NFV FORA D` HORAS 16-07-2024

16.07.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 16 Julho de 2024, com os seguintes tópicos:

1- Portos Mineraleiro e Comercial do Namibe podem reforçar cooperação económica entre Angola e Índia;

2 – Namibe: SIC captura supostos ladrões de motorizadas;

3 – Delegado Colectivo de Concessionários Auxiliares da Associação dos Condutores no Namibe desapontado com desordem nos parques de carregamento de passageiros;

4 –  Cunene: Governadora diz município do Curoca é mais pobre do país.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

A índia com laços fortes de cooperação no sector petrolífero, quer estender esta cooperação para outras áreas tendo na mira os portos mineraleiro do Saco Mar e comercial em Moçâmedes, no Namibe. Esta intenção foi manifestada nesta segunda-feira 15, pelo embaixador daquele país em Angola, Vidhu Nir, que visita esta província. O diplomata indiano considera Angola como parceiro forte e terceiro fornecedor de petróleo a Índia e diz que quer alavancar essa parceria.

Embaixador da Índia, Vidhu Nir

Embaixador da Índia em Angola. O seu país quer alargar a parceria para outros sectores tendo em vista os porto mineraleiro do Saco Mar e o porto comercial, do Namibe. Hoje Vidhu Nir foi ver os pontos turisticos do municipio piscatório do Tombwa.

 

 

José Lolina, Porta-voz do SIC na província do Namibe

Os Serviços de Investigação Criminal no Namibe detiveram e apresentaram nesta segunda-feira em Moçâmedes, aos órgãos de comunicação social , cinco indivíduos nacionais, acusados de presumíveis autores de roubo de motorizadas que eram comercializadas no município do Tombwa. Na mesma operação foram também detidos dois supostos compradores das citadas motorizadas.

 

José Lolina, Porta-voz do SIC na província do Namibe

O SIC  apresentou igualmente um outro cidadão que se dedicava a assaltos as residenciais e instituições públicas, onde levava consigo diversos bens.

Serviços de Investigação Criminal no Namibe detiveram e apresentaram nesta segunda-feira em Moçâmedes, aos órgãos de comunicação social cinco indivíduos nacionais acusados de presumíveis autores de roubo de motorizadas e um assaltante a residências.

 

O  Colectivo de Concessionários Auxiliares da Associação dos Condutores no Namibe está desapontado com  a desordem nos parques de carregamento de passageiros. Edson Fela completa esta notícia.

O delegado da organização dos MINI AUTOCARROS, Eduardo Timóteo disse que assiste-se nos últimos dias viaturas não cadastradas, como LAND CRUISER e outros de pequeno porte, não habilitadas para transporte de passageiros, a carregarem pessoas às madrugadas, fora dos parques concebidos para o efeito, o que considera uma autêntica desordem.

O responsável pede às autoridades policiais para a  tomada de medidas que visem disciplinar o transporte desordenado e ilegal de pessoas e bens, por parte de viaturas não vocacionadas para atividade de táxi, e desactivar os parques ilegais de carregamento de passageiros.

O entrevistado mostrou-se ainda preocupado com as disputas entre os lotadores, motoqueiros, e utentes de viaturas, LAND CRUISER que obrigam os passageiros a optarem por seus veículos.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

Delegado do Colectivo de Concessionários Auxiliares da Associação dos Condutores no Namibe, Eduardo Timóteo desapontado com a desordem que reina no carregamento de passageiros em locais inapropriados.

 

Gerdina Didalelwa, Governadora da província do Cunene

Governadora  Gerdina Didalelwa, diz que o municipio do Curoca é o mais pobre de Angola. Fina Satchipamba traz outros detalhes da notícia.

Apesar de ser um potencial em recursos mineiras, a Governador do Cunene considera o município do Curoca como o mais pobre do país, devido ao nomadismo e vulnerabilidade da sua população improdutiva. Para inverter o quadro Geradina Didalelwa disse estão ser erguidas infraestruturas sociais para às crianças. A governante fez esta caracterização na recente entrevista concedida a rádio pública, a quando da visita do Presidente da República João Lourenço àquela província.

 

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

Vamos fechar este jornal com Coque Mukuta, jornalista da Voz de América, que nos vai falar  da falta de materiais hospitalares em Angola.

Peça de Coque Mukuta, Correspondente da voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This