NFV FORA D` HORAS 24-06-2024

24.06.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira, 24 de Junho de 2024, com os seguintes tópicos:
1 – Empresários angolanos dizem que reabertura da fronteira com Namíbia tem “duas vias”;

2 – Novo Coordenador da Região Judiciária Sul desafia cidadãos para denunciarem actos de corrupção no seio dos magistrados;

3 – Namibe: Lar Crianças Amanhecer da Esperança, sito no bairro 5 de Abril, em Moçâmedes carece de bens alimentares e material escolar;

4 – Cuando Cubango estuda formas de combate queimadas anárquicas;

5 – Angola poderá albergar em Agosto próximo conferência das baías mais belas de Àfrica.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

A reabertura da fronteira de Santa Clara (Angola) e Oshikango (Namiba), agora a funcionar 24 horas por dia pode ser uma oportunidade para empresários angolanos, mas também pode permitir perdas, em particular no ramo da hotelaria. Os detalhes desta notícia é com Armando Chicoca.

Peça de Armando Chicoca, Jornalista do NFV

Jornalista Armando Chicoca. Empresários angolanos dizem que reabertura da fronteira com Namíbia tem “duas vias”.

 

Vanderley Mateus, Coordenador da Região Judiciária Sul da Procuradoria-geral da República

Os cidadãos que doravante sentir-se prejudicado no seu direito de liberdade ou garantia de qualquer interveniente processual poderá apresentar a sua reclamação à Coordenação Judiciária. A garantia é do novo Coordenador da Região Judiciária Sul da Procuradoria-geral da República, Vanderley Mateus, apresentado na semana finda às autoridades do Namibe.

 

Vanderley Mateus, Coordenador da Região Judiciária Sul da Procuradoria-geral da República

Vanderley Mateus desafiou ainda os cidadãos que tenha conhecimento de algum envolvimento de um magistrado em actos de corrupção, a denunciá-lo.

Novo Coordenador da Região Judiciária Sul da Procuradoria-geral da República, Vanderley Mateus, apresentado na semana finda às autoridades do Namibe.

 

Padre Abel Kalanja, Responsável pelo Lar Crianças Amanhecer da Esperança no Namibe

Quarenta internadas no lar, Crianças Amanhecer da Esperança, sito no bairro 5 de Abril, em Moçâmedes, no Namibe, debate-se atualmente com sérias dificuldades decorrentes da falta de bens alimentares e material didáctico. O responsável daquele centro acolhedor de menores desamparados, Padre Abel Kalanja que lamentou o facto, apela as instituições públicas ou privadas a prestarem apoio ao internado

Padre Abel Kalanja, responsável do Lar, Crianças Amanhecer da Esperança, clama por apoio em bens alimentares e material escolar para quarenta crianças internadas naquele centro acolhedor de petizes.

 

As autoridades da província do Cuando Cubango intensificaram, de forma periódica, a plantação de eucaliptos, girassóis e outras espécies favoráveis ao ambiente, como uma das formas de impedir o desmatamento, resultante das queimadas anárquicas. Edson Fela completa esta informação.
O facto foi dado a conhecer,recentemente, à ANGOP, pelo director do gabinete local do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários, Júlio Bravo, que apontou o aumento, nos últimos dias, das queimadas em várias localidades da província, com consequências graves para a biodiversidade.

O responsável disse que esta prática poderá reduzir a biodiversidade em várias localidades do Cuando Cubango, facto que irá gerar a extinção de plantas e animais, indispensáveis para a sustentabilidade do ambiente, cuja perda pode culminar em colapso desses ecossistemas.
Júlio Bravo mostrou-se preocupado com a devastação de milhares de hectares de florestas ao longo do perimetro das zonas habitadas, sobretudo, a nivel das sedes municipais e comunais, que estão sem plantas à altura de proporcionar um clima saudável. Alertou que as queimadas das árvores têm causado enormes consequências, como o aumento de temperatura, poeira e estiagem, com a destruição das cortinas de vento.
Lembrou que o comportamento negativo do homem para com a natureza tem implicações nas alterações climáticas e, consequentemente, na morte de diversas espécies de plantas.

Peça Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Província do Namibe alistada para albergar a conferência das baías mais belas de África. Outros pormenores da notícia é com a Fina Satchipamba.
A conferência das baías mais belas de África aprazada para o mês de Agosto próximo, poderá decorrer nas província do Namibe. O evento foi anunciado pela Miss Angola ,Ana Bárbara Cristina, no município do Tômbwa onde tomou contacto com as potencialidades turisticas da região. A considerada mulher mais bela de Angola assegurou que as condições estão sendo criadas e defende o envolvimento da sociedade para o êxito da aludida conferência.

Peça Fina Satchipamba, Jornalista do NFV

A província do namibe poderá acolher a conferência das baías mais belas de Àfrica, marcada para o mês de Agosto de 2024.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This