Noticiário NFV, edição de sexta-feira 23 de Agosto de 2024 com os seguintes tópicos:
1 – Sector da educação no Namibe necessita de pelo menos mais trinta escolas;
2 – No Virei (Namibe) criadores de gado querem maior intervenção das autoridades para travar fúria de supostos ladrões de gado;
3 – Moçâmedes (Namibe) projecto de desenvolvimento energético autónomo e sustentável, vai plantar mais de nove árvores para produção de carvão:
4 – Intolerância política no Huambo fragiliza acção política da oposição, revela Secretário provincial do PRS;
5 – Governo angolano não consegue vender hotéis confiscados a Carlos São Vicente.
Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, Domingos Marques produz e apresenta o noticiário, a partir da cidade capital do Namibe, com apoios do NED e da Open Society.
O sector da educação no Namibe necessita de pelo menos mais trinta escolas de doze salas a nível da província, para fazer face ao crescimento exponencial do número de crianças em idade escolar, privado de ensino, por insuficiência de infraestruturas. Para o ano lectivo já às portas, o director do gabinete provincial da educação, Agostinho Neto, disse que estão matriculados mais de 150 mil alunos, e explica o exercício feito para abrir mais vagas nas escolas.
Agostinho Neto, Director do gabinete provincial da educação no Namibe
Director do gabinete provincial da educação no Namibe, Agostinho Neto, às portas do novo ano lectivo clama por mais salas de aulas.
O recrudescimento de casos de furto e roubo de gado no município do Virei, província do Namibe, gerou um clima de inquietação entre os criadores, que pedem às autoridades, a adopção de estratégias para travar a fúria dos supostos ladrões. O soba Bernardo Mussonde pede acção mais interventiva e sem contemplações, das autoridades policiais, judiciais e do ministério público.
Bernardo Mussonde, Soba do município do Virei
E o Administrador local, André Cassinda, apelou a população no sentido de colaborar com as autoridades policiais, denunciando os mentores do furto e roubo de gado, que supostamente são arquitetados por pessoas mais próximas dos criadores,
André Cassinda assegurou que Administração local tem constatado avanços, junto da Procuradoria da República no Namibe, para a colocação de um magistrado no Virei.
André Cassinda, Administrador do município do Virei
Administrador do município do Virei, André Cassinda, preocupado com o recrudescimento de casos de furto e roubo de gado.
Nove mil e seiscentas árvores da espécie acácia nilótica para a produção de carvão, vão ser plantadas num perímetro de dezasseis hectares, no vale entre os bairros Cambongue e 4 de Março em Moçâmedes, no Namibe. A iniciativa privada é do projecto de desenvolvimento energético autónomo e sustentável, e está ser materializada por cinco membros da mesma família. Nilson Cuajongo um dos técnicos, esclarece os objectivos do referido projecto.
Nilson Cuajongo técnico do Projecto de desenvolvimento energético autónomo e sustentável
Nilson Cuajongo técnico do Projecto de desenvolvimento energético autónomo e sustentável.
Partidos na oposição no Huambo na sombra da intolerância política. Edson Fela tem outros detalhes sobre esta matéria.
O Secretário do Partido de Renovação Social-PRS no Huambo, denunciou que a província vive um clima de intolerância política que tem como foco, segundo deixou a entender, fragilizar a acção dos partidos na oposição no seio das comunidades, sobretudo no meio rural onde as suas infraestruturas são vandalizadas.
Em entrevista à rádio Eclésia, Soliya Solende Lumumba disse que já sofreu atentados cujos supostos protagonistas foram levados às autoridades policiais mas em nada resultou.
Secretário do Partido de Renovação Social-PRS no Huambo. Em entrevista à rádio Eclésia, Soliya Solende Lumumba disse que já sofreu atentados devido ao clima de intolerância política.
Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV
As autoridades angolanas estão a encontrar dificuldades em vender dezenas de hotéis confiscados ao empresário Carlos São Vicente, condenado em primeira instância por peculato, fraude fiscal e branqueamento de capitais. João Marcos da Voz da América, com outros dados.
João Marcos, Correspondente da Voz da América em Benguela