NFV FORA D` HORAS 28-08-2024

28.08.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 28 de Agosto de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Polícia nacional no Namibe já registou este ano trinta casos de violência doméstica e vinte e uma vandalizações de bens públicos;

2 – Namibe: autoridades sanitárias alarmadas com casos de desintegração familiar e consumo de drogas;

3 – SIC capturou na comuna da Lola (Bibala) província do Namibe quatro indivíduos acusados de extorsão;

4 – Cuando Cubango: Capitania reitera necessidade de revitalizar circulação fluvial;

5 – Angola: analistas dizem que Lei contra garimpo ilegal não atinge seus objetivos.

 

Somos à rádio online NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Ismael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou Dino Manuel, transmitindo a partir de Ondjiva capital da província do Cunene, com apoios do NED e da Open Society.

 

A polícia nacional no Namibe registou vinte e um (21) casos de vandalização de bens públicos durante o primeiro semestre de 2024, com um aumento de três, comparado com igual período anterior dos quais oito foram esclarecidos.

O Comandante provincial em exercício da Polícia nacional no Namibe, Subcomissário Fernando Feliciano António que prestou esta informação aos membros do Conselho de Auscultação da Comunidade, reunidos recentemente em Moçâmedes esclareceu ainda que nestes crimes houve envolvimento de um menor recolhido em regime de prevenção criminal. Os cabos de fibra ótica, eléctricos, assaltos as instituições escolares entre outros alvos preferenciais dos supostos vândalos.

Fernando Feliciano António, Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe

 

No mesmo período ocorreram na província trinta casos de violência doméstica.

Fernando Feliciano António, Comandante provincial da Polícia nacional no Namibe

O Comandante provincial em exercício da Polícia nacional no Namibe, Subcomissário Fernando Feliciano António, com o relato de casos de violência doméstica e actos de vandalismo ocorridos durante o primeiro semestre deste ano na província.

 

Os casos de desintegração familiar, consumo de drogas que se desembocam em suicídios entre jovens nas comunidades, no Namibe, estão a preocupar as autoridades sanitárias locais. Para o psicólogo clínico Felisberto Sambuita, o suicídio é agora a segunda causa da morte no seio da juventude em Angola e aponta a falta de ocupação e ausência do diálogo no seio das famílias e o desemprego como factores que estão na base do fenómeno.

Felisberto Sambuita, Psicólogo Clínico 

Psicólogo clínico, Felisberto Sambuita, o suicídio é agora a segunda causa da morte no seio da juventude em Angola e aponta a falta de ocupação e ausência do diálogo no seio das famílias como factores que estão na base do fenómeno.

 

A Polícia de Investigação Criminal Namibe deteve na comuna da Lola município da Bibala província do Namibe, quatro elementos supostamente envolvidos num esquema de extorsão de 4 milhões de Kwanzas e doze cabeças de gado bovino, associada à agressão física cidadão José Correia que era acusado de feiticeiro.

José Lolina, Porta-voz do SIC no Namibe

O porta-voz do SIC no Namibe, José Lolina apresentou os supostos mentores da aludida extorsão aos órgãos da comunicação social, e explicou como foi possível capturá-los.

 

José Lolina, Porta-voz do SIC no Namibe

José Lolina esclarece ainda o número de indivíduos envolvidos no caso.

A Polícia de Investigação Criminal Namibe capturou na comuna da Lola município da Bibala província do Namibe, quatro elementos supostamente envolvidos num esquema de extorsão de 4 milhões de Kwanzas e doze cabeças de gado bovino.

 

Cuando Cubango Capitania reitera necessidade de revitalizar circulação fluvial. Edson Fela completa esta informação veiculada por Angola 24 horas.

O director da Capitania da Região Sul, Kamatá Manuel Chinhama, reiterou, esta recentemente, na cidade de Menongue, a necessidade de revitalizar a circulação fluvial nos municípios do interior do Cuando Cubango.

Kamatá Manuel Chinhama, que falava no final de um encontro de cortesia que manteve com a vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, adiantou que o grande objectivo do sector é maximizar a circulação de pessoas e mercadorias ao longo dos rios Cubango, Cuando e Cuito.

O também capitão da Capitania do Porto do Namibe disse que para o efeito vai trabalhar durante 10 dias nos municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo para constatar e auscultar os reais problemas para a circulação normal de barcos de médio porte nos rios Cuito, Cuando e Cubango para o transporte de pessoas e mercadorias.

Considerou, igualmente, que é urgente fazer uma inspeção para melhorar a fluidez da circulação fluvial, uma vez que não existem estradas em condições nas localidades do interior da província do Cuando Cubango.

Kamatá Manuel Chinhama realçou, ainda, que a situação dos ataques de hipopótamos, com maior destaque para os municípios do Rivungo e Dirico contra as pessoas durante a circulação de canoas nos rios Cubango, Cuito e Cuando também é preocupante para a Capitania por se tratar de um problema que coloca em risco de vida de muitas pessoas.

Os municípios do Interior do Cuando Cubango que fazem fronteira com as Repúblicas da Zâmbia e Namíbia também irão beneficiar desta medida, concluiu.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Angola: analistas políticos e sociais dizem Lei contra o garimpo ilegal não atinge seus objetivos. Os pormenores desta notícia é com o jornalista Norberto Sateco da Voz da América a partir do Huambo.

Norberto Sateco, Correspondente da Voz da América no Huambo

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This