FOME GRITANTE NO SUL DE ANGOLA COMBATE TRABALHANDO OS CAMPOS AGRICOLAS

21.09.2024

Não haverá vara mágica para o combate a fome sem valorização dos campos agrícolas.

Por: Armando Chicoca “Silivindela”

Álvaro Chikuamanga Daniel, Secretário geral da UNITA

Há gritos com sinais de mortes por fome no Sul de Angola. A UNITA, o maior partido na oposição em Angola, na voz do seu SG, Álvaro Chikuamanga Daniel, muito recentemente no Namibe no termo da visita partidária as províncias do Cuando Cubango, Cunene, disse no Namibe que a Fome é evidente em Angola.
“Não é só no Cunene há fome, podemos afirmar sem receio de errar que no Cuando Cubango a Fome está a fustigar a população fortemente” frisou o político da UNITA realçando que o seu partido há muito vêm defendendo o estado de calamidade para a região sul de Angola muito afetada pela seca, mas os membros do governo dizem que vão conseguir contornar a situação mas agora a situação tornou-se catastrófica. Quem quiser constatar isso pode ir naquelas localidades confirmar o que estamos a afirmar, apenas avisamos que as vias estão péssimas é preciso andar com cuidado” concluiu

 

Jorge Lino Cambundo, profeta Enoque

Na terceira semana de Setembro do ano de 2023, na cidade Jena Município da Kibala, província do kwanza Sul, durante o Jejum Nacional da Igreja Profética Vencedora do Mundo, Jorge Lino Cambundo, ” Juiz Profeta Enoque” líder espiritual daquela congregação, em entrevista concedida aos jornalistas dos vários órgãos da comunicação social dos quais o NFV e a Voz da América, disse que no ano agrícola em curso 2023/2024 iria chover bastante e a fome que lamentamos todos os dias pode estar no fim tal como vencemos a guerra. O profeta Enoque condicionou o sucesso do combate a fome desde que as autoridades governamentais distribuam boa semente, enxadas, tratores e outros imputes agrícolas as famílias camponesas e agricultores para trabalhar a terra e produzir alimentos. Concluiu dizendo que: “Deus já abriu as portas, os portões dos céus. Que este ano (2023-2024) haverá muita chuva”.

 

Rei do Kwanzas Sul, Miguel Filipe

Esta Profecia cumpriu-se na verdade, houve bastante chuva, o governo distribuiu sementes agrícolas, o FADA potenciou as cooperativas agrícolas em motobombas, fitas gota-gotas, e com vários imputes agrícolas, mas na colheita, segundo autoridades tradicionais afetas a ANSTA, Aliança Nacional de Soberania Tradicional de Angola (Rei do Kwanzas Sul, Miguel Filipe, Mwene Vunongue, do Cuando Cubango e do Huambo) lançaram um Apelo as autoridades angolanas afins para investigar a origem da semente distribuída ás comunidades agrícolas do centro, Sul, e leste de Angola.

“Trabalhou-se bastante, mas o nosso povo não colheu nada porque a semente distribuída não germinou. Foi um desgaste para as pessoas que vivem do campo. Não é normal o que aconteceu, exigimos que as autoridades do estado investiguem este caso e nos dê resposta” concluíram em entrevista ao NFV.

 

 

Sua reverendíssima Bispo da Igreja Toquista, Dom Afonso Nunes, conforme o vídeo, numa das suas intervenções teocráticas levantou o tema da fome, e fez saber que só pode ser vencido trabalhando os campos. Convidamos a acompanhar o vídeo que tivemos acesso.

Vídeo do Bispo Dom Afonso Nunes

 

Archer Mangueira, governador do Namibe

O governador do Namibe, Archer Mangueira, no recente encontro de auscultação as comunidades, nos bairros ainda, na venda da governação de proximidade e participativa, depois de ouvir as lamentações da fome disse: “a Fome só se resolve trabalhando a terra que nos produz alimentos. O Kwenda é para aquelas pessoas que não têm mesmo força para trabalhar, mas também tem o seu tempo, não é para toda a vida”, disse.

“O diretor da Agricultura está orientado fazer o levantamento dos espaços Agricultáveis não aproveitados para serem distribuídos as pessoas com força para trabalhar. Vão receber estes espaços, sementes, enxadas para produzirem, e na colheita poderem terão algo para comer e o excedente vender e pagar aos poucos o que receberam.

(Acompanhe atentamente o vídeo da homilia do Bispo Afonso Nunes, no interesse público) Armando Chicoca

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This