A MENTIRA E SUAS PERNAS CURTAS NA ERA DA INFORMAÇÃO

18.06.2024

A mentira e suas pernas curtas na era da informação

Por: Abelardo Lemba

Vivemos numa era em que a informação se propaga tão rapidamente quanto uma praga de gafanhotos, cria cenários em que tanto verdades quanto mentiras se espalham com facilidade alarmante. Dentre estas, a disseminação das mentiras é particularmente preocupante. A capacidade das pessoas de assimilar falsidades como se fossem verdades, tornou-se um fenómeno alarmante. As redes sociais, com seus sistemas de engajamento baseados em likes, views e comentários, agem como uma vacina de serotonina, incentiva a postagem de inverdades e cria uma dependência de validação virtual. Muitas pessoas agora tiram conclusões sem questionar ou ler, julgam sem ouvir o outro lado e ignoram pontos de vista divergentes. Esse comportamento totalitário, que rejeita qualquer perspectiva diferente, é prejudicial à nossa sociedade.

 

Entretanto, o Namibe apresenta um exemplo inspirador com o projecto dos camelos, que se enquadra no âmbito do agronegócio e turismo. Em parceria com um dos países mais prósperos do mundo, os Emirados Árabes Unidos, esse projecto promete resultados muito positivo e deve ser motivo de grande orgulho para todos nós. O projecto está a ser preparado com grande cuidado pelos dois Estados.

Primeiro lote de camelos para fomento do Turisimo no Namibe

O primeiro lote de camelos já chegou e está em fase de adaptação. Observamos que a adaptação será rápida, dada a forma como os animais reagiram ao pisar o solo abençoado da Bibala. O feno e a água foram bem assimilados, e os camelos gozam de boa saúde, indicando que a taxa de sucesso será superior ao esperado. Veterinários dos Emirados Árabes Unidos, permanecerão na Bibala durante um ano para troca de experiências com os nossos técnicos. Além disso, este lote trouxe camelos em estado de gestação, o que nos faz acreditar que, em breve, presenciaremos o nascimento dos primeiros de muitos camelos.

Neste contexto, é crucial que nos eduquemos para erradicar o espírito do “antitudo” – aquele que vê mal em tudo e tira conclusões sem ouvir quem sabe mais. Se queremos que o Namibe se torne uma âncora do turismo, devemos investir seriamente nos homens e mulheres locais, começando por desaprender maus hábitos que impedem o nosso desenvolvimento. Quando superarmos essas barreiras com vontade e trabalho, tudo acontecerá naturalmente. Devemos formar uma corrente de fé e apoio a todos os envolvidos nesta causa.

 

A mentira não pode subverter a verdade; suas pernas devem continuar curtas. É falsa a imagem que circula nas redes sociais alegando que alguns camelos morreram. Precisamos alimentar nossos corações e mentes com verdade e amor, torcer para que este bem colectivo sirva como um elemento estruturante na diversificação da nossa economia.

Abelardo Lembra, Administrador municipal do Tômbwa.

O projecto dos camelos foi implementado na Bibala, o terreno não foi vendido, e o melhoramento das infraestruturas foi financiado pelos EUA. Este projecto é uma demonstração de amizade entre os povos, e há memorandos assinados em várias áreas, incluindo energia, tecnologia, agronegócio, turismo, saúde e mineração. Nem todos os projectos serão materializados ou reflectidos directamente no Namibe; alguns irão para outras províncias. Contudo, vale destacar que o turismo terá uma grande inclinação para o Namibe, a terra da felicidade. E já sabem o que turismo pode trazer?!

Fiquem atentos, pois nos próximos tempos haverá bons sinais. Assimilem bem o lema do Governo Provincial do Namibe: Fazer mais e melhor pela vida das pessoas concretas.

Diga não aos antitudo
Diga não a mentira
Juntos somos mais fortes.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This