NFV FORA D` HORAS 06-06-2024

06.06.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 06 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Virei (Namibe): famílias camponesas que perderam animais durante o período de seca receberam do governo gado caprino;

2 – Apartir do dia dez deste mês Táxi vai custar mais caro;

3 – Namibe: actos de vandalismos tendem a ganhar contornos insustentáveis;

4 – Cuando Cubango estuda formas de combate a queimadas anárquicas;

5 – Responsabilidade criminal das pessoas colectivas no ordenamento jurídico-penal angolano, é titulo da obra que será lançado amanhã no Namibe;

6 – Minerais de terra-rara abundam em Angola.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O governo anuiu às reclamações dos taxistas, e andar de táxi vai custar mais caro aos cidadãos apartir do próximo dia dez deste mês. A Diretora do Gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Namibe, Carmen Machado, explica os novos preços de táxi.

Carmen Machado, Diretora do Gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Namibe

Andar de táxi vai custar mais caro a partir do próximo dia dez de Junho.

 

No município do Virei província do Namibe, o governo deu início ao programa de fomento pecuário, com a entrega de gado caprino às famílias que perderam os seu animais durante o período da seca. Armando Chicoca completa esta informação.

Peça de Armando Chicoca, Correspondente da Voz da América no Namibe

Cinquenta famílias do município do Virei que perderam os seus animais durante a seca, receberam do governo, duzentas cabeças de gado caprino no quadro do programa de fomento pecuário.

 

José Domingos Correia, Administrador de Moçamedes

Os actos de vandalismo tendem a ganhar contornos insustentáveis no Namibe, situação que preocupa as autoridades locais. Na cidade de Moçâmedes, o jardim, um dos postais da cidade capital da província em reabilitação, também não foi poupado por meliantes, conforme explica o Administrador municipal, José Domingos Correia.

Material de irrigação do jardim da cidade de Moçâmedes foi vandalizado.

 

Eugênio Sonehã Cassandi, Subprocurador titular do Namibe

O subprocurador titular do Namibe, Eugênio Sonehã, lança amanhã na cidade de Moçâmedes província do Namibe, o seu livro intitulado, Responsabilidade Criminal das Pessoas Colectivas no Ordenamento Jurídico-Penal Angolano. A obra tem 137 páginas e vai ser comercializado ao preço de dez mil Kwanzas.

Subprocurador titular do Namibe, Eugênio Sonehã lança amanahã  na cidade de Moçâmedes província do Namibe, o seu livro intitulado, Responsabilidade Criminal das Pessoas Colectivas no Ordenamento Jurídico-Penal Angolano.

 

As autoridades da província do Cuando Cubango, intensificaram de forma periódica a plantação de eucaliptos, girassóis e outras espécies favoráveis ao ambiente, como uma das formas de impedir o desmatamento, resultante das queimadas anárquicas.

O facto foi dado a conhecer esta quarta-feira, à ANGOP, pelo director do gabinete local do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários, Júlio Bravo, que apontou o aumento, nos últimos dias, das queimadas em várias localidades da província, com consequências graves para a biodiversidade.

O responsável disse que esta prática poderá reduzir a biodiversidade em várias localidades do Cuando Cubango, facto que irá gerar a extinção de plantas e animais, indispensáveis para a sustentabilidade do ambiente, cuja perda pode culminar em colapso desses ecossistemas.

Júlio Bravo mostrou-se preocupado com a devastação de milhares de hectares de florestas ao longo do perímetro das zonas habitadas, sobretudo, a nível das sedes municipais e comunais, que estão sem plantas à altura de proporcionar um clima saudável.

Alertou que as queimadas das árvores têm causado enormes consequências, como o aumento de temperatura, poeira e estiagem, com a destruição das cortinas de vento.

Lembrou que o comportamento negativo do homem para com a natureza tem implicações nas alterações climáticas e, consequentemente, na morte de diversas espécies de plantas.

O director indicou que as queimadas são desaconselháveis como alternativa à limpeza de zonas de cultivo, pois, para além de eliminarem os vegetais, precursores da formação da matéria orgânica do solo, prejudicam a atmosfera, através da libertação de gases que contribuem para o aquecimento global.

Por essa razão, considerou preocupante as queimadas e o abate indiscriminado de animais, sobretudo, nas zonas rurais, por parte de carvoeiros ilegais e caçadores furtivos, acções que comprometem o crescimento das plantas.

Para evitar a progressão desta situação, aconselhou as autoridades tradicionais e a população em geral a colaborarem, através da denúncia de todas as práticas prejudiciais, para desencorajar os prevaricadores desta prática, para além de contribuírem na plantação de árvores.

Júlio Bravo disse que as queimadas e a desflorestação como as principais causam pela fuga e morte das abelhas em várias regiões, situação que provoca danos ao ambiente, principalmente, flora responsável pela criação do pólen, para as abelhas e a produção de mel.

 

Angola poderá em breve tornar-se num grande produtor mundial dos chamados minerais raros ou críticos, essenciais nas novas tecnologias e outros fins, escreve a Voz da América. Edson Fela para mais detalhes.

Com efeito quase que despercebidamente companhias estrangeiras têm estado a mostrar grande entusiamo pelo desenvolvimento de minas desses chamados metais raros em várias zonas de Angola.

Imagem Ilustrativa

Por exemplo recentemente a compania australiana Tyranna Resources viu o valor das suas ações na bolsa da Austrália aumentar cinco por cento depois da companhia anunciar que há o potencial da sua exploração em Muvero ser alargada para Muvero Leste pois prospeção detetou quantidades de alto nivel de de litio, césio e tântalo nessa zona.

O diretor técnico da Tyranna Peter Spitalny disse que as prospeções detetaram “os níveis mais altos de césio e tântalo em Muvero “ sendo um indicativo de resultados ainda por analisar nesse local e “eventualmente em outros projectos dentro do Projeto de Lítio do Namibe”

O césio é usado em equipamento de monitorizaçãode radiação e em material optico enquanto tântalo é usado em componentes eletrónicos.

Por outro lado, a companhia britânica Pensana continua a expandir a sua exploração de minerais raros no projeto angolano de Sulima West e Coola

A companhia disse que nesse projecto se encontram três minerais raros nomeadamente bastnesit, monazite e florencite que podem ser usados o fabrico de componentes de tele-móveis e outras teconologia de comunicação

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This