NFV FORA D` HORAS 03-06-2024

03.06.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 03 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Abandono de idosos por familiares, tende ganhar contornos insustentáveis no Namibe;

2 – Namibe: catorze indivíduos foram detidos pela polícia no último fim-de-semana, como supostos autores de dezasseis crimes;

3 – Namibe: Secretário provincial do MPLA exorta militantes do seu partido que se preparem para autarquias;

4 – Novo hospital do Cunene entrará em funcionamento brevemente com todos serviços ambicionados;

5 – Angola concorda com visto comum para turismo em países da África Austral.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Vinte e seis idosos, dos quais catorze são do sexo feminino, abandonados por familiares, foram acolhidos pelo Gabinete de Acção Social família e Igualdade de Género e a viverem agora no lar da 3ª Idade.

Sandra Somene, Directora do Gabinete de Acção Social família e Igualdade de Género – Namibe

A responsável do sector, Sandra Somene, que lamentou o facto à rádio pública, disse que é urgente sensibilizar as famílias para se absterem dessa prática. Segundo Sandra Somene, o lar da 3ª Idade tem capacidade de albergar sessenta pessoas e conta como alguns idosos que foram parar naquela instituição.

 

Gabinete de Acção Social família e Igualdade de Género, Sandra Somene preocupada com o abandono de idosos por familiares

 

Na província do Namibe, o último fim-de-semana foi assombrado por dezasseis crimes de natureza diversa, com destaque para roubos e furtos, que levaram a detenção de catorze indivíduos como presumíveis autores. Estes dados foram revelados nesta segunda-feira 03, pela porta-voz em exercício do Comando provincial da Polícia nacional no Namibe, Henriqueta Joaquim, quando fazia o habitual balanço semanal da situação de segurança pública na província.

Henriqueta Joaquim, Porta-voz do Comando provincial da Polícia nacional no Namibe

Na província do Namibe, a situação de segurança pública referente ao último fim-de-semana, foi marcado por dezasseis crimes de natureza diversa, que incidiram-se em roubos e furtos.

 

Archer Mangueira, Primeiro Secretário provincial do MPLA no Namibe

O Primeiro Secretário provincial do MPLA no Namibe, exortou os militantes do seu partido no município do Virei, a prepararem-se para eleições autárquicas, cujo processo de institucionalização está em curso. Archer Mangueira que falava durante o acto político de massas, fez saber a importância das autarquias no fortalecimento da democracia no país.

Primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe, exortou os militantes do seu partido a prepararem-se para eleições autárquicas.

 

Vamos agora estender o nosso sinal às trerras do Rei Mandume, província do Cunene, donde a Fina Satchipamba nos vai falar  do novo hospital que entrará em funcionamento ainda este ano, segundo garantiu muito recentemente a Ministra Sílvia Lutukuta.

Silvia Lutukuta, Ministra da Saúde

O novo hospital do Cunene entrará em funcionamento em breve com todos os serviços ambicionados. A ministra da saúde, Sílvia Lutukuta que recentemente visitou aquela província, assegurou que as obras estão na fase conclusiva, e em breve a unidade hospitalar entrará em funcionamento.

Novo hospital do Cunene entrará em funcionamento em breve, com todos os serviços almejados, garante ministra da saúde, Sílvia Lutukuta.

Peça da Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

Angola está entre cinco países da África Austral que se comprometeram, muito recentemente, a expandir a utilização de um visto comum especial, para permitir uma circulação mais fácil de turistas. Edson Fela completa esta informação.

Segundo noticiou a Voz da América, representantes de Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, países que compõem a Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA), comprometeram-se, em princípio, a alargar a utilização do visto especial, denominado univisa, que permite a entrada em vários países.

O univisa é, actualmente, utilizado na Zâmbia e no Zimbabwe e cobre viagens de um dia ao Botswana através de Kazungula.

Hakainde Hichilema, Presidente da Zâmbia

Os líderes regionais que participaram numa cimeira de chefes de estado do KAZA em Livingstone, Zâmbia, disseram que querem que o visto especial seja alargado a outros estados na área de conservação, bem como ao bloco económico da África Austral.

“Devemos simplesmente dizer que isto irá acontecer”, disse o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, no seu discurso. “Estou grato que meus colegas tenham chegado a um consenso sobre o univisto”, acrescentou.

Slumber Tsogwane, Vice-presidente do Botswana

O vice-presidente do Botswana, Slumber Tsogwane, disse que o seu país adoptaria integralmente o univisa.

Os estados membros do KAZA também resolveram instar a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) a levantar a proibição do comércio de elefantes e de marfim.

A CITES intergovernamental, composta por 184 membros, regula o comércio de vida selvagem para proteger certas espécies da exploração e proibiu o comércio de marfim de elefante africano em 1989, depois de a população do animal ter diminuído, drasticamente, na década anterior.

Os estados do KAZA dizem que possuem reservas de marfim no valor de 1.000 milhões de dólares, que pretendem comercializar para financiar programas de conservação.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This