NFV FORA D` HORAS 01-07-2024

01.07.2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 01 de Julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: centro de acolhimento de crianças na rua em Moçâmedes, debate-se com falta de bens alimentares para quarenta petizes internados naquela institução;

2 – Tribunal da Comarca do Namibe recebe nos próximos dias mais magistrados judiciais;

3 – O carapau pode custar mais caro com veda da pesca desta espécie marinha;

4 – Angola lança estudos para exploração de petróleo no Cuando Cubango;

5 – Movimento de Estudantes angolanos rejeita novos passes de transporte para estudantes.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O centro de acolhimento de crianças na rua, Amanhecer da Esperança, situado no bairro 5 de Abril em Moçâmedes, no Namibe, necessita de apoio em bens alimentares, para quarenta  petizes internados naquela instituição filantrópica. Segundo o asistente social do referido centro,  Daniel Augusto, todas as despesas com as crianças, são suportadas pelo Padre Abel Kalanja, mentor do projecto.

Daniel Augusto, Assistente social do Centro de acolhimento de crianças na rua, Amanhecer da Esperança

 

Sandra Somene, Directora provincial da Acção Social Família e Igualdade no Gênero no Namibe

A directora provincial da Acção Social Família e Igualdade do Gênero no Namibe, Sandra Somene, apela a sociedade no sentido de apoiar o único centro que alberga crianças na rua.

Directora provincial da Acção Social Família e Igualdade no Gênero, Sandra Somene, apela a sociedade no sentido de apoiar o único centro que alberga crianças na rua com a falta gritante de bens alimentares.

 

Ernesto Silvério, porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça e do Tribunal da Comarca de Moçâmedes (Namibe)

A tramitação de processos no Tribunal da Comarca do Namibe, será mais célere com a vinda de mais magistrados judiciais nos próximos dias. A revelação é do porta-voz dos órgãos judiciais de Administração de Justiça e do Tribunal da Comarca de Moçâmedes (Namibe), Juiz de Direito Ernesto Silvério.

Porta-voz dos órgãos judiciais da Administração de Justiça e do Tribunal da Comarca de Moçâmedes (Namibe), Juiz de Direito Ernesto Silvério.

 

O Carapau pode custar mais caro com a veda da pesca desta espécie marinha. Fina Satchipamba tem outros desenvolvimentos desta notícia.

O carapau um dos peixes mais procurados, poderá escassear nos mercados do país, e consequente elevação do preço devido a veda de captura desta espécie, por um período de sessenta dias que vigora a partir de hoje 01 de Julho, até em Agosto próximo. O Presidente da Associação dos Armadores de Pesca Artesanal Semi- industrial e industrial, Manuel Azevedo, disse à rádio pública que os seus associados têm algum stock de pescado, mas  para poucos dias.

Presidemnte da Associação dos Armadores de Pesca Artesanal Semi-industrial e industrial, Manuel Azevedo.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

Angola lança estudos para exploração de petroleo no Cuando Cubango. Edson Fela com completa esta informação.

Angola vai iniciar em breve estudos avançados para a exploração de petróleo, nos municipjios do Rivungo e do Calai, através da bacia do Tochi-Okavango, na província do Cuando Cubango, foi anunciado quinta-feira a Agência Ncional de Petróleo, Gás e Bio-combustiveis (ANPG), a informação foi avanaçada pelo director do gabinete de segurança da ANPG, Manuel Domingos Dembe, a saida de um encontro que manteve com o governador provincial do Cuando Cubango, José Martins.

Segundo o responsável do encontro mantido, recebeu garantias do asseguramento efectivo do governo do Cuando Cubango, para dar suporte a todas as actividades ligadas à Empresa de Petróleo e Gás para o êxito do processo de prospecção de petróleo.

Disse que o objectivo do encontro com o governador foi de ter a garantia de segurança para o acesso e mobilidade das euipas técnicas que poderáo fazer o estudo do potencial geologico da provincial do Cuando Cubango sobretudo, na recolha de amostras para determinar-se se há ou não petróleo.

O director avanaçou que para questão do tempo determinado para actividade de prospeção, tudo depencderá das condições de mobilidade, da velocidade e dos problemas ambientais, processo de desminagem, ora a verificação dos acessos.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), anunciou recentemente a atribuição de cartões a 30 mil estudantes, mas disse que quer atingir eventualmente 12 mil.

Os passes custam 1.000 kwanzas, cerca de um dólar e 15 centavos. Coque Mukuta da Voz da América tem outros dados.

Peça de Coque MuKuta, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This