NFV FORA D` HORAS 19-07-2024

19.07.2024

Noticiário NFV , edição de sexta-feira 19 de Julho de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Presidente da Associação de Pescas do Namibe defende políticas de recuperação de recursos marinhos e intensificação de  medidas de fiscalização;

2 – Administração municipal de Moçâmedes (Namibe) promove exposição do turismo para saudar 175 anos da cidade capital da província;

3 – Huambo: Secretário do PRS deplora recentes nomeações de governadores provinciais do Bié e Huambo;

4 – Cunene: polícia fronteiriça trava tentativa de emigração ilegal de setenta e cinco(175) cidadãos nacionais que pretendiam emigrar para a Namíbia;

5 – Angola: desigualdades e pobreza marcam “fragilidades” sócio-económicas, diz perita da ONU.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Presidente da Associação de Pescas do Namibe, Jorge Hilário de Sousa, defende adopção de políticas de recuperação de recursos marinhos. O também empresário, que falava quarta-feira a saída do encontro com o embaixador da Índia, disse que Angola precisa de ajuda nas áreas de investigação e fiscalização pesqueira para que esteja capacitada para exportação dos recursos marinhos.

Jorge Hilário de Sousa, Presidente da Associação de Pescas do Namibe

Presidente da Associação de Pescas do Namibe, Jorge Hilário de Sousa, defende adopção de políticas de recuperação de recursos marinhos.

 

Fernando Solinho, Director municipal da Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado no Namibe

A cidade de Moçâmedes capital da província do Namibe completa dia 4 de Agosto deste ano 175 anos de sua existência. Em alusão a data, Administração municipal de Moçâmedes promove a partir do próximo dia um, uma exposição do turismo, que vai juntar vários expositores na perspectiva de alavancar o turismo. Director municipal da Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado, Fernando Solinho fala do evento.

Os 175 anos da cidade de Moçâmedes vão ser celebrados com uma exposição de turismo que vai decorrer de um a 4 de Agosto próximo.

 

 

Solya Solende Lumumba, Secretário provincial do PRS no Huambo

O Secretário provincial do Partido de Renovação Social do Huambo deplora a recente nomeação dos governadores provinciais do Bié do Huambo feitas pelo Presidente da República. Solya Solende Lumumba explica porquê.

Secretário provincial do Partido de Renovação Social do Huambo Solya Solende Lumumba inconformado com as recentes nomeações dos governadores das províncias do Huambo e Bié.

 

Na província do Cunene cento e setenta e cinco(175) cidadãos nacionais que pretendiam emigrar ilegalmente  para a vizinha República da Namíbia, acompanhados de 16 crianças foram impedidos pela polícia fronteiriça. Na frustrada operação foram também detectadas duas transgressões aduaneiras. Os dados foram revelados recentemente pelo porta-voz do Comando provincial da Polícia nacional do Cunene Inspector Samuel Casaco.

Samuel Casaco, porta-voz do Comando provincial da Polícia nacional do Cunene 

Polícia fronteiriça do Cunene trava emigração ilegal de setenta e cinco(175) cidadãos nacionais que pretendia emigrar para a Namíbia.

 

 

Angola: Desigualdades e pobreza marcam “fragilidades” sócio-económicas, diz perita da ONU-escreve a Voz de  América.

Apesar de vários anos de paz, Angola continua a enfrentar enormes fragilidades sócio-económicas, marcadas por desigualdade, pobreza e vários outros problemas, conclui um relatório de peritos da ONU.

Após uma visita de trabalho a Angola, Attiya Waris, perita independente sobre direitos humanos e efeitos da dívida, disse que as fragilidades sócio-económicas são agudizadas por temas como “movimentações fianceiras ilícitas e corrupção”.

Para além disso, “a dependência de Angola no sector petrolífero coloca a economia vulnerável a choques externos, provocando desafios na estabilidade macro-económica e diversificação económica limitada”.

A perita reconheceu os “esforços dos últimos cinco anos”, visando fortalecer a governação, mas fez notar “as desigualdades significativa e condições de vida difíceis com uma considerável parte da população a viver com menos de um dólar por dia”.

Crianças fora da escola, mais probreza

Attiya Waris acrescentou que perdas de rendimentos dificultaram investimentos nos setores sociais e contribuiram para “infraestruturas inadequadas, educação de baixo nível e poucos avanços na saúde”.

“Mais de 25% dos lares têm crianças em idade escolar não matriculadas na escola, o que indica um alto risco de pobreza intergerações”, disse Waris.

A perita sublinhou vários pontos que têm que ser respeitados para se assegurar que as decisões financeiras servem para respeitar e manter os níveis de vida, nomeadamente a transparência, responsabilização, eficiência e efetividade “num contexto de imparcialidade e justiça com o foco nos direitos humanos”.

Sobre gastos a favor das pessoas, a perita da ONU frisou, ainda, a necessidade dos gastos estatais refletirem as necessidades dos seus residentes, particularmente as crianças, através de maior financiamento para registos de nascimento e educação livre de custos e também “assegurar que todas as casas em Angola têm eletricidade e acesso a água e saneamento”.

O Estado, disse Attiya Waris, deve revelar, a tempo e totalmente, aos seus cidadãos a informação relacionada com orçamentos, gastos, dívidas e a situação financeira na generalidade.

Waris incentivou o Governo de Luanda “a continuar o seu envolvimento com outros Estados nos seus esforços para ajudar na repatriação de bens ilegalmente colocados em jurisdições estrangeiras” e apelou à comunidade internacional para ajudar nesses esforços.

O relatório completo da visita será apresentado na 58.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em março de 2025.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This