NFV FORA D` HORAS 18-06-2024

18.06.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 18 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Nações Unidas disponibilizam três milhões de dólares para combater seca e desertificação o sul de Angola;

2 – Falta de policiamento e aumento de delinquência, cria clima de insegurança no bairro 4 de Março em Moçâmedes (Namibe);

3 – Administração municipal do Camucuio (Namibe) vai rentabilizar pontos turísticos;

4 – Moxico: Governador recomenda prudência na actuação da IGAE5;

5 – Angola:PRS, a encruzilhada de um partido com consequências imprevisíveis.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

As Nações Unidas disponibilizaram cerca de três milhões de dólares norte-americanos, para o programa de resposta rápida de combate a desertificação e seca no sul de Angola.

O anúncio foi feito à rádio pública na cidade do Lubango, província da Huíla, pela coordenadora do sistema das Nações Unidas para Angola, que integra uma delegação do Ministério do Ambiente, que trabalha naquela província no quadro das comemorações do dia mundial de combate à desertificação, que decorre sob o lema, unidos pela terra, nosso legado nosso futuro.

Zahira Virani, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Angola

Zahira Virani, disse que os valores disponibilizados vão juntar às acções já em curso, como reflorestamento, gestão sustentável da terra e capacitação das comunidades locais.

 

 

Ana Paula de Carvalho, Ministra do Ambiente

E a Ministra do Ambiente, apontou algumas soluções para prevenir e inverter a situação de desertificação, onde maior atenção deverá ser restada as províncias da Huíla e Cunene.

Nações Unidas disponibilizam cerca de três milhões de dólares norte-americanos, para o programa de resposta rápida de combate à desertificação e seca no sul de Angola.

 

A população do bairro 4 de Março, no município de Moçâmedes província do Namibe, vive um clima de insegurança pública, devido ao aumento de casos de delinquência consubstanciado em assaltos as pessoas, residênciais e roubos constantes. A inquietação foi manifestada pelo soba local Augusto Jerónimo Carlos, que solicita a colocação de uma esquadra policial para travar a onda de criminalidade naquela localidade.

Augusto Jerónimo Carlos, Soba no município de Moçâmedes província do Namibe

População do bairro 4 de Março na localidade do Giraul, no município de Moçâmedes, clamam por uma esquadra policial para combater a onda de criminalidade. Ouvíamos o soba Augusto Carlos.

 

Azevedo Kalssola, Administrador municipal do Camucuio 

A Administração municipal do Camucuio província do Namibe, vai rentabilizar os pontos turísticos para a massificação do turismo naquela região. O facto foi revelado nesta segunda-feira 17, pelo Administrador local, Azevedo Kalssola, no espaço MWANGOLÉ do Namibe Fala Verdade.

Administração do Camucuio aposta no turismo.

 

No Moxico a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), foi recomenda prudência na actuação. Edson Fela com mais detalhes.

O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, recomendou, esta segunda-feira, no Luena, a necessidade da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), agir com prudência em torno das denúncias que recebem sobre infracções administrativas.

Seminário sobre “a ética e deontologia na Administração Pública” em Moxico

Intervindo na abertura de um seminário sobre “a ética e deontologia na Administração Pública”, promovido pela IGAE, defendeu a necessidade desta instituição pautar por uma correcta análise e interpretação das denúncias, durante as acções inspectivas, sob pena de violar os direitos fundamentais da classe trabalhadora.

Conforme Muangala, a nível da província tem se assistido atropelos e excessos de apreensões de forma arbitrárias, de meios e outros activos, escreve ANGOP.

“São detectadas várias denúncias que exigem, às vezes, uma correcta análise e interpretação, por parte da IGAE, porque em determinadas situações podem pressupor uma informação falsa”

Ainda assim, entende que há necessidade de se redobrar atenção às infracções ligadas a protecção do erário público, a falta de cumprimento rigoroso do código de ética nas instituições, incumprimentos contratuais, que resultam de denúncias anónimas e selectivas.

Ernesto Muangala, Governador do Moxico

Por seu turno, o Inspector-geral da Administração do Estado, João  Francisco, lembrou que as acções  da IGAE devem basear-se na confiança, respeito e dignidade humana.

“As pessoas têm sede de justiça, de bem-fazer e de dignidade, por isso é fundamental saber educar para consequentemente exigir”, disse.

O responsável apelou aos gestores públicos, a evitar a satisfação das vontades pessoais com uso de bens públicos, mas primando pelo interesse da colectividade e uma gestão pautada pela harmonia, coerência e boa governação.

 

Águas turvas se agitam no Partido angolano de Renovação Social. Os pormenores desta notícia é com o Coque Mukuta.

Peça de Coque Mukuta, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This