NAMIBE: JORNALISTAS E ADVOGADOS TERÃO CASA PRÓPRIA

30.06.2024

Unir para servir a classe de jornalistas no Namibe, é o propósito que norteou a actual equipa do SJA no Namibe, constituída por Armando Chicoca, secretário Províncial, Elias Guito, Secretário Províncial Adjunto, Lourdes Ester Estevão, Rui Nelson, Pedro Cafiele (porta-voz) e José Mário (assuntos jurídicos)

Por: Armando Chicoca

O jornalista Pedro Cafiele foi convidado para a rádio Despertar em Luanda, e o Jornalista e jurista José Mário, chamado pelo governador Archer Mangueira, a exercer o cargo de Director do Gabinete Províncial de comunicação Social, depois de duras críticas dos profissionais contra a anterior Directora do GP da CS no Namibe.

O SJA no Namibe em parceria com as autoridades da província, e com a sabia liderança do novo Director do Gabinete Províncial da Comunicação Social (sindicalista), José Mário, estão abertas as fontes oficiais para todos órgãos (públicos e privadas), sem constrangimentos, desde a cidade capital do Namibe aos Municípios e comunas, as autoridades falam sem receio dos projectos e actividades que realizam.
Depois do ganho pela abertura das fontes, que diga-se não foi tarefa fácil, agora a luta do SJA no Namibe tem a ver com a componente dignidade dos membros da classe.

Dois jornalistas com mais de 40 anos de profissão (Esmael Pena e Armando Chicoca), em 2012 aproveitaram a visita de trabalho ao Namibe da então Secretária para assuntos sociais da presidência da República, Rosa Pacavira, na era da construção das famosas casas evolutivas, consulado do presidente José Eduardo dos Santos, onde a favor da classe propuseram a situação degradante de alguns jornalistas na província, que não tinham carta de aceite ao pedido, condicionando os jornalistas a organizarem-se, e à presidência patrocinar a construção.

Este propósito ganhou espaço com a criação do SJA no Namibe, que assumiu esta responsabilidade de junto do governo do Namibe, conseguir espaço para 52 jornalistas já alistados, e que agora com o espaço já disponibilizado pelo governo provincial, passo subsequente é junto da presidência da República, fazer chegar o projecto para o patrocínio de construção de 52 residências do projecto do SJA no Namibe, denominado “Cantinho do Jornalista”, nas mediações do Instituto Gregório Semedo e a centralidade 5 de Abril.

O novo lema lançado no Namibe pelo governador Archer Mangueira é: “juntos queremos, juntos podemos e juntos conseguimos”, tem galvanizado vários segmentos da sociedade e a ordem dos advogados de Angola não quis ficar de fora.

 

A ORDEM DOS ADVOGADOS EM ANGOLA NO NAMIBE, TAMBÉM LUTA PELA DIGNIDADE DA CLASSE

Durante a recente visita do renomado advogado David Mendes ao Namibe, em conversa não gravada pelo Pungo a Ndongo, conforme as imagens fotográficas reportam, no encontro de cortesia com o presidente da OAA, a convite deste, Olgario Tavares, já no segundo mandato, mercê da confiança pelo trabalho a favor da classe, disse que o Conselho provincial da Ordem dos advogados no Namibe, luta incessantemente pela dignidade da classe.

David Mendes, Advogado na província de Luanda

Tem havido tendência de alguns juízes que ainda não perceberam os ventos da mudança na forma de ser, estar e relacionar-se com os advogados no exercício da administração da justiça, e acham-se de senhores absolutos ao ponto de denegrir a figura do advogado durante audiência, “nós não podemos permitir esta conduta de alguns juízes”, disse.

Lamentou por outro lado a falta de condições em tribunais, para acomodação dos advogados puderem conversar com os seus constituintes, uma das exigências que não pode ficar relegada para o segundo plano, frisou.

Realçou que a província tem mais de duzentos advogados, incluindo estagiários que dentro de dias receberão as suas carteiras profissionais, mas sublinhou a necessidade de se trabalhar arduamente na situação da dignidade da classe.

Neste quesito fez saber que está em curso um projecto residencial para advogados no Namibe.

Olgário Tavares, presidente do Conselho provincial da Ordem dos Advogados em Angola no Namibe

“Foi aberto para todos, mas apenas 83 advogados aderiram e neste momento já nos foi disponibilizado o espaço pelo governo da província, e o banco está a negociar com o empreiteiro (CSN) para o financiamento da empreitada, e os advogados passarão a reembolsar o referido valor ao empreiteiro”, concluiu Olgário Tavares, presidente do Conselho provincial da OAA, e a luta pela dignidade da classe dos advogados na província do Namibe.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This