NFV FORA D` HORAS 11-06-2024

11.06.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 11 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Caminho-de-ferro de Moçâmedes perspectiva nova linha férrea alternativo apartir da comuna da Arimba (Huíla), Virei (Namibe), até Caraculo;

2 – Andar de Táxi custa agora mais caro;

3 – Governador do Cuando Cubango quer reactivação das vias fluviais;

4 – Membros do Fórum Nacional da Juventude religiosa, mobilizam-se para campanha de doação de sangue dia 21 deste mês;

5 – Pobreza na origem do trabalho infantil em Angola, apontam especialistas.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Caminho-de-ferro de Moçâmedes, tem projectado a construção de uma nova linha férrea alternativa. O Delegado provincial do Caminho-de-ferro no Namibe, Francisco Mário, que revelou o facto à rádio pública local, explicou  que o projecto já em posse do Ministério dos Transportes foi gizado por razões de segurança.

Francisco Mário, Delegado provincial do Caminho-de-ferro no Namibe

 

A linha alternativa vai apartir de Arimba município do Lubango, província da Huíla, passando pelo município da Chibia (Huíla), comuna do Cainde município do Virei província do Namibe, até a localidade do Caraculo município da Bibala (Namibe), para contornar a subida  da Humbia e Cerra da Chela.

Francisco Mário, Delegado provincial do Caminho-de-ferro no Namibe

Caminho-de-ferro de Moçâmedes projecta a construção de uma nova linha férrea alternativa. Ouvíamos o responsável do sector no Namibe, Francisco Mário.

 

Novas tarifas de Táxi já em vigor. Outros dados sobre o assunto é com Edson Fela.

Cipriano Mateus, presidente da Associação de taxistas no Namibe

O governo aprovou  novas  tarifas de Táxi, depois de aturadas negociações com Associação dos Taxistas. Cipriano Mateus, presidente da citada Associação, explica o quanto vão  custar  as  viagens por cada percurso.

Presidente da Associação dos Taxistas do Namibe, Cipriano Mateus, e as novas tarifas de Táxi.

Entretanto, na opinião de alguns cidadãos, justifica-se a nova tarifa, dado o elevado custo de peças de reposição nos mercados, e a subida dos combustíveis.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Uma viagem de Táxi custa agora mais caro.

 

Ferdinando Mendes, Vice-Presidente nacional da organização juvenil religiosa

Os membros do Fórum Nacional da Juventude Religiosa, mobilizam-se para uma campanha de doação de sangue a uma das unidades hospitalares de referência, na cidade de Moçâmedes província do Namibe, no próximo dia 21 deste mês. O anúncio foi feito recentemente feito aqui no Namibe, pelo Vice-Presidente nacional daquela organização juvenil religiosa, Ferdinando Mendes.

Fórum Nacional da Juventude Religiosa, mobiliza seus membros para uma campanha de doação de sangue no Namibe, no próximo dia 21 de Junho.

 

José Martins, Governador da província do Cuando Cubango

A província do Cuando Cubango, possui rios navegáveis que no período antes da independência, facilitavam a circulação dos habitantes da região, o que não se faz actualmente.

O governador local, José Martins, quer a reactivação dessas vias com alguma brevidade, para assegurar a transportação de pessoas e bens na ligação entre Angola, Zâmbia, Namíbia e outros pontos da província, enquanto se aguarda  por estradas no interior.  Neste momento, a Capitania do Porto do Namibe, controla onze embarcações para uso fluvial das quais  sete inoperantes.

Governador do Cuando Cubango, José Martins, pede ao Ministério dos Transportes a reativação das via fluviais.

 

A pobreza está na origem das quase duas mil denúncias de trabalho infantil, registados em Angola em 2023 a nível oficial, embora especialistas avisem que a realidade é bem pior. Venâncio Rodrigues da Voz da América, ouviu alguns especialistas, e comnpleta esta notícia.

Crianças nas ruas de Malanje, Angola, 17 Maio 2022

Citado pelo Jornal de Angola o consultor jurídico do secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Gabriel Mbilingue, que anunciou os números, destacou que pouco mais de metade dos casos tiveram como vítimas crianças do sexo feminino, com 958 de denúncias, e 936 reportaram-se a crianças do sexo masculino.

Mbilingue disse que as denúncias ocorreram em todas as províncias do país, “mas a maior proveniência tem no topo da lista a província do Bié, seguida da província da Lunda Sul e depois Luanda e Zaire”.

Fernando Pinto, responsável da Associação de Apoio a Crianças e Famílias Carenciadas (Anjupana) aponta a pobreza como a causa do fenómeno e defende a valorização dos progenitores por forma a que “o fogão fique aceso e as crianças comam alguma coisa”.

Para Benício Nguli, do Instituto de Apoio à Criança Desamparada, “as crianças decidem trabalhar porque é possível que as condições sociais não sejam adequadas”.

O assessor do secretário de Estado adiantou que o quadro vigente do trabalho infantil em Angola é suportado por um pacote legislativo que tem a expressão máxima no Plano de Acção Nacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (PANETI) em Angola, aprovado em 2021.

Para o segundo semestre de 2024, o PANETI prevê a realização de ações no âmbito da erradicação do trabalho infantil nas 18 províncias do país, nomeadamente na capacitação da sociedade civil, incluindo a comunicação social, visando travar a exploração infantil.

Gabriel Mbilingue concluiu que o plano de erradicação do trabalho infantil inscreve igualmente um conjunto de campanhas e concursos, integrados pelo “Projeto Canções PANETI”, que pretende integrar a revitalização da canção infantil com um novo conceito.

Peça de Venâncio Rodrigues, Correspondente da Voz da América em Luanda

No ano passado (2023), foram registados 1.894 casos de trabalho infantil, por via da linha SOS-Criança, com destaque para as províncias do Bié, Lunda-Sul, Luanda e Zaire.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This