Capitão do Porto do Namibe, Camata Chiama, que revelou esta informação à rádio pública, aquando da sua recente visita ao Faról de Santa Marta na comuna piscatória da Lucira, o projecto inclui a formação de recursos humanos.

Camata Chiama, Capitão do Porto do Namibe

 

Nazareth Neto, Presidente do Conselho da Administração do Porto do Namibe

Entretanto, foi constituida uma comissão multissectorial que vai trabalhar na implementação do referido projecto, segundo assegurou o Presidente do Conselho da Administração do Porto do Namibe, Nazaré Neto.

O Porto do Namibe cria comissão multissectorial, para a implementação do projecto de requalificação e modernização dos faróis de ajuda à navegação marítima.

 

Os moto-taxistas do Namibe, decidiram paralisar a sua atividade hoje segunda-feira 13 de Maio, para exigir ao governo aprovação da sua proposta de nova tabela de preço. Walter Mavando (Nókia) Presidente da Associação dos Moto-Taxistas do Namibe, alega como justificação o cancelamento da subvenção do preço da gasolina e o custo dos acessórios de motorizadas.

Walter Mavando, Presidente da Associação dos Moto-Taxistas do Namibe

Walter Mavando (Nókia) Presidente da Associação dos Mototaxistas do Namibe. Os seus associados paralisaram hoje a sua actividade para exigir ao governo, aprovação da sua proposta de nova tabela de preço.

 

Uma embarcação de pesca artesanal denominada MARAVILHA, naufragou a meio da semana finda nos mares do município do Tômbwa, província do Namibe, com sete pescadores a bordo. Segundo a rádio pública local, o incidente marítimo ocorreu na zona da Baía dos Tigres, onde o exercício da actividade de pesca está proibida por Lei. Paulo Luciano um dos sobreviventes conta como o sinistro aconteceu.

Paulo Luciano, um dos sobreviventes do naufrágio 

 

Feliciano Paulo, mestre da referida embarcação conta as circunstâncias em que ocorreu o incidente, que vitimou mortalmente o seu irmão, Manuel Gamboa Caluiombo, que era contra-mestre, cujos restos mortais encontram-se na morgue dos hospital do Tômbwa.

Feliciano Paulo, um dos sobreviventes do naufrágio 

Uma embarcação de pesca artesanal denominada MARAVILHA, naufragou a meio da semana finda nos mares do município do Tômbwa, uma semana depois de uma outra embarcação ter naufragado com cinco pescadores a bordo, ainda desaparecida.

 

Trinta mil e 150 campos agrícolas familiares dos municípios de Ombadja, Cahama e Curoca, na província do Cunene, ficaram afectados pelas pragas da lagarta militar e a matrirididi, durante a campanha agrícola 2023/2024. Edson Fela completa esta informação.

Os dados foram avançados, na semana finda, à ANGOP pelo Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pesca, por ocasião do Dia Internacional da Sanidade Vegetal, a assinalada este domingo, 12 de Maio.

De acordo com o relatório fitossanitário da província, 22 mil e 800 lavras foram atacadas, durante o ano agrícola, nas comunas de Mocupe e Humbe (Ombadja) com prejuízos avaliados em 20 a 30 por cento dos cultivos.

Já no município do Curoca, foram contabilizadas sete mil e 200 lavras, enquanto Cahama registou 150 campos agrícolas devastados pela lagarta militar, causando prejuízos na ordem dos 40 por cento nos cultivos semeados, nos meses de Novembro e Dezembro, e 90 da cultura de Janeiro a Fevereiro.

A fonte salienta que a lagarta militar é a que mais prejuízo causou aos cultivos de massango, massambala e milho em toda a extensão da província com maior incidência nos municípios do Curoca e Cahama.

aponta a sanidade vegetal como um dos temas mais importantes da actualidade, visando aumentar a consciencialização e cumprir a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Peça do Edson, Jornalista do NFV

E com esta notícia colocamos ponto final no jornal NFV, edição de segunda-feira 13 de Maio de 2024. Recebam o forte abraço à distância do vosso companheiro Dino Manuel. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 14-06-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 14 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: Comunidade albinista clama por fim de discriminação e esclusão social; 2 - Empresários namibianos do ramo de turismo querem investir no Namibe; 3 - Refugiados da RDC...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This