NFV FORA D` HORAS 27-08-2024

27.08.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 27 de Agosto de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Empresas que exploram rochas ornamentais na comuna do Kapangombe município da Bibala (Namibe), não cumprem com suas responsabilidades sociais;

2 – Presidente do MPLA apela cultura de denúncia para jogos de influência, que coloca em segundo plano militantes que muito fazem em prol do partido;

3 – Membro do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade no Namibe, defende a colocação de um posto policial junto do mercado 5 de Abril;

4 – Primeira edição do Raid Okavango, vai dar mais dinâmica ao potencial turístico do país;

5 – Autoridades angolanas em alerta máximo contra vírus Mpox.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Ismael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, a partir da cidade de Ondjiva capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

As empresas que exploram rochas ornamentais na comuna do Kapangombe município da Bibala província do Namibe, pouco ou nada fazem em prol do crescimento, desenvolvimento daquela localidade e das respectivas comunidades, no âmbito das suas responsabilidades sociais, uma das obrigações que pautam o exercício das suas atividades.

A reclamação é do Administrador local, Avelino Sampaio, à rádio pública.

Avelino Sampaio, Administrador de Kapangombe

Administrador da comuna do Kapangombe município da Bibala província do Namibe, Avelino Sampaio. As empresas de exploração de rochas ornamentais, não cumprem com a sua responsabilidade social, uma das obrigações que pautam o exercício das suas atividades.

 

O Presidente do MPLA, deplorou nesta segunda-feira em Luanda, atitudes menos dignas que ocorrem no seio do MPLA, como jogos de influência na ocupação de vagas nas estruturas ao mais alto nível, onde o mérito é posto em causa, colocando em segundo plano os militantes dos comités de acção que muito têm feito em prol do partido.

João Lourenço, Presindente de Angola

João Lourenço que discursava no encontro com os primeiros secretários dos comités de Acção do MPLA de todo país, apelou a cultura de denúncia destas práticas, primando pelo princípio da honestidade, lisura e justiça nos processos de renovação de mandatos.

Presidente do MPLA João Lourenço apela a cultura de denúncia das práticas que põem em causa os princípios da honestidade e lisura no seio do Partido em detrimento dos militantes mais dedicados.

 

O membro do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade no Namibe, Oséias Caxinde, defende a colocação de um posto policial junto do mercado 5 de Abril, devido ao clima de insegurança pública que se vive naquele recinto comercial.

Segundo o também activista social, o período da tarde tem sido o mais perigoso para os cidadãos, tanto para as vendeiras como para os clientes, e deplorou a fraca presença e actuação da polícia.

Oséias Caxinde, Membro do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade no Namibe

Membro do Conselho provincial de Auscultação da Comunidades no Namibe e activista social, Oséias Caxinde, defende a colocação de um posto policial junto do mercado 5 de Abril.

 

Primeira edição do Raid Okavango acontece no próximo mês. Fina Satchipamba desenvolve esta matéria.

A primeira edição do Raid Okavango, a decorrer de 20 a 26 de Setembro próximo, nas nascentes da província do Huambo ao Bico de Angola, na província do Cuando Cubango, perspectiva dar mais dinâmica e força ao potencial eco-turístico do país, escreve ANGOP.

Ao falar à imprensa no final da apresentação da cerimónia de lançamento oficial da primeira edição do Raid Okavango, o presidente do Conselho da Administração da Agência nacional para a gestão da região de Okavango (ANAGERO), Rui Lisboa, destacou que a promoção turística poderá atrair mais de 150 turistas nacionais e estrangeiros.

Rui Lisboa sublinhou que a promoção turística da região de Okavango tem como objectivo proporcionar oportunidades para o turistas conhecerem e desfrutarem das riquezas naturais que o país oferece.

“Vamos começar na nascente do Okavango na província do Huambo, Bié e nas zonas remotas da província do Cuando Cubango onde vamos acampar em quatro locais distintos, nomeadamente Cuangar, Dirico, Luiana sede e no Bico de Angola e o retorno será pela via da Namíbia”, disse à ANGOP. Informou que a promoção turística contempla três pacotes que variam de 120 a 300 mil kwanzas, e que os interessados podem acessar ao site www.raidokavango.ao para obterem todas as informações.

Peça de Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

 

A extensa fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) e o fluxo migratório entre os dois países, expõem o país a “elevado risco de transmissão do vírus do Mpox. Venâncio Rodrigues da Voz da América, tem mais detalhes sobre o assunto.

Venâncio Rodrigues, Correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This