NFV FORA D` HORAS 10-06-2024

10.06.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira, dia 10 de junho de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: Autoridades marítimas apertam cerco aos pescadores ilegais;

2 – Operadores económicos do Namibe que beneficiaram de financiamento, não estão a honrar compromissos;

3 – Acervo bibliográfico angolano tem nova obra literária e académica;

4 – Governador do Namibe defende institucionalização das escolas itinerantes;

5 – Huambo: Pastor apela para maior respeito às instituições do Estado;

6 – Programa dos EUA para apoiar partidos políticos de Angola é considerado desafiante.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Doze embarcações artesanais que pescavam ilegalmente na zona do Saco Mar em Moçâmedes, província do Namibe, foram apreendidas pelas autoridades marítimas nesse domingo. O Presidente da Associação das cooperativas de pesca artesanal, José Vata, confirma o facto.

José Vata, Presidente da Associação das cooperativas de pesca artesanal

Apreendidas doze embarcações de pesca artesanal por não possuir licença de pesca.

 

Governo do Namibe agastado com os operadores económicos que beneficiaram de financiamento, e não honram compromissosOs dados adicionais desta notícia é com a Fina Satchipamba.

Abel Kapitango, Vice-governador para os sectores político, social e económico no Namibe

Os operadores económicos do Namibe que beneficiaram de apoio financeiro do Estado para o fomento agrícola, não estão a honrar o compromisso de reembolso dos respectivos valores. O Vice-governador para os sectores político, social e económico, Abel Kapitango, disse que esta situação está a inviabilizar os planos do governo, e impedir que os outros se beneficiem do mesmo apoio.

Operadores económicos do Namibe que beneficiaram de apoio financeiro do Estado para o fomento agrícola, não estão a honrar o compromisso de reembolso dos respectivos valores.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

A responsabilidade criminal de pessoas colectivas no ordenamento jurídico-penal angolano, é o título da primeira obra literária e académica, de Eugênio Sonehã Cassandi, Subprocurador titular no Namibe, apresentada nesta sexta-feira 07, no instituto Superior Gregório Semedo em Moçâmedes, província do Namibe.

José Kavela Kativa, Crítico literário no Namibe

O Crítico literário, José Kavela Kativa, que fez apresentação, disse que a obra é fruto de uma prova pública de defesa de dissertação de mestrado do curso de ciências jurídico ou criminais, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em cooperação com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, defendida no dia 31 de Janeiro de 2022.

 

Eugênio Sonehã Cassandi, Subprocurador titular no Namibe

Por seu turno, o autor da obra, Doutor Eugênio Sonehã Cassandi, disse que pensou no tema pelo seu carácter inovador.

 

Olgário Tavares, Presidente da Ordem dos Advogados no Namibe

Para o Advogado Olgário Tavares, a obra veio preencher um vazio que se fazia sentir, veio potenciar o acervo bibliográfico, interessantíssimo.

 

António Ngulawa, Académico no Namibe

E o académico António Ngulawa, disse que o livro do Doutor Sonehã, vai elevar a cultura jurídica dos cidadãos.

Acervo literário angolano conta com uma nova obra intitulada: A responsabilidade criminal de pessoas colectivas no ordenamento jurídico-penal angolano, de Doutor Eugênio Sonehã Cassandi.

 

Archer Mangueira, Governador do Namibe

O governador do Namibe, defende a institucionalização das escolas itinerantes para o ensino às comunidades, atendendo a realidade especifica de cada comunidade rural. Archer Mangueira fez este pedido ao Presidente da República, João Lourenço, a quando da última visita ao Namibe.

 

Governador do Namibe, defende a institucionalização das escolas itinerantes nas comunidades rurais.

 

O pastor Adelino Timóteo Mateus, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), no Huambo, apelou, este domingo, à população para respeitar as instituições do Estado, a começar pela protecção do património público, para o crescimento do país. Edson Fela completa esta notícia.

Adelino Timóteo Mateus, Pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), no Huambo

O religioso, que falava num culto dominical de adoração, decorrido no templo do Pastorado Sede Missão – Académico da IECA no Huambo, disse ser importante que os cidadãos, sobretudo, os membros, se abstenham de qualquer prática ou acto que importunem o bem-estar comum.

O pastor Adelino Timóteo Mateus referiu que as autoridades, tanto governamentais e religiosas como tradicionais, precisam de ser respeitadas, por serem “instituídas por Deus”, conforme a Bíblia Sagrada.

Por isso, defendeu a salvaguarda dos valores cívicos, morais, patrióticos, culturais e espirituais, pois “não é correcto um cidadão que diz amar a Deus sair à rua fazer caricatura ou se manifestar contra uma autoridade do Estado”.

Perante centenas de fiéis, o líder religioso incentivou as famílias, principalmente, as mulheres a denunciar casos de violência doméstica, com foco na erradicação deste mal social e na protecção dos lares.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Programa dos EUA para apoiar partidos políticos de Angola é considerado desafiante. Arão Dipa da Voz da América completa esta informação.

Bandeiras dos partidos são vistas nesta colagem de fotos de comícios do MPLA e da UNITA, meio a campanha eleitoral para as eleições de 24 de Agosto 2022

A organização desta iniciativa pretende promover uma democracia resiliente e inclusiva, e prevê beneficiar 164 formações políticas dos países da SADC.

O empenho do governo americano nesta ação, visa apoiar os partidos políticos e torná-los fortes e vibrantes, porque enquanto instituições, são os pilares de um sistema democrático bem-sucedido.

O programa financiado pelos EUA, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), num total de 10 milhões de dólares, será desenvolvido em sete países, designadamente Angola, Botswana, Eswatini, Lesotho, Malawi, Namíbia e África do Sul, num período de cinco anos de execução.

De acordo com a encarregada de negócios da embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Mary Emma Arnold, o POPRID, centrado na promoção de sistemas multipartidários representativos, surge no quadro de três pilares do engajamento da administração Biden, sobretudo em Angola, nomeadamente, prosperidade económica, segurança e boa governação.

Os partidos políticos com representação parlamentar estiveram presentes neste encontro que serviu também de aproximação, numa altura em que a classe política reclama da crise de diálogo no país, sobretudo entre os principais atores.

Segundo alguns analistas em Luanda, estas iniciativas, para além da sua dimensão e importância, devem preocupar os políticos africanos que muito pouco investimento fazem para o fortalecimento dos processos democráticos.

O secretário para os assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mumbika, participou no ato de lançamento e enalteceu a iniciativa, que diz estar em conformidade com as preocupações do seu partido, quanto à necessidade do financiamento da democracia.

Peça de Arão Dipa, Correspondente da Voz da América

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This