VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS: UM MAL A SER COMBATIDO

08.07.2024

Violência sexual contra crianças. Um mal a ser combatido

Por: Micaela Ventura

Imagem ilustrativa

Infelizmente, temos observado um aumento preocupante de casos de violência sexual contra crianças em Angola nos últimos anos. Estes actos bárbaros são cometidos por pais, padrastos, tios, avós, irmãos e outros membros da família, gerando um ambiente de total desproteção e vulnerabilidade para as crianças.

A violência sexual contra as crianças, é um crime hediondo que causa danos físicos, psicológicos e emocionais irreparáveis. As vítimas muitas vezes sofrem em silêncio, com medo de represálias ou por falta de confiança para denunciar seus agressores.

É imprescindível que os pais e outros membros da família, estejam atentos aos sinais de abuso sexual infantil, oferecendo apoio e proteção às crianças. As crianças sofrem ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, agressão verbal e xingamento, ridicularização, indiferença, exploração ou intimidação, além do agressor oferecer alguma coisa em troca.

Imagem ilustrativa

Além disso, é fundamental que haja um trabalho de prevenção e conscientização, para que a sociedade como um todo compreenda a gravidade desse problema e saiba como agir diante de casos de violência sexual.

É dever de todos nós, como cidadãos e membros da sociedade, combater veementemente a violência sexual contra crianças, e garantir um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento de nossas crianças. Juntos, podemos lutar para que essas atrocidades não se repitam e para que as vítimas encontrem o acolhimento e a justiça que merecem.

É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 06-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira dia 06 de Setembro de 2924 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe recebe de braços abertos onze novos juízes; 2 - Andulo tem 336 milhões para o sector produtivo; 3 - Punição judicial aos atacantes da caravana dos deputados da UNITA...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This