NFV FORA D` HORAS 11-07-2024

11.07.2024

Noticiário NFV edição de quinta-feira 11 de julho de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: mais de dois mil metros quadrados de terra estão livres de minas;

2 – Tômbwa (Namibe): vandalização do sistema de água deixa três mil moradores sem precioso líquido no PINDA PAIVA;

3 – Fábrica de processamento de tomate no Namibe, vai gerar oitenta postos de trabalho;

4 – Cuando Cubango: mais de setenta mil famílias vão ser afectadas pela fome devido a estiagem;

5 – Província do Bié necessita de 12 mil e 380 professores.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Fina Satchipamba, transmitindo a partir da cidade capital do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

Mais de dois mil metros quadrados de terra estão livres de minas. A informação foi prestada pela Agência nacional contra minas no Namibe, durante a reunião do governo provincial, realizada nesta terça-feira em Moçâmedes, conforme indica o comunicado final.

Comunicado final da reunião do Governo Provincial do Namibe

Mais de dois mil metros quadrados de terra estão livres de minas, no Namibe.

 

Mais de três mil populares da localidade do Pinda Paiva no município do Tômbwa, província do Namibe, estão privados do fornecimento de água, devido a vandalização do sistema que abastecia o preciso líquido, naquela localidade. O diretor municipal de energia e águas, Gabriel Quitina, disse que os danos causados ao sistema, estão avaliados em um milhão de Kwanzas, e a reposição do fornecimento de água não será tão cedo.

Gabriel Quitina, Diretor municipal de energia e águas

Diretor municipal de energia e águas do Tômbwa, Gabriel Quitina. Mais de três mil populares da localidade do Pinda Paiva, estão privados de água devido a vandalização do sistema de abastecimento.

 

A Administração da fábrica de processamento de tomate no Namibe, que entra em funcionamento em Outubro deste ano, assegurou que vai gerar oitenta postos de trabalho para os jovens locais. A garantia é do Secretário geral do Grupo, Sociedade Angolana de Negócios e Participantes, Adilson Chibia.

Adilson Chibia, Secretário geral do Grupo, Sociedade Angolana de Negócios e Participantes

 

Sobre o fornecimento da matéria-prima ao complexo industrial, Adilson Chibia explicou que estão disponíveis mil hectares para a produção de tomate, entre outros produtos.

Adilson Chibia, Secretário geral do Grupo, Sociedade Angolana de Negócios e Participantes

Fábrica de processamento de tomate do Namibe, vai oferecer emprego à oitenta jovens locais.

 

Na província do Cuando Cubango, mais de setenta mil famílias, num universo 359 mil e 175 pessoas, sob o risco de fome. Segundo o diretor do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, José Luís Navalha, ouvido pela rádio pública local, a estiagem deitou por terra, culturas diversas que haviam sido lançadas em mais cem mil hectares.

José Luís Navalha, Diretor do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas

Na província do Cuando Cubango, mais de setenta mil famílias à beira da fome. Ouvíamos o relato da situação na voz do diretor do gabinete provincial da agricultura, pecuária e pescas, José Luís Navalha.

 

Alfredo Pereira, Governador da Província do Bié

A província do Bié tem uma necessidade global de 12 mil e 380 professores, a razão de 3 mil e 95 que devem ser admitidos anualmente.

Esta informação foi revelada nesta terça-feira, pelo Governador local, Pereira Alfredo, ao Presidente da República João Lourenço, durante a reunião com o executivo provincial.

 

Alfredo Pereira, Governador da Província do Bié

O governante máximo do Bié, pediu uma atenção especial ao Presidente da República, para a necessidade de conclusão das centralidades do Cuíto e do Handulo.

 

João Lourenço, Presidente da República de Angola

E o Presidente da República João Lourenço, disse que todas as necessidades deverão ser atendidas no quadro do orçamento geral do Estado, e esclareceu que são dezoitos províncias a reclamarem tratamento especial, e os recursos limitados.

Governador do Bié, Pereira Alfredo, quando apresentava as dificuldades do seu pelouro ao Presidente da República, João Lourenço, que terminou hoje visita de trabalho de dois dias àquela província.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This