A AUSÊNCIA DE UMA ESCOLA SOCIAL MULTIFACETADA NO CUNENE

27.08.2024

A ausência de uma escola social multifacetada no Cunene

Por: Arlindo S. Chipongue

O valor de uma escola social multifacetada é significativo em várias dimensões do processo de desenvolvimento económico, político, académico, profissional, cultural e industrial.

A 14 anos que fixei-me aqui no Cunene, muitas vezes maltratado por ser “MUMBWELA de um lado e KWATCHA do outro lado”, o tempo conferiu-me autoridade moral para falar sem errar o que constatei, que é o que está na base do atraso desta parcela do território nacional.

 

1. A falta de Inclusão e Diversidade de pensamentos, conhecimentos e valências:

– Uma escola multifacetada promove a inclusão, acolhendo estudantes de diferentes origens sociais, culturais e económicas. Isso enriquece o ambiente educacional, oferecendo uma pluralidade de perspectivas que por sua vez, estimula a empatia e o respeito mútuo. AQUI NÃO HÁ ISSO….

 

2. Desenvolvimento Integral:

– A Escola Social Multifacetada, valoriza não só o desempenho académico, como também o desenvolvimento emocional, social e ético dos estudantes. Isso prepara indivíduos mais completos para a vida em sociedade.

Aqui prepara-se pessoas para a educação, administração e saúde. Não se preparam pessoas para a sociedade. Aqui, ainda pensa-se que a maior realização é chegar aos cargos de direcção e chefia de departamentos…

 

3. Preparação para a Cidadania:

– Ao focar-se em aspectos sociais e comunitários, a escola social multifacetada ajuda a formar cidadãos conscientes, engajados e preparados para participar ativamente na sociedade, promovendo justiça social e equidade.

 

4. Flexibilidade e Inovação:

A multifacetariedade permite que a escola adote metodologias diversas e adequadas às necessidades de cada cidadão, explorando formas inovadoras de ensino e aprendizagem, no contexto da globalização, o que resulta em melhores resultados no que o desenvolvimento diz respeito.

 

5. Impacto na Comunidade:

– A E.S.M, têm um papel activo nas comunidades em que estão inseridas, porque promovem iniciativas que beneficiam a concordância, troca de experiências entre indivíduos, criando laços mais fortes e contribuindo para o desenvolvimento social local.

Portanto, o valor vai além da educação formal, pois a escola social multifacetada, é um agente de transformação social que através do qual promove-se um ambiente que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a vida em sociedade.

Ao contrário do que se vive aqui…

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This