NFV FORA D` HORAS 12-07-2024

12.07.2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 12 de Julho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Magistrados e sociedade cívil no Namibe, defendem medidas preventivas com meio eficaz de combate contra corrupção;

2 – Autoridades marítimas de Moçâmedes (Namibe), preocupadas com proliferação de embarcações na orla marítima da província;

3 – Namibe: Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Namibe, anuncia implementação da comissão de menores, órgão jurisdicional;

4 – Cunene: Governadora diz que sector turistico esá no mar das dificuldades;

5 – Líder da UNITA apela a ações para se reverter “grave” situação do país.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, transmitindo a partir da cidade capital do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

A Procuradora titular em exercício no Namibe, Esvandra Sebastião Nunes, considera que Angola deu um passo significativo na luta contra a corrupção, com a implementação de medidas legais e administrativas, que vêm assegurando o cumprimento efectivo da Convenção das Nações Unidas,contra a corrupção, com aprovação recente da estratégia nacional de prevenção e repressão da corrupção.

Esvandra Sebastião Nunes, Procuradora titular no Namibe

A magistrada do Ministério Público, teceu estas consideração nesta quinta-feira em Moçâmedes, durante o acto das comemorações dos vinte e um anos da Convenção Africana, sobre a prevenção e combate à corrupção.

 

Para o Padre Abel Kalanja que dissertou o tema, a atividade mais eficiente para combater a corrupção e a fraude no serviço público, especialmente por meio das atividades de prevenção, transparência pública.

Abel Kalanja, Padre na província do Namibe

Padre Abel Kalanja, durante o acto comemorativo dos 21 anos da Convenção Africana, sobre a prevenção e combate à corrupção.

 

A proliferação de pesca ilegal  na orla marítima da província, atingiu níveis que preocupam as autoridades marítimas locais. Para inverter o quadro, a direção municipal da Agricultura Pecuária e Pescas em Moçâmedes, leva acabo acções de sensibilização nas comunidades, no sentido de regularizarem o exercício da sua acividade, segundo deu a conhecer o Chefe de Secção municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas em Moçâmedes, Amilton Tito.

Amilton Tito, Chefe de Secção municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, em Moçâmedes

 

Durante o primeiro semestre do ano em curso foram licenciadas cento e duas embarcações, número que considerou bastante irrisório.

Amilton Tito, Chefe de Secção municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, em Moçâmedes

Autoridades marítimas do município de Moçâmedes província do Namibe, preocupadas com proliferação de pesca ilegal na orla marítima da província, o Chefe de Secção municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, em Moçâmedes, Amilton Tito.

 

Domingos Tchingoma, Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Namibe

O Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Namibe, Domingos Tchingoma, anunciou recentemente em Moçâmedes a institucionalização para breve de uma Comissão Tutelar de Menores, um órgão permanente e autónomo não jurisdicional, uma acção coordenada com o Gabinete de Acção Social, o Departamento de Combate a delinquência juvenil e o Instituto nacional da Criança. Domingos Tchingoma que falava por ocasião dos cinco anos da institucionalização do Tribunal da Comarca do Namibe, clama pela criação de um centro de reeducação de menores.

 

Domingos Tchingoma, Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Namibe

O magistrado judicial advoga uma actuação expedita e especializada para fazer face aos desafios do mundo actual e a elevação da consciência jurídica dos cidadãos.

Juiz Presidente do Tribunal da Comarca do Namibe, Domingos Tchingoma, clama pela criação de um centro de reeducação de menores.

 

Gerdina Didalelwa, Governadora provincial do Cunene

Na província do Cunene pouco ou nada tem feito desde 2020 para o desenvolvimento do turismo,  e a grande dificuldade reside na falta de recursos financeiros para susutentar os projectos do sector. A Governadora  local, Gerdina Didalelwa, que revelou o facto  à rádio pública angolana, diz que o Orçamento Geral do Estado não acomoda projectos novos.

Governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, reconhece que nada foi feito no domínio do turismo.

 

Adalberto Costa Junior, Lider do Partido da UNITA

Líder da UNITA apela a ações para se reverter “grave” situação do país. Os promenores desta noticia é com Manuel José, correspondente da Voz da América em Luanda

Peça de Manuel José, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This