NFV FORA D` HORAS 20-06-2024

20.06.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira dia 20 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Moçâmedes (Namibe), Fórum Nacional da Juventude Religiosa oferece no próximo fim de semana, um almoço solidário para crianças do bairro Valódia-2 (Bate Chapa);

2 – Ministério de Acção Social, apresentou no Namibe proposta de revisão da lei e do plano do Executivo de combate à violência doméstica;

3 – Namibe: pesca ilegal cada vez mais asfixiada pelas autoridades marítimas;

4 – Combate anti-desertificação na linha das prioridades do governo do Namibe;

5 – Governador do Cuando Cubango quer internacionalização do sector turístico da província.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

João Domingos, Presidente provincial do Fórum Nacional da Juventude religiosa

O Fórum Nacional da Juventude Religiosa oferece no próximo fim de semana, um almoço solidário à sessenta crianças necessitadas do bairro Valódia-2, vulgarmente chamado Bate Chapa, na cidade de Moçâmedes província do Namibe. A promessa é do Presidente provincial daquela organização religiosa, João Domingos, abordado nesta quarta-feira no espaço MWANGOLÉ, do projecto Namibe Fala Verdade. O gesto filantrópico enquadra-se na jornada da criança celebrada este mês.

 

Fórum Nacional da Juventude Religiosa oferece no próximo fim de semana, um almoço solidário à sessenta crianças necessitadas, do bairro Valódia-2, vulgarmente chamado Bate Chapa. Ouvíamos o Presidente provincial daquela organização religiosa, João Domingos.

 

O Ministério de Acção Social Família Igualdade do Gênero, submeteu hoje quinta-feira 20, no Namibe, à consulta pública, a proposta de revisão da lei e do plano do Executivo de combate à violência doméstica, em acto realizado na cidade de Moçâmedes.

Abel Kapitango, Vice-governador para o sector político social e económico no Namibe

O Vice-governador para o sector político social e económico, disse na ocasião que o acto constitui um passo crucial para assegurar que a nossa legislação, acompanhe as mudanças e as necessidades da sociedade angolana, num período em que registamos cada vez mais casos de violência doméstica, que crescem constantemente.

 

O Consultor do Ministério de Acção Social, Família Igualdade do Gênero, Dorivaldo da Costa, caracterizou o índice de violência doméstica na sociedade angolana.

Dorivaldo da Costa, Consultor do Ministério de Acção Social, Família Igualdade do Gênero

 

Garibaldino Siwape, Pastor da igreja Congregacional em Angola no Namibe

O Pastor da igreja Congregacional em Angola no Namibe, Garibaldino Sawape, ressaltou as valências da Lei.

 

 

 

 

 

 

Ministério de Acção Social, submeteu hoje quinta-feira 20, no Namibe, à consulta pública a proposta de revisão da lei e do plano do Executivo de combate à violência doméstica.

 

Apesar de algumas limitações decorrentes da falta de árvores e insuficiências de equipamentos de irrigação, o programa do governo provincial do Namibe, de criação de espaços verdes e a reactivação das existentes nas zonas urbanas, e suburbanas da província, tem surtido resultados animadores. O diretor provincial do Ambiente no Namibe, Pedro Hangula, fala dos resultados já alcançados com esse projecto.

Pedro Hangula, Diretor provincial do Ambiente no Namibe

Governo do Namibe aposta nos espaços verdes nas sedes municipais da província.

 

As autoridades marítimas do Namibe, continuam a intensificar medidas de fiscalização, visando por ordem na actividade pesqueira na província, devido ao exercício ilegal da citada actividade que tende ganhar contornos insustentáveis, por relutância dos seus mentores. Nos últimos dias foram apreendidas três embarcações de pesca artesanal, com uma tonelada de peixe cachucho à bordo no município do Tômbwa. O proprietário das embarcações, Rodrigo Mário, reconhece a infracção cometida.

Rodrigo Mário, Proprietário das embarcações apreedidas no município do Tômbwa

 

O diretor das pescas do Tômbwa, Evanilson Bambi, disse à rádio pública, que a operação insere-se no combate a pesca ilegal.

Evanilson Bambi, Diretor das pescas do Tômbwa

 

E Alfredo Inga, responsável da fiscalização, fez saber que as embarcações apreendias, possuem licenças de pesca expiradas e nem estão autorizadas a pescar no município do Tômbwa.

Alfredo Inga, responsável da fiscalização

Autoridades marítimas apreenderam três embarcações de pesca artesanal, por exercício ilegal de acividade pesqueira.

 

 

José Martins, Governador da província do Cuando Cubango

O governo provincial do Cuando Cubango, tem gizado um plano operacional, que visa a dinamização e internacionalização de actividade turística na província. O governador local, José Martins, disse recentemente no Namibe, que a ligação dos caminho-de-ferro de Moçâmedes, Luanda e Benguela com os países vizinhos, vai colocar no centro a cidade de Menongue, capital da província.

 

 

 

Governador do Cuando Cubango, José Martins, aposta na internacionalização do sector turístico da província.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This