Noticiário NFV, edição de quinta-feira 29 de Agosto de 2024 com os seguintes tópicos:
1 – Moradores do bairro Aida comuna do Forte Santa Rita em Moçâmedes (Namibe), clamam por serviços sociais básicos e melhoria dos existentes;
2 – Embaixador de Israel em Angola manifestou interesse do seu país em cooperar no sector agrícola e portuário no Namibe;
3 – Sector florestal no Namibe de mãos atadas para travar produção ilegal do carvão;
4 – Explosão de dois engenhos causa ferimentos graves a cinco adolescentes no Bié;
5 – Companhias “fogem” do corredor do Lobito devido a aumentos dos preços de transporte.
Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Ismael Pena, Domingos Marques produz e apresenta o noticiário a partir da cidade capital do Namibe, com apoios do NED e da Open Society.
Os moradores do bairro Aida no munícipio de Moçâmedes província do Namibe, clamam por serviços sociais básicos e a melhoria dos já existentes.
No memorando apresentado nesta quarta-feira ao Governador provincial Archer Mangueira, que foi auscultar as preocupações daquela comunidade no quadro do espaço do diálogo denominado, dia da cidadania, consta dentre outras necessidades, falta de via de uma unidade sanitária, escola, melhoria da via que dá acesso aquela localidade, espaço comercial um posto policial, fornecimento de energia, água e um campo desportivo.
Memorando da Comissão do Bairro Aida
O Administrador municipal de Moçâmedes, José Domingos Correia, garantiu que dentro de duas semanas terão início os trabalhos de terraplanagem na via que dá acesso à localidade do Aida.
Por seu turno o Presidente do Conselho da Administração da empresa de águas no Namibe, Nilton Codjongo, deu a conhecer aqueles moradores, o plano de abastecimento de água ao bairro.
No domínio de energia eléctrica, será instalada no Aida uma substação, segundo assegurou o Presidente da empresa de distribuição de electricidade, Alain Roberto, que propôs já ao governo provincial, para esta sexta-feira a identificação do real problema que os populares enfrentam neste domínio.
A falta de uma escola do segundo ciclo outra reclamação dos moradores do Aida, o director da Educação Agostinho Neto, disse que já estão em curso estudos que visam determinar as localidade com necessidades de escolas na província.
Em resposta à todas questões auscultadas, o governador Archer Mangueira, começou por dizer que a solução das vias de acesso é a pavimentação, mas lamentou a escassez de recursos financeiros que tem estado a inviabilizar a implementação de alguns projectos.
Archer Mangueira referiu-se com alguma preocupação a situação sanitária e àgua.
Governador do Namibe, Archer Mangueira nesta quarta-feira durante o encontro de auscultação com os populares do bairro AIDA, no quadro do espaço do diálogo denominado, dia da cidadania,
O Embaixador de Israel em Angola manifestou o interesse de o seu país em reforçar os laços de cooperação nos sectores agrícola e portuário.
Shimon Solomon, fez esta afirmação nesta quarta-feira no termo da sua visita de dois dias ao Namibe, depois de ter visitado o projecto integrado de desenvolvimento da baía de Moçâmedes e algumas unidades de produção.
Shimon Solomon, Embaixador de Israel em Angola
O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto, ressaltou a importância da empresa que dirige na balança económica dentro e fora do país.
Presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto. Embaixador de Israel em Angola manifestou o interesse de o seu país em reforçar os laços de cooperação nos sectores agrícola e portuário.
Apesar da tomada de várias medidas, tanto aos fabricantes como comerciantes, a produção do carvão continuam em alta no município da Bibala. O Administrador comunal do Kapangombe, Avelino Sampaio, descreve a situação como preocupante, mas reconhece que é a única forma de sobrevivência das camadas vulneráveis.
Avelino Sampaio, Administrador comunal do Kapangombe
Avelino Sampaio, denunciou que há indivíduos que aliciam os populares para o fabrico do carvão na ilegalidade.
Avelino Sampaio, Administrador comunal do Kapangombe
Abate indiscriminado de árvores para o fabrico do carvão continua em alta na comuna do Kapagombe munuicípio da Bibala, no Namibe.
Na província do Bié, cinco adolescentes ficaram gravemente feridos em consequência da explosão de dois engenhos. Segundo a rádio pública local, o facto aconteceu nesta quarta-feira quando as vítimas com idades entre quinze a dezassete anos, tentavam detonar dois engenhos para comercializarem o material ferroso. O coordenador do bairro Nengandje no Cuito Júlio Mulonguende, fala do incidente.
Júlio Mulonguende, Coordenador do bairro Nengandje no Cuito
No Bié, cinco adolescentes ficaram gravemente feridos em consequência da explosão de dois engenhos
Companhias “fogem” do corredor do Lobito devido a aumentos dos preços de transporte. Os pormenores desta matéria é com o correspondente da voz da América em Benguela, João Marcos.
João Marcos, Correspondente da voz da América em Benguela