SUBPROCURADOR EUGÊNIO SONEHÃ CASSANDI, DESPEDE-SE DO NAMIBE DE CABEÇA ERGUIDA

23.07.2024

Os grandes filhos de Angola por onde passam, deixam rasgos, pegadas e saudades.

Por: Armando Chicoca

Combateste um bom combate e o povo do Namibe agradece, e os feitos da sua coroa jamais serão esquecidos.

A bíblia no livro de Timóteo capitulo 4:7-8 diz o seguinte, “Combati um bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o senhor, justo Juíz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também, a todos os que amaram a sua vinda”.

Estas palavras bíblicas são atuantes e premeiam bem o acto de despedida nesta quarta-feira, 24, no afinteatro do Governo Provincial do Namibe. Também encoraja de facto todos aqueles que no término do seu consulado, recebem do povo uma avaliação positiva, isenta de manzelas. Aqueles que enquanto servidores públicos dedicaram-se a causa nobre, não se desviaram do seu juramento.

Eugênio Sonehã Cassandi, Novo Coadjuntor da Região Judiciária Sul de Angola

Neste momento, há escassos minutos de despedida do Subprocurador titular do Namibe, Eugênio Sonehã Cassandi, em fim de exercício da difícil e espinhosa missão de defesa da legalidade, para a provincia da Huila, onde vai coadjuvar o Subprocurador Geral da República, Vanderley Bento Mateus, novo coordenador da Região Judiciária Sul de Angola da Procuradoria Geral da Republica, sem medo de errar, afirmamos que estamos perante uma dupla de quadros com vontade de fazer acontecer, com capacidade profissional, técnica, acadêmica, moral, intelectual e social reconhecida pelo povo.

Neste quesito, não é pecado dizer que o Procurador Geral da República, Pitta Groz, acertou o passo, ao colocar na coordenação pessoas certas no lugar certo, também é relevante aproveitar a ocasião para parabenizar a PGR pelo trabalho de inovação sustentável que tem operado no sector em busca da excelência.

O subprocurador Eugênio Sonehã Cassandi, tinha sido nomeado para o Namibe sob deliberação N.03/2020 datada de 11 de Setembro, segundo os nossos arquivos, e tinha sido apresentado a comunidade da justiça e aos membros do governo da província no dia 09 de Outubro de 2020.

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Compulsando os nossos arquivos, há registo de que, Eugênio Sonehã Cassandi, nascido no Huambo a 01 de Junho de 1981, tem a formação religiosa, seminário menor arquidiocesano do Huambo em 1995.

Em 1998 terminou o seminário probéutico do Huambo. Em 2001 concluiu o curso superior de Filosofia no Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo. Em 2006 terminou a licenciatura em direito pela faculdade Agostinho Neto.

Em 2022 concluiu o curso de mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em cooperação com a Universidade de Cuimbra.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

1. Curso de formação de Magistrados;

2. Curso de Direitos Humanos na Administração da Justiça;

3. Curso de Direito Processual Cívil ( A fase de saneamento e condenação ou julgamento antecipado da Lide), foi docente da Universidade Kimpa Vita no Uige, foi ajudante do 1º cartório notarial de Luanda, e já trabalhou no Uige, Bié e Huambo, como magistrado do Ministério Público, com a categoria de Procurador da República, no Namibe subprocurador geral da República titular e agora Coordenador coadjuvante da região Judiciária Sul da Procuradoria Geral da República.

 

Eugênio Sonehã Cassandi, Novo Coadjuntor da Região Judiciária Sul de Angola

A poucas horas dos abraços de despedida com personalidades com quem partilhou momentos bons e maus, o Subprocurador Eugênio Sonehã Cassandi, deixa a terra da mulher mucubal, com o sentimento do dever cumprido nesta província, onde serviu com admirável brilho profissional, na esteira da magistratura do ministério público angolano, numa altura em que o combate a corrupção ganhou corpo, desde que o Subprocurador Eugênio Sonehã Cassandi, e o Governador Augusto Archer Mangueira chegaram ao Namibe, segundo o histórico da província do Namibe, só nos resta dizer que: “digníssimo combateu um bom combate”.

Para trás fica um desafio enorme para a Subprocuradora Beatriz Sita Bento dos Santos, sucessora, que vem do Cunene, uma província vizinha de mau exemplo para a justiça angolana, a semelhança do Cuando Cubango.

Que a nova Subprocuradora titular do Namibe, venha ter ajuda de todos os magistrados do Ministério público encontrados, e também de outros operadores da Justiça, bem como da sociedade cívil, para o seguimento do sucesso da província que já atingiu nivéis desejados e raros no pais. Outrossim, aqui fica um alerta: “Namibe não é Cunene e ném é Cuando Cubango, onde a justiça pode andar torta e tudo sob o olhar silêncioso do controlo social”.

É bom que as mudanças operadas na PGR Namibe, satisfaçam a ansiedade do povo, que se mantenham os nivéis já alcançados para que a população continue a confiar na justiça, e nas instituições do Estado.

Todavia, com apoio de todos acreditemos no sucesso da continuidade sem simulações, no combate a corrupção e branqueamento de capitais, agressão ao meio ambiente, a vandalização dos bens públicos, à violência doméstica, direitos da criança e outros crimes conexos.

As jornadas de educação jurídica nas comunidades foram a pedra de toque na vigência do subprocurador Eugênio Sonehâ Cassandi, o que galvanizou a aproximação das comunidades á PGR-Namibe. Seria bom que este tema fosse parte integrante da componente preventiva delituosa, e não fosse minimizada pelo novo titular da PGR-Namibe, para se manter os níveis de aceitação e colabração da populacão na justiça.

Eugênio Soneghâ Cassandi, deixa a laboriosa província do Namibe, para a vizinha província da Huíla, com o sentimento do dever cumprido.

A sua apresentação como sobprocurador coadjuntor da coordenação da PGR no sul de Angola, onde vai exercer as funções de Coordenador Adjunto, bem como em simultâneo a apresentação às autoridades governamentais e magistrados locais, da subprocuradora Beatriz dos Santos, acontece nesta quarta-feira, 24, de abraços, na sede do governo provincial do Namibe, em cerimónia a ser presidida pelo coordenador judiciário da PGR na região sul de Angola, o Dr. Vanderley Bento Mateus, também recém-apresentado como novo coordenador da Região Judiciária Sul, da Procuradoria geral da República, no recente acto marcado pela despedida do Magistrado Beira Grande, filho do Namibe, que agora assume o cargo de conselheiro do Procurador Geral da República em Luanda.

 

Eugênio Sonehã Cassandi, Novo Coadjuntor da Região Judiciária Sul de Angola

“Eugênio Cassandi, apenas vai residir na Huíla, mas continuará a servir Namibe a par das províncias do Cunene, Huila e Cuando Cubango, que conformam a região judiciária do Sul de Angola”, disse um membro da sociedade cívil que pediu anonimato.

Eugênio Sonehã Cassandi, novo Coadjuntor da Região Judiciária Sul de Angola, é também escritor, com a recente obra literária: “responsabilidade criminal de pessoas colectivas no ordenamento juridico-penal angolano”, e tem o seu cordão umbilical depositado na província vizinha do Huambo. Paz, saúde e sucessos no novo cargo, é o que lhe desejamos. AC

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This