MÉDICO NATUROPATA, GABRIEL VIVA, DEFENDE FATIA ORÇAMENTAL DO OGE, PARA TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

09.07.2024

Médico naturopata, Gabriel Viva, defende fatia orçamental do OGE, para trabalhos de investigação de plantas medicinais

Por: Edson Fela

O acervo bibliográfico da província do Namibe em particular, e do país em geral, foi enriquecido com mais uma obra de autoria do médico naturopata e escritor, Gabriel Viva, cujo lançamento aconteceu muito recentemente em Moçâmedes(Namibe). No livro intitulado, “guia de restauração da fertilidade”, com algum pendor pedagógico, de 349 páginas, o autor aponta várias causas de infertilidade feminina e masculina, bem como as medidas preventivas, para as quais aconselha a sociedade a assimila-las para o bem da saúde.

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

“É um trabalho que levou-nos quatro anos de preparação, e poderá ser uma valia para à população angolana. Dizer que é um livro que visa de alguma forma, prevenir as preocupações de saúde e bem estar”, explicou.

 

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

O livro, prosseguiu, “vai ajudar de alguma forma o uso correcto de cereais, e isso prevenirá a infertilidade, pois os estudos que fomos buscar na China, mostrou-nos que o governo conseguiu resolver os problemas da infertilidade, através da unificação da medicina tradicional e a naturopatia biomédica, e na região sul é notório, também a nível do nosso país, e nós verificamos que juntando essas duas medicinas, vai também diminuir o índice de elevada taxa de infertilidade feminina e masculina, que ainda é preocupação do nosso país”.

 

Ainda no seu livro, o Doutor Gabriel Viva, fez entender que o desconhecimento do valor nutricional de alguns alimentos de produção nacional, associado as necessidades de ordem social, é a causa de algumas doenças que assolam o país.

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

“Não é normal no nosso país ter muitos casos desse género, que é anemia severa nas crianças, pois que isso tem haver não somente pela dificuldade no ponto de vista alimentar, mas também por falta de conhecimento, onde nós vamos verificar que aquele que cria galinha natural, vende, e o dinheiro compra frango, significa que é falta de conhecimento, onde também o uso incorrecto dos cereais como nomeadamente as sementes”, explicou.

 

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

O entrevistado do projecto Namibe Fala Verdade, na sua obra, deixa um conselho à juventude estudantil: “O livro dá esperança à juventude, pois ali contém os alimentos que melhoram a assimilação, hoje vimos que a juventude que está nas faculdades cinco há seis anos, não consegue explicar o que estudou, pois aquilo que ele come não contém o zinco para reter a matéria na cabeça”, disse .

 

Segundo o escritor, o seu livro contém ainda lições sobre certas doenças.

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

“O Livro Guia de Restauração explica também a anemia severa, a baixa da hemoglobina, e o que o indivíduo deve fazer em casa, no caso daqueles que o açúcar subiu muito, a fórmula que ele vai utilizar. E qual é a diferença entre infertilidade e esteridade, o quê que a mulher deve fazer para combater a baixa da ereção do seu parceiro, quantas vezes o casal deve ter relações sexuais. As respostas encontrarás neste livro, e temos ainda três tipos de salales, que são: onhulã, omangulatako e ocessa, isso ajudará muito a nossa juventude a prevenir, e tratar algumas preocupações ligadas a área da saúde”, ensinou.

 

O médico garante que com a sua obra, o leitor pode saber as vantagens dos tubérculos.

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

“As vantagens que nós podemos ter quando comemos uma batata doce, o quê que ganhamos quando comemos a cenoura, qual é a fórmula que pode aumentar a qualidade e a quantidade do espermatozoide, todas essas informações está no livro, e cremos que vai ajudar o nosso país em particular a província do Namibe”, frisou.

 

O autor defende uma fatia orçamental para trabalhos de investigação de plantas medicinais, e criação de laboratórios, referiu-se a exemplos de alguns países.

Gabriel Viva, Médico Naturopata residente na província de Luanda

“A África do Sul quando chega dia 31 de Agosto, que é o dia dado à Medicina natural, a festa que se passa dá medo, até quem organiza é o ministério da saúde, porque o Orçamento do Estado vem do mesmo ministério, uma parte para os outros países, estes para as investigações de plantas medicinais e criações de laboratórios”, rematou.

 

Por seu turno, o doutor Gabriel Toloko, aconselha aquisição do livro de Gabriel Viva, dada a importância de que se reveste para a saúde.

Gabriel Toloka, Doutor Biomédico da Clínica Giráfrica

“A ciência da antropologia nos orienta de como devemos comer, então significa que actividade sexual prejudica também no ponto de vista energético. No livro encontramos os seus cinco benefícios, e algumas consequências da actividade, na verdade temos recebidos jovens dos vinte há trinta anos com esse tipo de problema, primeiro é a ejaculação precoce, a impotência sexual, infecção urinária, infertilidade, colo aberto, inflamação pélvica, etc. Dizer que temos recebido quase todo tipo de patologia, no caso, temos dado soluções naquilo que está ao nosso alcance, e que temos por conhecimento, e por conseguinte passamos a receita para se tratar e combater com a mesma patologia”, abordou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This