NFV FORA D` HORAS 25-06-2024

25.06.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 25 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: sector da saúde promove a partir do dia 28 até 29 de Junho, feira provincial de doação de sangue;

2 – Governo do Namibe destitui empresa IGTI, e assume gestão de terrenos infraestruturados;

3 – Pescadores artesanais do município do Tômbwa (Namibe), agastados com invasão de suas zonas de pescas, por seus colegas de Benguela e Moçâmedes;

4 – Inscrições para feira  agropecuária do Cunene decorrem até 5 de Julho próximo;

5 – Divisão da província de Luanda “divide” opiniões.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

Coríntios Miguel, Director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe

Na perspectiva de minimizar a carência gritante de sangue que se faz sentir nas unidades sanitárias, o sector da saúde no Namibe, promove de 28 a 29 de Junho, em todas unidades sanitárias da província, a primeira feira de doação de sangue. O director do Gabinete provincial da saúde, Coríntios Miguel, que anunciou o certame, explicou que o mesmo visa também dinamizar o Clube Salva Vidas dos dadores voluntários de sangue.

 

Coríntios Miguel, Director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe

O responsável tem perspepctivado uma colheita de trezentas bolsas de sangue, e apela a sociedade para adesão ao evento, que vai decorrer  sob o lema: Doar Sangue é Amar o Próximo. No município de Moçâmedes a feira vai decorrer no pavilhão desportivo, multiuso Welwitshia  Mirabilis.

Sector da saúde no Namibe promove de 28 a 29 de Junho, em todas unidades sanitárias da província, a primeira feira de doação de sangue. Ouvíamos o director do Gabinete provincial da saúde, Coríntios Miguel.

 

Governo provincial do Namibe, desapossou  a gestão de terrenos infraestruturados à empresa IGTI. Os dados adicionais desta notícia é com a Fina Satchipamba

Ema da Silva, Vice-govermnadora para os Serviços Técnicos e Infraestruturas

As sucessivas reclamações dos cidadãos, devido aos altos preços praticados pela empresa IGTI, levou o governo provincial do Namibe, assumir a gestão dos terrenos infraestruturados nas centralidades do 5 de Abril e da Praia Amélia. A Vice-govermnadora para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Ema da Silva, explica os motivos que levaram o governo provincial a assumir a gestão de terrenos para os cidadãos.

Ema da Silva assegurou que os preços estão em estudo, mas estarão ao alcance da algibeira do cidadão.

Governo provincial do Namibe retira, a gestão de terrenos infraestruturados à empresa IGTI, por prática de preços fora do alcance dos cidadãos.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

Os pescadores artesanais do Tômbwa, manifestaram-se desapontados com os seus homólogos do município de Moçâmedes (Namibe), e da província de Benguela, a quem acusam de invadirem as zonas de pesca daquela localidade, com artes proibidas por lei. Segundo a rádio pública no Tômbwa, essa situação juntou essa segunda-feira à volta da mesma mesa, os homens do mar, para encontrar mecanismos mais expeditos de combate as irregularidades que se registam no exercício da actividade pesqueira, um encontro que envolveu o Administrador municipal local, Serviços de fiscalização pesqueira e a delegação marítima.

O representante dos pescadores do Tômbwa, Pedro Kavela, pediu as autoridades maior controlo das artes utilizadas na pesca artesanal.

Pedro Kavela, Representante dos pescadores do Tômbwa

 

O Presidente da Associação dos Pescadores de Benguela e Moçâmedes, José Bernardo, pede as autoridades locais uma solução mais acertada do problema.

José Bernardo, Presidente da Associação dos Pescadores de Benguela e Moçâmedes

 

E o Graciano Ginga, que representou no encontro, o sector de fiscalização das pescas, esclareceu as infracções cometidas por alguns pescadores artesanais.

Graciano Ginga, Representante do sector de fiscalização das pescas

 

 

Abelardo Lemba, Administrador municipal do Tômbwa

No final do encontro, o Administrador municipal do Tômbwa, Abelardo Lemba, parabenizou os participantes por terem abraçado o programa do governo, de combate a pesca ilegal.

Pescadores artesanais do Tômbwa, em rota de colisão com os seus homólogos de Moçâmedes (Namibe) e Benguela, acusados de utilizarem artes de pesca  proibidas por lei.

 

Prorrogado o prazo de inscrições da feira agropeucária da província do Cunene. Edson Fela com mais detalhes.

As inscrições da 17ª edição da Feira Agropecuária Comercial e Industrial do Cunene, iniciadas a 14 deste mês, terminam a 5 de julho próximo,  para permitir que as empresas nacionais e estrangeiras interessadas possam inscrever-se ao evento.

O certame com o início agendado para o dia 10 de Julho, vai  previlegiar a exposição de produtos agropecuários e rochas ornamentais, para demonstrar o potencial da região sul de Angola, segundo o direcrtor do gabinete para o desenvolvimento Económico e integrado  do Cunene, Felisberto Hisimongula.

Em declarações à ANGOP, a fonte avançou que a presente edição, prevê contar com a participação de expositores provenientes das províncias vizinhas do Cunenene, como Huíla, Namibe e Benguela, bem  como a Namíbia, em função da proximidade geográfica. Por isso, o director apelou a partiucipação massiva da classe empresarial naciomnal e internacional a feira, que se enquadra na celebração dos 54 anos  dessa província, a serem  assinalados a 10 de Julho.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Divisão da província de Luanda “divide” opiniões. Enquanto MPLA e UNITA tem posições opostas, especialistas questionam o momento dessa proposta. Outros dados com Mnauel José da Voz de América.

Manuel José, Correspondente da Voz da América

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This